10 Livros para ler AGORA: leitura rápida e literatura de qualidade!

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Procurando por livros para ler nas férias? Nós fizemos uma ótima seleção com títulos incríveis, obras escritas de uma maneira bem fluída e bem fáceis de ler de uma forma mais rápida e utilitária.

Ou seja: se você procura otimizar sua leitura para ler mais livros durante as férias? Então, esta lista será uma boa estratégia para você! Se liga:

Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) – o livro do MHM

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Os melhores conselhos nem sempre vem em palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas. Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida. E o propósito deste livro é esse.

Não agredir as pessoas gratuitamente, mas sim levantar sua atenção para algumas boas lições da vida que você talvez tenha ignorado. Ou até mesmo tenha ouvido, mas deixo passar porque se distraiu com a música do momento ou um novo vídeo no YouTube.

Este livro é um convite a prestar atenção novamente a estes bons conselhos. A sentar e refletir sobre algumas cagadas que você fez – ou pode fazer – e que poderiam ser facilmente evitadas. E quem sabe assim você não consegue evitar futuras burradas e viver uma vida mais leve?

O Velho e o Mar

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Um clássico da literatura e uma excelente obra para figurar estre os seus livros para ler nas férias.

Para você ter noção da importância da obra, Hemingway, o autor do livro, enviou junto com os originais de O velho e o mar (1952), um bilhete ao seu editor, em que dizia: “Eu sei que isso é o melhor que posso escrever na minha vida toda”.

E ele estava certo. O velho e o Mar garantiu o Pulitzer ao autor em 1953 e, no ano seguinte, o Prêmio Nobel de Literatura.

“É um consenso crítico que O velho e o mar pode ter sido o ‘canto do cisne’ de Hemingway, sua obra-prima depois de um longo período sem boas recepções”, afirma Daniel Puglia, professor do Departamento de Língua Inglesa da USP.

A narrativa é breve, mas forte e impactante. Foi o último livro publicado de Hemingway, e conta a história de Santiago, um velho pescador cubano.

Após 84 dias sem conseguir uma presa, mas instado por um jovem companheiro a continuar tentando. Qualquer informação extra sobre história pode atrapalhar a experiência catártica que é ler O Velho e o Mar.

“A obra é vista como uma alegoria da dificuldade de alcançar o almejado, o sonho do que seria uma grande obra, reconhecida pelos outros”, afirma Puglia.

“Ao mesmo tempo, é uma realização cheia de dor, cheia de pavor, de percalços, do medo de chegar na praia e só encontrar o esqueleto da obra”.

Compre aqui: O Velho e o Mar

Revolução dos Bichos

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Um livro excelente – e infelizmente atemporal, afinal, continuamos nos vendo em situações semelhantes às alegorias destacadas na obra de George Orwell -, Revolução dos Bichos é um texto rápido e perfeito para figurar entre os livros para ler nas férias.

Na trama, uma fazenda é tomada por seus animais maltratados e sobrecarregados. Com um idealismo inflamado e slogans agitados, eles se propuseram a criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade.

Assim, o palco está montado para uma das mais contundentes fábulas satíricas já escritas – um conto de fadas afiado para os adultos que registra a evolução da revolução contra a tirania para um totalitarismo igualmente terrível.

Um excelente livro para repensar nos nossos direitos conquistados e como nada é garantido.

Compre aqui: Revolução dos Bichos

Metamorfose

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Muitas vezes citado como uma das obras mais influentes da ficção curta do século XX, Metamorfose, de Franz Kafka, é amplamente estudado em faculdades e universidades em todo o mundo ocidental.

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Elias Canetti, descreveu-o como “uma das poucas grandes e perfeitas obras da imaginação poética já escrita.”

Não é um livro fácil. Pelo contrário: é inquietante e desconfortável, mas absurdamente impactante.

Apesar da literatura não ser tão leve – como falamos acima -, ainda é um livro relativamente curto – em torno de 104 páginas, dependendo da edição – e, por isso, ele figura na nossa lista de livros para ler nas férias.

Compre aqui: Metamorfose

O Milagre da Manhã

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

O título parece piegas e, na primeira passada de olho pela sinopse, você também pode achar que o livro é apenas “mais um livro de superação”.

Porém, O Milagre da Manhã é catártico.

O livro promete te apresentar um método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos ― antes das 8 horas da manhã!

Hal Elrod, o autor, explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades.

O milagre da manhã te permite alcançar níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional.

A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vão proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

É uma obra sobre mudança de hábitos perfeita para figurar entre os livros para ler nas férias e, de quebra, você vai fugir um pouco do óbvio de livros parecidos que têm uma pegada mais técnica e pouco palpável.

O Vilarejo

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Se você gosta de literatura fantástica e de livros de terror, O Vilarejo é o livro perfeito para você ler rápido e devorar de uma só vez! Escrito pelo brasileiro Raphael Montes, o livro é um excelente conto de terror que vai te dar pesadelos.

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas.

É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas sem a necessidade de seguir uma ordem específica, mas elas se relacionam de maneira intensa e, por isso, quando você finalizar a leitura, poderá chegar a uma conclusão ainda mais perturbadora.

Agora e na hora

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Outra obra catártica e uma excelente opção entre os livros para ler nas férias.

Na trama, um escritor fracassado decide fazer um livro de contos sobre a morte e, em seguida, cometer suicídio.

Seu plano era se vingar daqueles que sempre o ignoraram, e fazer da própria morte o ponto final do livro.

Porém, tudo cai por terra quando ele descobre um tumor que vai matá-lo em poucos dias.

Então, algo inesperado acontece e ele perde o controle do livro – e consequentemente da própria vida.

Na obra, a autora Heloisa Seixas carrega em pouco mais de 140 páginas um poderoso embate de vida e morte entre um escritor e seu personagem.

E não sobrou nenhum

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

>

Este clássico da Agata Christie é considerado por muitos como o melhor livro de suspense de todos os tempos.

O livro conta a história de dez pessoas que são convidadas para passar alguns dias numa ilha.

Envolvendo uma canção infantil, soldadinhos de porcelana e acontecimentos muito sinistros, a história tem um desfecho que só a Rainha do Crime poderia proporcionar.

Fahrenheit 451

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

A distopia que Ray Bradbury relata na obra mostra um mundo no qual as pessoas não podem ler livros.

Homens chamados de “Bombeiros” cuidam de queimar toda literatura encontrada.

Porém, um dia um bombeiro resolve dar uma espiadinha numa das obras e tudo muda.

O livro é rápido de ler e um excelente ensaio sobre a importância da literatura para combater governos totalitários e promover a empatia.

Crônica de uma morte anunciada

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Um dos melhores livros do autor Gabriel García Márquez.

Nele, é narrada a história de Santiago Nasar e de como toda a comunidade sabia que logo ele iria morrer, pois estava jurado de morte.

A trama se desenvolve de uma forma envolvente e incrível, com toda a destreza da narrativa do colombiano.

Se você quer começar a ler Gabriel García Márquez e não sabe qual livro pegar para iniciar sua jornada, este é uma excelente opção.

Capitães de Areia

10 Livros para ler nas férias: leitura rápida e literatura de qualidade!

Um dos melhores livros para ler nas férias! Publicado em 1937, pouco depois da implantação do Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura.

A obra teve adaptações para o rádio, teatro e cinema, e é um documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador.

Jorge Amado descreve essa realidade em páginas extremamente tocantes, dramáticas e repletas de lirismo.

Apesar de, pela sinopse, parecer um livro cansativo e triste, Capitães da Areia é uma narrativa provavelmente longe da sua realidade, mas ao mesmo tempo absurdamente próxima dos seus sentimentos durante a infância.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »