Como você sabe que está na hora de doar roupas? Um ano sem usar? Menos tempo? Mais? Doar as roupas encostadas é uma boa atitude que ajuda muita gente em necessidade. Mas agora, além de fazer isso (não pare de doar) você também pode vender essa peças.
A economia circular não é novidade no mundo da moda. Os brechós são uma ótima opção para achar de tudo a bom preço e qualidade – de camisas antigas de times de futebol a ternos completos. Além disso, há vários serviços novos de aluguel de roupas que funcionam de maneira parecida com o Uber ou o Airbnb. A ideia é compartilhar roupas que já existem no mundo, produzindo menos.
A novidade é que, agora, uma empresa promete ajudar na circulação das as roupas que você tem encostadas no armário de maneira diferente. Como? Vendendo e repassando o dinheiro a você.
Como vender suas roupas encostadas
“Só 30% dos guarda-roupas são efetivamente usados, os outros 70% que estão parados são matéria-prima”, diz Luanna Toniolo, CEO da Troc. A proposta da empresa é ser um intermediário entre quem tem a roupa guardada sem uso e pessoas procurando uma opção de compra mais barata do que as lojas. E já conta com um acervo de mais de 40 mil peças na plataforma de vendas online.
O esquema de venda das peças é simples. A pessoa diz quais peças que vender. A plataforma cuida do processo de análise, fotografia, precificação e ativação das peças, além de criar campanhas para que elas vendam rapidamente. Uma vez vendidas, um valor é repassado ao antigo dono. Quem mora em Curitiba ou São Paulo pode agendar a retirada em casa. Fora dessas cidades, o negócio acontece por correio.
Segundo a CEO da Troc, mais de 60% das peças enviadas são vendidas em até 30 dias após serem anunciadas no site. E vender essas peças aumenta seu ciclo de vida, fazendo valer a produção.
Como em outros serviços de moda circular, a maioria das roupas disponíveis é para mulheres. Mas a empresa estreou em 2020 o segmento masculino por meio de uma parceria com a Reserva. Ou seja, caras enviam suas peças para a Troc e ganham créditos para recompra nas lojas da marca carioca.
É mais uma pequena iniciativa, mas que vai concretizando duas das mais fortes tendências da moda masculina e feminina no mundo atualmente: a sustentabilidade e a recirculação.
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