Estilo esportivo: um guia completo para quem gosta de se vestir de forma útil

Estilo esportivo: um guia completo para quem gosta de se vestir de forma útil

O estilo esportivo voltou para a moda este ano e provavelmente vai chegar com tudo no ano que vem, afinal, várias tendências dos anos 1990 estão retomando para as lojas. A essência desse estilo combina muito com o perfil do brasileiro, afinal, aqui os homens costumam frequentar mais a academia e costumam praticar mais esportes do que em outros lugares do mundo.

Ao longo das últimas revoluções digitais que o brasileiro encarou nos últimos anos, o estilo esportivo recebeu outros itens – até então, por exemplo, ele era formado apenas de camisa polo. Hoje, a moda esportiva é formada também por relógios inteligentes, tênis inspirados nas modalidades esportivas e tecidos que favorecem a mobilidade e o conforto de quem adota o visual da beira da praia, das pistas de corrida, da academia e das quadras.

Entenda a linha do tempo do estilo esportivo

Estilo esportivo: um guia completo para quem gosta de se vestir de forma útil

Um dos primeiros itens da moda esportiva foi a jaqueta bomber, que está extremamente em alta hoje. Em 1917, o paraquedista Leslie Irvin criou uma jaqueta aviador de couro, fechada com zíper vertical e adornada com uma malha justa nos punhos e no cós e ela se tornou o traje de voo do exército norte-americano.

A camisa polo, outra peça famosa do estilo esportivo, foi criada pelo tenista francês René Lacoste, que estava cansado do conjunto de camisa longa combinada com gravata dos colegas e, em 1926, usou um pulôver de mangas curtas com colarinho que logo virou moda.

A fibra de náilon, material indispensável para qualquer pessoa que pratica algum esporte, foi desenvolvida graças ao químico Wallace Hume Carothers em 1935. Inicialmente, ela era usada em escovas de dente e linhas de pesca.

O principal item da moda esportiva, como não poderia ser diferente, é o tênis. A Converse tinha o jogador de basquete Chuck Taylor para chamar de seu, e a Adidas, o tenista Stan Smith, mas antes de o modelo de tênis mais famoso ter esse nome, seu protótipo havia adornado os pés do tenista francês Robert Haillet, que batizou o modelo em 1965.

Peças novas no estilo esportivo

Estilo esportivo: um guia completo para quem gosta de se vestir de forma útil

Hoje, o céu é o limite para itens da moda esportiva, afinal, a proposta desse estilo anda de mãos dadas com os avanços tecnológicos.

O tênis Air Force 1, por exemplo, foi inspirado no avião presidencial americano e virou a cara da Nike, que revolucionou a forma de se criar sapatos esportivos. Uma bolsa de ar colocada na parte interna e o revestimento em couro sacudiram a indústria de tênis em 1982.

Por falar em basquete – afinal, o Air Force foi um tênis criado para a prática do esporte – o Michael Jordan foi um grande nome das quadras e também inspirou a Nike na criação do Air Jordan em 1984. O modelo vermelho, preto e branco do Air Force 1 mudou a cara do mercado de tênis esportivo e forçou concorrentes a se reinventar.

Outra revolução da moda esportiva foi o Dri-Fit, a tecnologia têxtil criada em 1996 pela Nike para os Jogos Olímpicos de Atlanta e consiste em um tecido de microfibra que transporta o suor da pele para a roupa, permitindo ao corpo se manter frio e seco.

No início dos anos 1990 começaram a ser vendidos os primeiros aparelhos que mediam os batimentos dos atletas. No início dos anos 2000, empresas como a Fibti, fundada nos EUA em 2007, ganharam fortunas com relógios inteligentes muito antes do lançamento do Apple Wach em 2014!

O que significa cada tecnologia das roupas esportivas

Estilo esportivo: um guia completo para quem gosta de se vestir de forma útil

Se você já entrou em alguma loja para comprar roupa esportiva, reparou que existem vários tecidos e materiais diferentes. Mas qual é o melhor e para o que cada uma serve?

Climalite da adidas, Dri-Fit da Nike, Coolmax da Invista e Leggerissimo da Santaconstancia: as quatro marcas têm produtos com secagem rápida de suor que funciona durante a prática esportiva e proporciona conforto ao usuário;

Acquos NG da Santaconstancia: para nadadores, esse tecido resiste ao cloro e a outros produtos químicos. Além disso, ele também repele a água;

Gore-Tex e Windstopper: impermeáveis, eles garantem a respirabilidade da pele e ainda são à prova de vento.

Lycra Sport da Invista, Emana da Rhodia e Sportiva Pro da Santaconstancia: estes materiais fazem compressão que ajuda a reduzir a fadiga muscular;

X-Bio da Santaconstancia, X-Sensor Base Layer da Solo e New Zealand da Rosset: os três têm proteção UV e ação bactericida que evita o mau cheiro.

Supplex da Invista: tem aderência ao corpo, respiriabilidade da pele e secagem rápida, retarda o desbotamento da cor da peça.

Nós também já fizemos um guia completo de tênis, dê uma olhada na matéria aqui!

Pronto, agora que você já sabe o básico da história da moda esportiva, pode começar a pensar em como adaptar essas informações ao seu estilo e rotina!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »