Coisas que todo homem de verdade faz (mas que você pode viver sem fazer)

O que é ser um homem de verdade?

O que é ser um homem de verdade? Já não bastasse você nascer com um pênis no meio das pernas, boa parte da sociedade cobra que você “aja de acordo” com o seu orgão genital.

Descubra porque sua namorada é muito mais interessantes do que a atriz de cinema

Nos últimos tempos, muito se tem discutido sobre alguns padrões de comportamento estabelecidos na nossa sociedade, mas que ninguém entende muito bem o porquê. Como é o caso da #decaralavada da Glamour e #umbrindeavidareal da Smirnoff. Nessa onda, o MHM resolveu discutir: O que é um homem de verdade?

“Homem de verdade troca o chuveiro de casa sem desligar o quadro de luz. Depois, senta para coçar o saco e tomar uma cerveja, enquanto a mulher faz o jantar. E ela cobra que o filho não faça arquitetura. Homem de verdade faz engenharia. E civil. Para cuidar da obra e mexer com umas gostosas na rua”.

Peço desculpas se você se identificou com o parágrafo de cima, mas que saco esse tipo de vida. Ter que seguir uma série de regras não escritas, de Deus lá sabe quando, só para se afirmar com algumas pessoas ao seu redor. Eu digo o contrário: “Vai lá meu filho, faz o que você quiser e seja feliz”.

Da mesma forma como é questionável a existência de uma “verdade verdadeira”, existir um “homem de verdade” é mais questionável ainda. Homem é aquilo que ele quer ser e da maneira que ele quer ser, desde que não agrida o espaço do outro.

A seguir levantei alguns clichês de coisas que todo homem faz, mas que você pode viver muito bem sem fazer. Confira:

Homem resolve tudo na briga

Homem resolve tudo na briga

Da primeira coisa que “esperam” de um homem é que ele resolva seus problemas com os próprios punhos e não com a cabeça. Quantos caras não querem logo sair na mão após tomar uma fechada de carro na rua? Tem até aqueles que não podem ver outro ser humano para ele que logo disparam “Tá olhando o que?”

Depois dos polegares opositores, um fator que separa o ser humano de um animal é a nossa capacidade de usar a inteligência para resolver as complicações da vida. Você não precisa ser um pugilista para viver no mundo moderno.

Imagina se todo mundo, ao mesmo tempo, resolvesse seus problemas na base da porrada? Seja uma pessoa melhor e deixe aqueles que gostam de resolver seus problemas no braço na posição inferior que eles habitam.

Homem não chora

Homem não chora

“Homem não chora nem por amor”. Cobra-se que o homem guarde e remoa dentro de si todos os seus sentimentos ruins. Bobagem. Fingir que não está sofrendo não te faz um homem melhor, apenas agrava toda situação.

Às vezes, a gente precisa de um período para por as coisas de volta no lugar. Tome seu tempo para sofrer e se lamentar, supere suas perdas e vá viver a vida sem guardar nenhum sentimento ruim dentro de si.

Agora, se você é daqueles que se emociona em filmes ou com TV, não precisa ter vergonha de chorar, não. Lutar contra quem é você é muito mais difícil e prejudicial do que se assumir como um cara emocional. Se os seus amigos te zoam ou não conseguem entender isso, está na hora de arranjar amigos melhores.

Homem tem que gostar de futebol

Homem tem que gostar de futebol

Outra cobrança chata de ser homem e ser brasileiro, é que todos cobram que você goste de futebol. Prova disso, é a fortuna gasta no esporte com os pés e a miséria investida em outros. Não é de se estranhar o vexame que passamos durante as Olimpíadas.

Existem centenas de outros esportes que você pode gostar e, se você quiser, pode não gostar de nenhum esporte. Você vai ter as noites de quarta e tardes de domingo para fazer o que quiser.

Homem que se cuida é viado

Homem que se cuida é viado

Se você não cuidar de você mesmo, quem vai cuidar? Se você tem dinheiro para comprar roupas da hora ou para cuidar da própria beleza, invista em si mesmo. Pode ser vaidoso ou não, contanto que você seja feliz.

Mas lembre-se: Vivemos em um mundo onde temos poucas chances de causar uma boa impressão e por muitas vezes, a primeira é a que fica. Logo, vale a pena investir para estar sempre apresentável. Seja nos negócios ou relacionamentos.

Homem tem que sustentar a casa

Homem tem que sustentar a casa

“Filho, você tem que arranjar um emprego bom para poder casar, sustentar a casa e o seus filhos.”. Mas, e se sua mulher ganha mais dinheiro que você?

A luta por igualdade nos gêneros faz com que cada vez mais mulheres alcancem cargos importantes em empresas. E se sua parceira está melhor financeiramente do que você, não tem problema nenhum.

Nenhum relacionamento deve ser construído na base de quem paga as contas ou não. Se existe amor, parceria e respeito, é isso que importa. Deixa essa de “homem é quem sustenta a casa” para o século passado.

Homem não pode “negar fogo”

Homem não pode negar fogo

Você chega em casa cansado depois de um dia longo de trabalho, mas sua parceira está a fim de uma noitada daquelas. Você pode ser sincero com ela e dizer que não está com vontade? Outra: Você está na balada e aí vem uma garota, pela qual você não se interessou, mas que quer ficar com você. Você pode dizer que não?

Lógico que pode. Você não deixa de ser heterossexual porque não estar a fim de transar ou por não se interessar por uma garota. O que você faz entre quatro paredes é problema seu e o que importa é que, no fim do dia, você vá dormir em paz com sua consciência.

Homem só gosta de bebidas de macho

Homem só gosta de bebidas de macho

Outra grande besteira é a cobrança gigante de que homem de verdade não pode tomar drink. Deve tomar apenas cerveja e no máximo, pode experimentar uma caipirinha. Meu amigo, se você paga a sua conta no bar, pode beber o que quiser.

Para que ficar tomando sempre a mesma bebida se você pode experimentar outros sabores e variações? A mixologia brasileira é incrível. Temos frutas que não existem em nenhum lugar do mundo. E você tomando sempre a mesma cerveja feita de milho, só para fazer uma moral com seus amigos…

Este texto faz parte da parceria MHM com a Smirnoff.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »