50 Coisas simples que você pode fazer para ter um relacionamento saudável e duradouro

Confira as pequenas e simples coisas para aproveitar por um bom tempo a vida a dois e ter um relacionamento saudável e feliz por um longo tempo

Muitas pessoas solteiras procuram o bem-estar físico, preocupam-se em aprender técnicas de sedução só para continuarem ativos e interessantes na conquista. Mas, basta assumir um relacionamento, que deixam toda a preocupação de lado e tocam a vida a dois como se estivessem dirigindo um carro em alta velocidade, no ponto morto.

Mal sabem elas que a grande dificuldade não está em sair com alguém uma porção de vezes, mas em manter um relacionamento com a mesma pessoa por meses, anos, com o mesmo comprometimento do início, sem deixar que a rotina massacrante e o convívio acabe afastando o casal para lados opostos.

Se você é daqueles que preocupa-se com o futuro saudável da sua vida a dois, ou está procurando respostas para as razões do seu envolvimento estar mal das pernas, reuni algumas dicas simples e funcionais para manter um relacionamento saudável, feliz e duradouro. Confira!

50 Coisas simples que você pode fazer para ter um relacionamento saudável e duradouro

1. Construa seu ideal de vida a dois

shutterstock

Não se apegue a fórmulas prontas e nem experiências de vida de pessoas próximas. Seu relacionamento não é um roteiro pré-elaborado de uma comédia romântica, muito menos um conto de fadas. Cada relacionamento tem um caminho e uma fórmula. Por isso, não se enquadre em padrões, construa o seu.

2. Saiba Perdoar

Um relacionamento feliz é baseado em duas grandes coisas, a primeira é perdoar. Mas, não é perdoar uma, duas ou três vezes. É estar disposto a praticar o perdão por quantas vezes forem necessário. Se a pessoa que você escolheu para ficar ao seu lado vale a pena, você vai perceber que este nem é um fardo tão difícil de aturar.

3. Aprenda a esquecer

A segunda grande coisa é esquecer. De que adianta falar que vai perdoar, mas não se esquecer do ocorrido? Conheço muitas pessoas que afirmam de sopetão terem perdoado suas parceiras, mas aproveitam todas as oportunidades disponíveis para trazer o vacilo do outro à tona. Se você não está disposto a esquecer, é porque realmente não perdoou.

4. Seja um verdadeiro companheiro

Ninguém baterá mais forte que a vida. Mas, uma das coisas confortantes sobre os relacionamentos é que eles são capazes de te presentear com alguém ao seu lado para te ajudar a levantar em cada queda que você tomar.

5. Cresça – como ter um relacionamento saudável

Se você ainda tiver os mesmos desejos, opiniões e crenças aos 40 anos de quanto tinha 20 anos, é um claro sinal de que você está com a vida estagnada. Você não pode, e nem deve, ser a mesma pessoa que era então no começo do relacionamento. Cresça e mantenha acessa a inspiração que a outra pessoa vê em você.

6. E se adapte

shutterstock

Mesmo se, por um período grande, você estagnar, e a pessoa que está ao seu lado tiver um crescimento ou mudança bem expressivo, não lute contra isso. Apoie, incentive, aprenda com ela, seja grato por isso.

7. Ofereça soluções, não críticas

Qualquer idiota é capaz de criticar. Um bom companheiro (veja item 4) vai oferecer uma saída para a merda.

8. Para ficar junto é preciso ceder

Se você quer alguém para fazer suas vontades e desejos, não se relacione. Ficar juntos é compartilhar, conviver e, acima de tudo, ceder.

9. Respeite os espaços

Vocês não nasceram juntos e, provavelmente, não irão morrer juntos. Respeitar o espaço conserva e reacende a relação. Além de ser um respiro necessário.

10. Cultive um círculo de amizades próprio

Uma das maiores alegrias da vida é conhecer novas pessoas, ter e manter seus amigos. Eles te darão o suporte necessário para quebrar a rotina da vida a dois e ainda poderão agregar nos passeios com sua companheira.

11. Faça elogios diários

shutterstock

Arrume um apelido carinhoso para chamá-la. Fale que a ama frequentemente. Diga uma adjetivo que te atrai nela sempre que puder. São estes pequenos mimos que fortalecem o sentimento.

12. Pratique a autoconsciência – como ter um relacionamento saudável

Pegue um tempo para refletir na frente do espelho sobre quem você é e as contribuições que você está fazendo para o seu relacionamento. Você é muito crítico com ela? Censura demais? Não é companheiro? É responsável por um relacionamento abusivo?

13. Admita que você está errado (mesmo, por vezes, quando você não está)

Isto é uma das coisas mais fáceis e mais difícil de fazer nesta lista, ao mesmo tempo. Pode parecer pouco, mas este simples gesto vai pagar dividendos imensuráveis na vida a dois. Além disso, ele ajudará a crescer junto com sua parceira. Em muitas brigas, é apenas a coisa mais certa a fazer.

14. Comemore grandes e pequenas realizações

Quer se trate de uma promoção no trabalho ou um aniversário de 9 meses de namoro, encontre todas as ocasiões possíveis para comemorar junto com ela.

15. Surpreenda um ao outro

Acompanhe naquela comédia romântica que ela tanto gosta (e você não suporta). Quebre a rotina chamando-a para almoçar durante o meio de semana. Compre chocolates e pequenos presentes fora de datas comemorativas. Seja imprevisível (no bom sentido, é claro).

16. Mostre atenção nas pequenas coisas

shutterstock

Segure a porta enquanto ela passa; repare na roupa que ela veste e faça um elogio depois de uma produção especial para sair contigo; pare tudo que está fazendo e dê atenção só a ela em uma conversa no fim de noite. A recompensa para estas pequenas coisas costumam ser muito maior do que você pensa.

17. Evite as entrelinhas – como ter um relacionamento saudável

Esta é uma forma covarde de se comunicar. Se você tem algo a dizer, diga. Não espere que a pessoa adivinhe o que você está pensando ou o que realmente você quis dizer.

18. Cultive suas melhores qualidades

Os relacionamentos têm as melhores oportunidades para cultivar as qualidades que fazem de você uma pessoa melhor? O melhor disso é que você pode praticar quase que diariamente. Qualidades como paciência, lealdade, compaixão, confiança, são mais que bem-vindas.

19. Mantenha certos hábitos íntimos

Ter alguém para compartilhar o mesmo teto é bem legal, mas é necessário que vocês preservem alguns hábitos privados. Usar o banheiro enquanto a outra pessoa escova os dentes deve ser evitado, por exemplo.

20. Fale sobre sexo

O sexo é uma parte de suma importância para qualquer relacionamento. Mas, por preconceito, vergonha ou ciúmes, muitos casais não querem discuti-lo. Não faça do sexo um assunto tabu, o prazer de vocês dois são os mais prejudicados com isso.

21. Incentive o outro a superar o medo

shutterstock

Todos nós temos inseguranças e medos. Seu relacionamento deve ser um lugar onde você precisa estar completamente livre para revelar quais são suas fraquezas e seu cônjuge deve ajudar a superá-las.

22. Tenha segredos – como ter um relacionamento saudável

Você não precisa saber com quantas pessoas sua parceira já dormiu, nem ela precisa saber tudo o que se passa em sua cabeça, todo o instante. Mantenha alguns segredos no relacionamento.

23. Deixe de ser saudosista com relacionamentos passados

Você não era tão legal assim no relacionamento que passou; e se a sua ex fosse tão foda quanto você pensa agora, não teriam acabado.

25. Não deixe pequenos problemas virarem monstros

A maioria dos casais separam-se não por grande coisas, mas por pequenas que vão se acumulando no caminho. Não ignore pequenos problemas e brigas, resolva-os.

26. Você são iguais (e estão no mesmo barco)

shutterstock

Não importa qual de vocês ganha mais dinheiro. Não importa qual de vocês tem mais amigos. Não importa qual de vocês é mais realizado profissionalmente. Se você está em um relacionamento, precisam dividir o ônus e bônus. Pense que, se todos os dois estão no mesmo barco, se um afundar, o outro vai junto.

27. Cumprimente uns aos outros

Atenciosamente, com frequência e carinho. É uma baita forma de demonstrar que o sentimento existe, praticando com doses homeopáticas.

28. Respeite os amigos do outro

Assim como o espaço, os amigos e grupos de pessoas próximas do outro precisa ser respeitado. Criticar, barrar encontros e a socialização são formas mais simples de tentar minar o círculo de convívio da parceira.

29. Respeite os dois lados da moeda

É muito fácil ter o mínimo de julgamento sobre si e adotar níveis críticos alarmante quando a situação é com o outro. Quer ver um exemplo prático? Quando eu quero gastar o nosso dinheiro em um jogo de camisas de clubes Europeu, é um bom investimento. Quando minha companheira quer gastar dinheiro em sapatos ou vestidos, ela não reconhece o valor do dinheiro. Dê o mesmo tratamento para as duas pessoas.

30. Preocupe-se com a sua aparência

Seu casamento não lhe dá um passe livre para sempre usar bermuda e camisa de futebol. Preocupe-se em se arrumar para a companheira, assim como ela faz para você.

31. Pergunte antes de jogar fora (ou trocar de lugar)

shutterstock

Vocês estão morando juntos, então o espaço é compartilhado. Nada de jogar as coisas dela fora, ou reorganizar o espaço do seu jeito sem informá-la.

32. Convide sua família para encontros especiais

Pelo menos algumas vezes. Isso pode ser tudo que você precisa para aumentar o elo do casal, mostrando a importância e relevância que a família da outra pessoa tem na sua vida.

33. Seja autossuficiente – como ter um relacionamento saudável

Aprenda a lavar a sua própria roupa. Saiba como preparar uma refeição; como fazer compras no supermercado; como fazer uma compra online; como trocar uma lâmpada; como desentupir um vaso sanitário. Não é porque casou que precisa deixar tudo nas costas do outro.

34. Tenha um bom humor para tudo que acontecer com vocês

Isso deve estar no centro de tudo que vocês dois fazem. Eu não encontrei uma única coisa que eu tenha sido incapaz de, eventualmente, rir (ou sorrir do que aconteceu, logo depois, por mais merda que seja a situação). Se você coloca isso em mente desde o começo, torna as coisas muito mais divertidas e bacanas para conviver.

35. Tenha boas maneiras

Não grite. Abra a porta. Ajude a carregar as compras. Proteja seu espirro com a mão. Maneire nos gases malcheirosos na frente dela.

36. Seja responsável com o dinheiro e as finanças

Arquivo pessoal

Ninguém vive em amor. Tanto você quanto ela precisam de dinheiro. Dessa maneira, a felicidade de muitos relacionamentos felizes está em manter as finanças em ordem. Acredite nisso.

37. Mantenha uma atividade física

Você deve isso a si mesmo para estar na melhor saúde física possível. Os efeitos colaterais mentais que a atividade física proporciona será benéfico não só para você, como a vida a dois.

38. Lembre-se de dizer obrigado e por favor

Mesmo e especialmente quando as coisas não parecem que eles precisam ser reconhecidas ou pedidas. Ela está lá por opção e não obrigação. Por isso, seja gentil e educado.

39. Cuidado com as palavras – como ter um relacionamento saudável

Em momentos de discussões, algumas palavras ásperas atingem o parceiro como flechas, magoando profundamente. Por isso, controle o máximo que puder o que sai de sua boca, evite ofensas graves e, se não puder, saia no momento de discussão, respire e depois volte para retomar a conversa.

40. Desenvolva seus próprios interesses

Parece um ponto contraditório, mas o seu relacionamento tende a melhorar quando você criar e perseguir seus interesses separados.

41. Sexo realmente não é tudo, nem para os homens

shutterstock

Boa parte dos homens podem ter mais vontade de transar que mulheres, mas não será o sexo que vai segurar um relacionamento.

42. Não aja por impulso

Haverá momentos de crise ou brigas em que o que você mais vai desejar é largar tudo e voltar a vida solteira. Não aja por impulso, não jogue tudo por alto e não tome medidas baseadas em emoções do momento. Espere os ânimos esfriarem para ter uma conversa definitiva sobre a discussão. Ou será tarde demais para remediar, quando você se der conta.

43. Não procure a perfeição

Anote aí: pessoas perfeitas não existem. Ao invés de procurar a mulher ideal e utópica, procure alguém que você possa conviver e aceitar os erros dela, assim como ela aceita os seus.

44. Desligue-se do trabalho

É difícil (eu ainda não aprendi direito), mas o segredo para ter momentos felizes e poder voltar com fôlego renovado ao trabalho é desligar ou deixar os problemas profissionais da porta de casa para fora.

45. Há sempre tempo para recomeçar

Assim, se você realmente gosta da outra pessoa, se vale a pena ficar junto, você pode voltar atrás, ser um cara melhor e recomeçar do zero.

46. Não existe vencedor em uma briga de casal

shutterstock

Como disse anteriormente, estar em um relacionamento é como estar em uma canoa, se um ganha a discussão e o outro perde, a canoa perde o equilíbrio e afunda. Nenhum dos dois consegue se salvar.

47. Viagem juntos – como ter um relacionamento saudável

Seja para um simples final de semana ou um tour de férias de 30 dias, viagens de casais costumam estreitar relacionamentos e tirar do marasmo a vida a dois. Como bônus, o passeio vai ampliar sua visão de mundo e a maneira que você valoriza o seu relacionamento.

48. Viagem separadamente

Programar passeio com amigos, roteiros solitários também contribuem para a vida a dois. Pode ser o respiro necessário para a relação, uma forma de realizar objetivos e sonhos particulares ou mesmo de perceber o quanto o outro é importante e faz falta em sua vida. Aproveite o tempo distante, se você realmente gostar da pessoa ao lado, vai voltar com muito mais saudades.

49. Tenha amor próprio

Nem sempre vale a pena insistir. Dessa maneira, quando a coisa vai muito mal é preciso saber o momento de desligar, dar um passo atrás e reconhecer que o relacionamento não tem mais jeito.

50. Desistir é a última das opções

Aliás, na vida como um todo, desistir é o ato mais covarde e fácil de fazer. Ao invés de partir para esta opção, tente, tente e tente mais uma vez.

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso