Existe um momento chave na sua vida que você vai perceber uma epidemia matrimonial a te cercar. São antigos camaradas que sossegaram o facho e encontraram a tampa da panela, irmãos com sua metade da laranja e até suas ex-namoradas que desfilam com maridos e filhos.
+ 8 motivos para achar sua parceira mais interessante do que uma atriz de cinema
+ Coisas que o homem faz (mas poderia viver sem fazer)
Por outro lado, há aqueles solteiros convictos. Guerreiros de balada que pegam mas não se apegam. Colegas que vivem micro relacionamentos intensos, embora efêmeros. Outros tantos separados, com filhos, que tentaram, mas descobriram que não foram feitos para juntar as escovas de dente.
E onde você está nisso tudo? Desculpe-me colocá-lo contra a parede, não foi esta intenção. Para te ajudar a ser e fazer suas decisões por você mesmo, resolvi apontar as 8 razões para você se casar e 8 motivos para continuar solteiro. Escolha seu lado e seja feliz!
8 Motivos para Casar
1# Casados tem a vida sexual mais ativa
Se você pensa que casar vai diminuir sua frequência na vida sexual, está redondamente equivocado. Apesar dos relacionamentos intercalarem curtos e longos períodos sem sexo, a atração química e física são ingredientes primordiais na maioria dos relacionamentos e são mais intensas do que na vida solteira.
Os estudos realizados pelo Centros de Pesquisa de Opinião Nacional, na Universidade de Chicago, EUA, apontaram que um casal abaixo de trinta anos faz sexo, em média, 112 vezes por ano. Essa pesquisa contraria ditos populares, já que a média dos solteiros na mesma idade é de 69 vezes.
2# Casados têm mais saúde e vivem mais
O matrimônio também te ajuda a ter viver mais e melhor. Estudos canadenses afirmam que o homem casado chega a viver até sete anos a mais do que um solteiro. Como o homem não é muito de se preocupar com a saúde, a parceira é fundamental nessas horas.
3# Construir uma família
Juntar as escovas ainda é a ponte mais segura para ter seus herdeiros. Sei que você pode pular a etapa do casamento para ter filhos, mas o matrimônio ainda é o método padrão para iniciar uma família. Especialistas apontam que ter um filho dentro de um casamento saudável é a opção mais indicada para o desenvolvimento familiar.
4# Ganho financeiro
O estudo foi realizado por John Helliwell e Shawn Grover, no National Bureau of Economic Research, no Canadá, comprovou que casados acumulam mais dinheiro. Para isto, tentaram analisar de que forma o casamento afeta o bem-estar do homem, levando em conta também o nível de felicidade antes do matrimônio, para descobrir em que medida a união com a mulher de fato mudou a vida do cara.
As pesquisas demonstraram que as pessoas que ficaram casadas, cada uma tinha cerca do dobro da riqueza de pessoas solteiras que nunca se casou. Juntos, a riqueza do casal foi quatro vezes maior do que uma única pessoa solteira.
5# Alguém para dividir os momentos difíceis
No caso de depressão, por exemplo, a Universidade de Ohio, nos EUA, comprovou que a união estável aumenta a saúde mental, especialmente em pessoas que sofrem de depressão. O casamento ainda é visto com maior importância na meia idade, quando as pessoas estão mais sensíveis a mergulhar no bem-estar ou cair na melancolia, não importa o estado civil.
6# Companheira para a vida
A grande chave para um casamento feliz está em fazer do seu cônjuge seu melhor amigo: “Aqueles que são melhores amigos dos seus parceiros obtêm os maiores benefícios do casamento e da convivência. O bem-estar do casamento é dobrado para aqueles cujo cônjuge também é seu melhor amigo”, revela o estudo do National Bureau of Economic Research. Muito mais do que escolher uma mãe para seus filhos, escolha uma parceira para sua vida.
7# Você se torna um cara melhor
Se você é um cara inteligente, vai optar por um relacionamento com uma mulher perspicaz, teimosa e honesta. Esse tipo de companheira vai te fazer uma pessoa melhor, pois ela vai desafiá-lo a ser sempre melhor. Além do mais, no matrimônio você aprende o verdadeiro significado dos autos sacrifícios e compromisso, uma das coisas mais difíceis de aprender na vida solteira.
8# Casados são mais felizes
Enfim, especialistas da universidade de Michigan analisaram dados de um levantamento feito com 10 mil pessoas sobre a satisfação com a vida ao longo do tempo. Assim, eles perceberam que o grau de felicidade caiu mais acentuadamente em longo prazo para os solteiros, enquanto os que tinham um companheiro eram mais felizes.
8 Motivos para continuar solteiro
1# Ainda não estou pronto para dividir minha vida com alguém
Para encarar uma relação a dois, você precisa ter uma certa maturidade. Mas, se você não estiver neste patamar, sem problemas, não precisa ficar na neura. Você pode escolher seu caminho sem precisar se encaixar em padrões pré-estabelecidos, como aponta a campanha #umbrindeavidareal.
Aproveite sua zona de conforto, a casa dos pais, o fato de morar sozinho, sua estabilidade financeira ou o fato de poder fazer as mais diversas viagens que gostaria. Você pode muito bem adiar o projeto matrimônio ou descobrir que nunca foi feito para ele.
2# Solteiros estão mais em forma
Quem não tem aquele amigo que resolveu casar e deixou a vaidade de lado. Dois estudos nos EUA comprovaram que homens e mulheres ganharam peso depois que casaram e perderam peso quando terminaram o relacionamento. Uma pesquisa de 2014 publicado no Journal of Marriage and Family, analisou mais de 13 mil homens e mulheres entre 18 e 64 anos e descobriu que aqueles que nunca haviam se casado praticavam mais exercício físico semanalmente do que os casados ou divorciados.
Outro estudo australiano de 2003, publicado no American Journal of Preventative Medicine, realizou entrevistas com milhares de mulheres a respeito de seus níveis de atividade física. Quatro anos depois, as mulheres que haviam se casado nesse ínterim estavam muito mais sedentárias. A tendência de grande parte dos casados é deixar de lado o cuidado com a aparência e aderir ao sedentarismo ao longo dos anos, ocasionando perda de interesse da parceira e até separação.
3# A separação deixa você muito mais pobre
Casamento deve ser algo bem pensado, pois suas consequências podem ser trágicas. Se, porventura, você não fizer uma boa escolha, a separação pode causar um mal bem pior ao seu bolso. Os divórcios tendem a diminuir a riqueza pessoal em 77%. Ou seja, é muito mais arriscado escolher a parceira para casar do que permanecer solteiro.
4# Relacionamento que sufoca e distanciam dos amigos
Um dos principais dilemas dos casamentos é o foco que o casal costuma dar para a relação, restringindo o círculo de amizades e aumentando a pressão sobre maridos e esposas para que eles sejam tudo para o parceiro. Sem esse convívio social, o casal fica muito mais propício ao estresse, desentendimentos e separação.
Seja porque você não sai mais com tanta frequência; porque eles estão na pista para negócio e você já se aposentou há tempos; ou porque simplesmente sua garota não curte seus amigos fanfarrões; o fato é que muitos dos seus grandes parceiros irão se afastar ou até sumir da sua vida quando você casar.
5# Objetivos pessoais e profissionais
Apesar de ser muito bom construir uma família, ela exige entrega, doação e deixar de lado muitos objetivos particulares. Uma vaga de risco em uma multinacional fora do país; aquele mochilão que você sempre sonhou na Europa ou aquele período sabático que você gostaria de fazer uma vez na sua vida terão que esperar. Se é que acontecerão algum dia.
6# Não dar satisfação a ninguém
Sair quando e com quem quiser; não ter horas para voltar; pegar o carro e embarcar em uma trip na sexta depois do expediente, são coisas que solteiros conhecem muito bem. Já os casados, é preciso de muita negociação e consentimento para a coisa rolar.
Aquela vida do velho lobo solitário chegará ao fim quando você disser sim no altar. Esqueça suas amizades coloridas, disk pizzas ou revival com ex-namoradas. Se você gosta de se conhecer e se envolver com pessoas novas, este é um sinal de que não seja uma boa hora para casar.
7# Um casamento feliz exige tempo, energia e dedicação
O pesquisador Eli J. Finkel concluiu que só se dá bem na vida a dois quem investe tempo e energia nos relacionamentos. De acordo com o sociólogo Jeffrey Dew e W. Bradfor Wilcox, os casais que passam tempo juntos, conversando ou fazendo outras atividades, têm 3,5 mais chances de serem felizes para sempre do que aqueles que mal se encontram. Ou seja, casar dá e exige muito trabalho.
8# Casar custa caro
Cada vez fica mais caro entrar em uma igreja e sair abençoado pelo casamento. Só para ter uma pequena ideia, uma festa simples, com cerimônia, festa e recepção, só com pessoas bem próximas, custa o preço de um carro popular, chutando baixo.
É preciso pensar antes de tomar a decisão, pois seus gastos na hora de juntar as escovas não é só o local da festa, é precisar procurar um lugar para morar (alugar, comprar ou financiar), decorá-lo e deixá-lo pronto para esta nova fase da vida. Resumindo, você precisa fazer um bom pé de meia antes de ir ao altar.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso