Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

Você pega seu celular e vê uma nova mensagem. “Ei! Podemos conversar quando você estiver livre?” Seu peito fica apertado. Seu corpo fica frio. Você percebe que deveria ter visto isso chegando. Você está saindo com essa garota há um mês ou dois, e agora ela quer uma DR?!

Se isso soa como algo que acontece na sua vida, então você pode ter medo de compromisso. Se você suspeitar que está lidando com problemas de comprometimento, você está no lugar certo.

O terapeuta psicossexual Geoff Lamb, falou para a revista Men’s Health sobre as principais bandeiras vermelhas de ser um fobia de compromisso e como lidar com o problema imediatamente, afinal, ele pode realmente prejudicar a sua vida.

Veja os sinais de que você tem medo de compromisso:

Você tem medo de não ter mais uma vida particular

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

Enquanto o namoro pode ser uma verdadeira emoção, você se torna atormentado com o seguinte pensamento: e se as coisas ficarem sérias e você for totalmente absorvido pelo relacionamento? Se essa ideia soa como o roteiro de um filme de terror, então você pode estar lidando com problemas de comprometimento.

“Você pode sentir que o relacionamento de alguma forma vá ocupar completamente a sua vida”, diz Lamb. “Esse é um padrão comum nos relacionamentos, e é frequentemente – apesar de nem sempre acontecer – relacionado a questões de gênero, tendo em vista a falsa ideia de que uma mulher em um relacionamento vai querer mais conexão e um homem vai querer mais espaço”.

Você não quer perder a sua liberdade

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

Este sinal é um pouco parecido com o anterior, mas envolve mais a sensação de estar “preso” em um relacionamento. Se você sentir que sua liberdade está em jogo, é natural que você queira se afastar.

“Quem tem este medo costuma sentir como se firmar um compromisso amoroso fosse o mesmo que assinar um contrato com o diabo. Esse é um grande problema para muitos homens ”, explica Lamb. “Eles podem pensar que estar em um relacionamento sério significa que sua parceira tem controle sobre você”.

Você não se conhece tão bem

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

Você conhece a si mesmo? Você tem uma boa noção de quem você é? Algumas pessoas levam mais tempo para se adaptarem à sua identidade do que outras. E se você ainda está descobrindo as coisas, talvez não esteja preparado para um relacionamento sério.

“Se não sabemos quem somos, não temos uma base sólida para estabelecer um relacionamento”, diz Lamb.

Você sempre quer mais (não de uma forma saudável)

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

Você está com a garota com quem você está ficando em um restaurante quando a garçonete atraente começa anotar seu pedido.

Você tenta prestar atenção ao que ela está dizendo, mas tudo o que você consegue pensar é como seria ficar com a garçonete. Antes que você perceba, você imaginou todo um cenário em que deixou sua acompanhante na mesa e fugiu com a outra mulher.

“Se eu ainda estou olhando por cima do ombro e achando que a grama do vizinho é mais verde, então talvez eu não seja maduro o suficiente”, diz Lamb.

Mas então, como lidar com o medo de compromisso?

Alguns homens que experimentam um medo de compromisso podem genuinamente querer uma namorada, mas não sabem como superar seus sentimentos. Aqui estão alguns pequenos passos que você pode dar para ser mais aberto a um relacionamento.

Encontre a liberdade dentro de um relacionamento

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

“A verdadeira liberdade é ser a pessoa com quem você quer estar em um relacionamento. Isso é o que as pessoas não necessariamente acreditam ser possível”, diz Lamb. “A suposição é que, se você não fizer o que sua parceira deseja, ela não o amará. Se você permitir que ela seja importante, ela terá poder sobre você. E essas percepções não são necessariamente verdadeiras.”

Em vez de imaginar um relacionamento onde sua parceira tem controle sobre você, pense desta maneira: “Um relacionamento é um compromisso consigo mesmo e não só com outra pessoa”, diz Lamb. “[É] um compromisso com o que vai melhorar sua vida e fazer você se sentir realizado como ser humano”.

Seja aberto e honesto se precisar de espaço

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

É completamente normal precisar de espaço em um relacionamento, mas isso não significa que você deva fugir.

Se você tem medo de compromisso, você pode estar inclinado a desaparecer quando precisar de alguma distância – mas isso fará com que sua parceira questione o que ela fez de errado. Em vez disso, seja honesto sobre o que você quer.

“Às vezes, isso requer ajuda profissional”, diz Lamb. “No entanto, as pessoas podem, em um nível simples, dizer: ‘Ei, quanto tempo nós queremos passar um com o outro?’ Ou ‘Como queremos administrar a proximidade neste relacionamento?'”

A ideia é dizer algo assim, mas de uma maneira adaptada ao clima do relacionamento e ao seu jeito de falar, é óbvio.

“Eles precisam ser claros”, acrescenta Lamb. “O que eu costumo dizer aos caras com os quais trabalho é que não há problema em ter seu espaço, mas você precisa informar sua parceira quando estiver disponível.”

Aprenda a ser emocionalmente instruído

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

“A maioria dos homens nos relacionamentos precisa ser mais instruída emocionalmente; ser capaz de dizer quando as coisas não parecem certas”, diz Lamb.”Esta é uma área bastante complicada para muitos homens em um relacionamento. ”

Não sabe como se abrir? Já falamos sobre isso, dê uma olhada aqui.

Obtenha ajuda de um profissional

Sinais de que você tem medo de compromisso e como isso pode ferrar sua vida!

Pronto para um relacionamento, mas ainda sente que tem o medo subjacente? Você pode trabalhar sozinho nas etapas, mas se não conseguir, há ajuda disponível por aí.

Falar com um profissional, como um conselheiro ou terapeuta, pode ser o caminho a percorrer. Um especialista que é treinado em questões de relacionamento terá o conhecimento para guiá-lo através das etapas e ajudá-lo a resolver quaisquer medos que você tem da maneira mais saudável possível.

No fim das contas, o medo do compromisso pode afetar a sua vida de várias maneiras e te prender em vez de te libertar. É isso que você quer?

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »