Por que os homens podem (e devem) malhar o bumbum

Crédito: Reprodução

“Isso é coisa de mulher”, costuma ser a resposta de muitos homens na academia quando reparam que na sua série encontra-se um treino de glúteos. Fruto de masculinidade frágil, está é uma das muita ignorâncias que reproduzimos sem nos questionar ao longo dos anos.

“Não existe isso de ‘exercício de homem’ e ‘exercício de mulher’. Ambos os sexos, independentemente da orientação sexual – vale lembrar, precisam de um aparelho locomotor fortalecido e condicionado para ter saúde e qualidade de vida. Todos os exercícios podem trazer benefícios se feitos da forma correta e com a intensidade e carga controlados,” diz o personal trainer Bruno Sapo. Apesar de muitos homens não fazerem a associação, o reforço dos glúteos tem grande impacto na performance de outras atividades físicas. Como por exemplo:

  • Uma musculatura na região bem trabalhada pode prevenir lesões, fazer você chutar mais forte e correr mais rápido. Além de potencializar o processo de emagrecimento e fazer com que você fique mais condicionado para jogar;
  • Trabalhar os glúteos durante a juventude ajuda a ter mais qualidade de vida na terceira idade e evitar dores nas costas;
  • Está buscando abdômen definido? Agachamento e Levantamento Terra recrutam mais os músculos do abdômen do que os abdominais tradicionais;
  • Isso sem falar na melhora de qualidade na vida sexual, já que o fortalecimento nos glúteos pode ajudam em aumentar a resistência na hora do ato.

Não tem nenhum exercício para glúteos na sua série de treinos? Se liga nesta lista com exercícios para bumbum que podem mudar sua qualidade de vida:

Os agachamentos

Um dos exercícios mais completos que existem. O agachamento serve para fortalecer e modelar as pernas e bumbum. É um exercício de fortalecimento dos músculos anteriores das coxas, adutores e glúteos. Dentro dos agachamentos existem algumas variações como avanço, búlgaro, back squat, etc.

Elevação pélvica

A elevação pélvica, ou de quadril, fortalece a região glútea, o assoalho pélvico, e promove estabilidade na articulação do quadril.

Leg Press 45

Praticamente toda academia tem uma máquina de Leg Press. É um exercício muito bom e eficiente, com bastante ativação do quadríceps. Trabalha o glúteo máximo e quadríceps, praticamente como o agachamento.

Levantamento Terra

Outro exercício que é muito completo e eficiente. O levantamento terra trabalha desde trapézio e eretores espinhais, até glúteos e posterior de coxa. É um exercício que traduz simplesmente o fato de tirar um objetivo do chão, da inércia e com segurança. Pode até ser feito em casa.

Good morning ou bom dia

Um exercício bastante efetivo no trabalho de glúteo. Para a execução é necessário posicionar a barra no suporte na altura dos ombros e depois coloca-la na parte de trás dos ombros, como se fosse fazer agachamento livre (não coloque a barra no pescoço). Jogue o quadril para trás, e ao mesmo tempo incline o corpo para a frente, até chegar a um ângulo de mais ou menos 90 graus, sempre mantendo a coluna em posição neutra.

Se inscreva

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »