Moda masculina: 10 dicas incríveis para se vestir bem gastando pouco

Moda masculina: 10 dicas incríveis para se vestir bem gastando pouco

Na hora de arrumar o guarda-roupa e escolher as melhores peças para compor um visual, normalmente a gente pensa: moda é um negócio caro. Mas olha só: não é. Você não precisa gastar muito dinheiro para ficar estiloso, dá para se vestir bem gastando pouco e o segredo nós vamos te contar agora!

A falta de grana não vai mais ser um empecilho se você deseja ficar mais elegante, transmitir estilo e personalidade com visuais e combinações mais bacanas. Reunimos algumas dicas para você aprender a como se vestir bem gastando pouco. Se liga!

Dê uma geral no seu armário

Crédito: Reprodução

Sem preguiça, sem drama: fique na frente do seu guarda-roupa e dê uma geral nele. Para se vestir bem gastando pouco, você precisa organizar tudo o que você já tem. Separe as peças básicas que você mais usa, coloque-as em cima da cama e, depois, separe para doar todas as roupas velhas e aquelas que você já não usa mais.

Com as roupas principais em cima da cama, faça uma lista de tudo o que você tem: calças jeans? calças de sarja? bermudas? camisetas? camisas? Anote tudo e guarde tudo no armário novamente.

Invista em peças-chave

Crédito: Reprodução

Para se vestir bem gastando pouco, você precisa ter “peças-coringa”, alguns itens-chave que combinam com todas as roupas do seu armário, e que podem ser adaptadas para serem utilizadas em vários ambientes diferentes.

Essas peças são fundamentais para montar qualquer visual e transmitir a maturidade necessária na vida adulta. Para Bruna Azzolini, consultora de moda e estilo entrevistada pelo Manual do Homem Moderno, elas são:

  • Boas camisetas de algodão
  • Uma camisa jeans
  • Calça chino
  • Suéteres de lã ou cashmere
  • Calça jeans escura e sem lavagem
  • Uma bota preta de couro
  • Um sapato casual (sneaker ou mocassim)
  • Camisa casual (estilo chambray, pode ser, ou de linho)
  • Camisa com pattern (pode ser xadrez)

Entenda qual é o seu estilo

Crédito: Reprodução

Bruna Azzolini, jornalista e consultora de moda, e seu namorado, o publicitário Danilo Antunes, responderam algumas das principais dúvidas que os homens sobre estilo, e também destacaram qual a importância de determinar o seu estilo na hora de se vestir bem gastando pouco.

Danilo Antunes, publicitário e supervisor de planejamento em uma agência de São Paulo, explica: “Determinar um estilo, pra mim é comunicar para as outras pessoas – e de certa forma afirmar pra mim mesmo – quem eu sou, quais são minhas referências, como eu me vejo e quero ser visto, que momento da vida eu estou passando e como eu encaro isso”. Mas, para conseguir transmitir sua personalidade e referências por meio da roupa, é preciso conhecer o próprio corpo, gostos e preferências: “É meio frustrante, às vezes, eu ver uma roupa legal que não casa com o meu corpo e não ter critério pra saber como melhor resolver isso nas minhas escolhas de roupa. Isso pode fazer eu parecer mais desleixado ou omitir e anular características físicas minhas que também comunicam mais sobre mim”.

Então, nesse estudo, tente ter um mural de referências – mental ou até mesmo em uma pasta no computador, por exemplo – com seus ícones de estilo. Curte o visual de algum ator ou cantor, ou admira o estilo de alguém próximo a você? Preste atenção em como a pessoa combina as cores que costuma vestir, por exemplo. Encontre referências e defina um estilo que você se identifique.

Saiba onde fazer suas compras

Crédito: Reprodução

Como já falamos, dá para se vestir bem gastando pouco. Bruna Azzolini, apesar de acreditar que uma roupa de qualidade costuma ter um valor agregado maior, garante que com uma boa consultoria e pesquisa, você pode economizar bastante na hora de comprar alguma peça.

As lojas online, por exemplo, podem ser suas aliadas: “Roupa de qualidade nem sempre é sinônimo de roupa cara. É claro que existe um valor mínimo aceitável para toda peça que consumimos, principalmente se considerarmos processo produtivo e critérios como sustentabilidade ambiental e social. Entretanto, hoje em dia, com o aumento dos e-commerces de moda, é super possível fazer uma curadoria bem pensada gastando menos”.

Por isso, é importante ficar atento: “Sempre há promoções online, vouchers de desconto, clubes de compra e oportunidades. Também estão à disposição outlets e boas lojas de fast fashion onde sempre encontramos pechinchas ou achados”.

Além disso, você pode se surpreender com as peças disponíveis em brechós, tanto na internet quanto em lojas físicas. O segredo é ter paciência para pesquisar, e dedicação para garimpar as peças.

Conheça o conceito de armário cápsula

O conceito de armário cápsula é inovador e fundamental para você se vestir bem gastando pouco. O armário capsula é uma prática que vem ganhando cada vez mais fãs, afinal, ela é extremamente prática, econômica e um dos principais truques para aprender a como se vestir bem gastando pouco.

Em resumo, o armário cápsula funciona da seguinte maneira: você pensa em tudo o que já tem, e escolhe um número de roupas e acessórios para ter durante uma estação (que variam de 20 a 40 peças, mais ou menos). Parece difícil? Você vai se surpreender com o número de combinações!

Saiba como combinar

Moda masculina: 10 dicas incríveis para se vestir bem gastando pouco

Ainda dentro da dica anterior, é fundamental saber como combinar as peças de roupa que você tem para criar mais variações possíveis utilizando os mesmos itens. Por exemplo: uma calça de sarja mostarda combina bastante com camisetas lisas, estampadas, e até com camisas sociais.

Já a calça jeans clara não combina tanto assim com visuais um pouco mais formais; ao contrário da calça jeans escura ou preta, por exemplo, que vai bem com qualquer roupa.

Entender como misturar as peças para criar mais visuais é fundamental para conseguir economizar e se vestir bem gastando pouco.

Entenda suas prioridades e o seu estilo de vida

Moda masculina: 10 dicas incríveis para se vestir bem gastando pouco

Além de entender o seu gosto pessoal e o seu estilo, você também precisa ter o seu estilo de vida bem claro na sua mente, afinal, todo o conceito de armário cápsula parte do princípio do não-desperdício de peças. Muitas vezes, a peça que é básica para você não é básica para outra pessoa.

Por exemplo: você tem um estilo esportivo? Então, provavelmente você vai precisar de uma calça de moletom dentro das suas opções de calças básicas. Mas se você tiver um estilo esportivo e trabalhar em um escritório de advocacia, vai precisar de uma calça de alfaiataria também.

Nesse cenário, pode até dispensar a calça jeans e ficar apenas com uma calça de sarja para completar as três calças básicas. Porém, se você trabalhar em uma agência de publicidade mais informal, provavelmente nem vai precisar da calça de alfaiataria, e apenas um jeans preto e uma calça de sarja serão o suficiente. Entendeu?

Invista em acessórios

Moda masculina: 10 dicas incríveis para se vestir bem gastando pouco

Acessórios não são caros e também transmitem bastante estilo. Dentro do conceito de armário cápsula, eles são muito bem vindos e podem te ajudar a se vestir bem gastando pouco.

A mesma combinação de roupa pode transmitir uma imagem completamente diferente se você trocar o acessório. Se usar uma camiseta branca com um jeans preto, por exemplo, e combinar esse visual com um colar comprido de couro, vai criar uma determinada imagem; por outro lado, se usar a mesma combinação com um lenço preto ou com um cachecol, o resultado do visual será outro.

Esteja seguro e confortável

Moda masculina: 10 dicas incríveis para se vestir bem gastando pouco

Aquela história de se “vestir para o sucesso” é extremamente real.

Existe uma razão pela qual esse clichê é tão disseminado ao redor do mundo: estudos sugerem que o que você veste pode afetar diretamente sua segurança e sensação de poder, sabia?

Alguns cientistas da Kellogg School of Managemente na Universidade de Northwestern descobriram, através de experimentos, que os participantes da pesquisa que vestiam jalecos utilizados normalmente por médicos conseguiram resolver melhor certas tarefas do que os outros que vestiam roupas comuns.

Ou seja: se vestir de acordo com a ocasião, e estar confortável na sua roupa, pode ser fundamental para te fazer se sentir seguro e confiante e, consequentemente, transmitir uma imagem melhor.

Entenda que se vestir bem é uma habilidade

Moda masculina: 10 dicas incríveis para se vestir bem gastando pouco

Assim como cozinhar, se vestir bem é uma habilidade que pode realmente ser aprendida.

Peter Nguyen, Consultor de Estilo em Nova York, explica: “Meu trabalho como personal stylist não é comprar roupas para os caras e fim de história. Eu ensino aos homens como escolher roupas que os aprimoram para que eles possam fazer isso sozinhos. Se vestir bem não fosse uma habilidade que pudesse ser ensinada, eu estaria desempregado!”

Ele continua: “Assim como acontece com todas as habilidades, você fica melhor com a pratica. E a menos que você viva em alguma estranha colônia nudista…” bom, se você vive em uma colônia nudista e está lendo esta matéria, você está no lugar errado, mas enfim, ele prossegue: “…você precisa se vestir todos os dias. Isso significa que você tem a oportunidade de praticar e nutrir a habilidade de se vestir bem todos os dias.”

Então, o que você pode fazer hoje? Ninguém nasceu pronto, ou com alguma intuição mágica de como se vestir bem. Tenha em mente que se bem é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da prática, e você pode começar praticando cada item anterior! Boa sorte.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »