Os homens que fazem musculação ou qualquer tipo de treino na academia podem se perguntar: qual a melhor alimentação pós-treino? Basicamente, a dieta feita após essas atividades consiste em carboidratos e proteínas, em diferentes momentos e níveis de complexidade.
Essa distinção passa muito pelo objetivo de seu treino. Por exemplo: os tipos de carboidrato para quem quer hipertrofiar são uns; para quem busca emagrecer, outros. Saiba, então, o que você deve comer depois de treinar.
Aveia e mel
Quando você termina de treinar, seu corpo está em estado catabólico. Você perdeu glicogênio nos exercícios e precisa repor logo essa energia com carboidratos. Ou seja, se o seu objetivo é a hipertrofia, o mel é uma boa porque repõe rapidamente essa ausência glicêmica e é rico em carboidratos.
Se o objetivo é emagrecer, a aveia é uma boa opção para ser ingerida logo após o treinamento, já que é um carboidrato de alta complexidade e vai repondo a glicemia aos poucos.
Massa
O macarrão funciona bem com os marombeiros, pois seu alto índice glicêmico faz com que a reposição energética seja acelerada. Para que ajude no crescimento, deve ser comido sem um intervalo muito grande para os exercícios. Ótima fonte de carboidratos.
Manga, mamão, banana
Essas frutas também têm um alto índice glicêmico e são consumidas normalmente logo após os exercícios. Além da importância de recuperação do açúcar no sangue, a banana também ajuda na reconstrução muscular.
Pães
Pães em geral são também boas fontes de carboidrato. Para o consumo logo após a academia/corrida, recomenda-se o pão branco, mais calórico. Para um tempo considerável depois do treino (cerca de uma hora), a dieta pede por pães integrais.
Carnes brancas
Carnes são ricas em proteínas, importante para que você reponha os aminoácidos que foram embora durante o treino e reconstrua a musculatura. Prefira aves e peixes, e se a meta é hipertrofiar, aposte no peito de frango.
Leite, derivados e ovos
O consumo de leite, derivados e ovos também ajuda na reconstrução muscular pela riqueza em proteínas. Não precisa comer logo depois de treinar, já que você provavelmente consumiu alguma fonte rica em carboidratos pra acelerar o ganho glicêmico. O omelete é sempre uma ótima escolha na hora de pensar no índice proteico.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso