Qual a melhor alimentação pós-treino?

A dieta pós-treino passa basicamente por alimentos ricos em carboidrato e proteína. Saiba quais são as melhores opções

Os homens que fazem musculação ou qualquer tipo de treino na academia podem se perguntar: qual a melhor alimentação pós-treino? Basicamente, a dieta feita após essas atividades consiste em carboidratos e proteínas, em diferentes momentos e níveis de complexidade.

Essa distinção passa muito pelo objetivo de seu treino. Por exemplo: os tipos de carboidrato para quem quer hipertrofiar são uns; para quem busca emagrecer, outros. Saiba, então, o que você deve comer depois de treinar.

Aveia e mel

aveia_shutterstock_85675075

Quando você termina de treinar, seu corpo está em estado catabólico. Você perdeu glicogênio nos exercícios e precisa repor logo essa energia com carboidratos. Ou seja, se o seu objetivo é a hipertrofia, o mel é uma boa porque repõe rapidamente essa ausência glicêmica e é rico em carboidratos.

Se o objetivo é emagrecer, a aveia é uma boa opção para ser ingerida logo após o treinamento, já que é um carboidrato de alta complexidade e vai repondo a glicemia aos poucos.

Massa

Penne pasta

O macarrão funciona bem com os marombeiros, pois seu alto índice glicêmico faz com que a reposição energética seja acelerada. Para que ajude no crescimento, deve ser comido sem um intervalo muito grande para os exercícios. Ótima fonte de carboidratos.

Manga, mamão, banana

bananas-benefício

Essas frutas também têm um alto índice glicêmico e são consumidas normalmente logo após os exercícios. Além da importância de recuperação do açúcar no sangue, a banana também ajuda na reconstrução muscular.

Pães

bread-wallpaper_1920x1200_83392

Pães em geral são também boas fontes de carboidrato. Para o consumo logo após a academia/corrida, recomenda-se o pão branco, mais calórico. Para um tempo considerável depois do treino (cerca de uma hora), a dieta pede por pães integrais.

Carnes brancas

peixe 2

Carnes são ricas em proteínas, importante para que você reponha os aminoácidos que foram embora durante o treino e reconstrua a musculatura. Prefira aves e peixes, e se a meta é hipertrofiar, aposte no peito de frango.

Leite, derivados e ovos

Esqueça o isotônico e a água. Bebida láctea ganha dos concorrentes

O consumo de leite, derivados e ovos também ajuda na reconstrução muscular pela riqueza em proteínas. Não precisa comer logo depois de treinar, já que você provavelmente consumiu alguma fonte rica em carboidratos pra acelerar o ganho glicêmico. O omelete é sempre uma ótima escolha na hora de pensar no índice proteico.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso