Dieta militar te faz perder 5kgs em uma semana! Será que funciona?

Dieta militar dos 3 dias promete te fazer perder 5kgs em uma semana! Descubra o risco.

Quem faz dieta costuma ter um objetivo bem simples e básico: perder X kgs em X tempo. Portanto, não é de admirar por que a chamada “dieta militar dos 3 dias” seja tão popular.

Segundo o site TheMilitaryDiet.com, o plano de emagrecimento pode ajudá-lo a perder até 5kgs em uma semana. Se essa promessa não foi atraente o suficiente, o site afirma que você pode fazer isso sem exercício algum enquanto come bolachas salgadas e sorvete de baunilha.

Então, o que há com essa dieta misteriosa? De onde vem, de que se alimenta (com o perdão do trocadilho) e é legítima? Veja o que você precisa saber sobre a dieta militar dos 3 dias.

Mas antes, lembre-se: antes de iniciar a prática de qualquer dieta ou atividade física você precisa consultar um médico! 

Qual é a dieta militar dos 3 dias

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Segundo o site, a dieta militar exige que você coma alimentos específicos no café da manhã, almoço e jantar ao longo de três dias. O plano de refeições é extremamente restritivo em termos de calorias: no primeiro dia, por exemplo, você só pode ingerir cerca de 1078 calorias. (Para comparação, o homem médio, moderadamente ativo, precisa de aproximadamente 2400 a 2600 calorias por dia.)

Após o período inicial de três dias, você pode comer o que quiser nos próximos quatro dias, desde que não consuma mais do que 1500 calorias. Se você fizer isso por um mês inteiro, você pode perder até 30 quilos, de acordo com o site.

Então, o que você come na dieta militar dos 3 dias?

Bom, o site Mens Health listou uma amostragem. Se liga;

Café da manhã

  • Uma xícara de café preto
  • Metade de uma toranja
  • Uma fatia de torrada seca

Almoço

  • Meia xícara de atum
  • Uma fatia de torrada seca
  • Café preto

Jantar

  • 85 gramas de qualquer tipo de carne
  • Uma xícara de feijão verde
  • Metade de uma banana
  • Uma maçã pequena
  • Uma xícara de sorvete

O site oferece substituições para pessoas que não gostam ou não podem comer determinados alimentos. Por exemplo, se você odeia toranja (ou sequer viu uma aqui no Brasil), você obterá os mesmos benefícios de perda de peso bebendo bicarbonato de sódio em sua água. Credo. Mas, enfim, há a possibilidade de troca.

Como Jaclyn London, da Good Housekeeping, escreveu, essas substituições não têm sentido e não são apoiadas pela ciência.

Por que é chamado a dieta militar?

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Honestamente? Nós não sabemos. Embora o TheMilitaryDiet.com ofereça muitas informações, incluindo uma seção com perguntas frequentes, blogs e planos de refeições alternativos para vegetarianos, não há autores, especialistas ou proprietários listados.

E enquanto o nome implica uma conexão militar, a página não reivindica nenhum vínculo com as forças armadas.

Sabemos, no entanto, que o plano já havia passado por outros nomes, como a dieta da Cleveland Clinic, a dieta da Clínica Mayo, a dieta Kaiser e a dieta do Hospital de Birmingham. Segundo a CNN.com, nenhuma dessas organizações endossou a dieta.

Também sabemos que a Dieta Militar dos 3 dias não está associada às forças armadas de forma alguma, diz Roland Paquette, PA-C, professor assistente em estudos de assistente médico na UT Health San Antonio.

Um ex soldado que serviu nas Forças Especiais dos Estados Unidos de 2004 a 2006, Paquette disse ao MensHealth que o exército não instituiu uma dieta específica para colocar os cadetes em forma.

“Eu praticamente comi tudo que estava disponível, porque você é muito ativo o tempo todo”, diz Paquette. Ele acrescenta que panquecas, rabanadas, biscoitos e molho de carne eram itens comuns do cardápio do café da manhã – nenhum dos quais está na Dieta Militar dos 3 dias.

A major Carla Gleason, porta-voz do Pentágono, confirmou isso. Ela disse ao MensHealth que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não endossa qualquer plano de refeição ou dieta fora do que está listado em seu Plano de Nutrição, um guia que foi desenvolvido para atender às necessidades nutricionais dos membros do serviço.

A dieta militar dos 3 é segura ou saudável?

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A curto prazo, seguir dietas restritivas provavelmente não causará muito caro. Mas você definitivamente vai estar com fome, e você pode sentir tonturas, dores de cabeça e fadiga, especialmente se você estiver trabalhando durante a dieta.

De acordo com Paquette, a dieta militar tem uma vantagem sobre outros planos de perda de peso: ao contrário de outras dietas como Keto, que tendem a eliminar grupos alimentares inteiros, a dieta militar inclui uma mistura de proteínas, carboidratos e gorduras, embora em pequenas quantidades.

Mas ele diz que as orientações para a dieta são simplesmente gerais demais para serem consideradas saudáveis. Por exemplo, o café da manhã no primeiro dia simplesmente lista “torrada”, sem especificar se é integral ou branco.

“É difícil dizer exatamente olhando para os alimentos se eles são bons para você ou não”, diz ele.

Eu realmente posso perder 5kgs em uma semana?

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Claro, esse plano pode ajudá-lo a perder peso, mas provavelmente não 5kgs- e definitivamente não vai ajudar você a mantê-lo fora do prazo. A maior parte é provavelmente o peso da água, de acordo com nossos especialistas.

Kristen Kizer, uma nutricionista registrada no Hospital Metodista de Houston, diz que, embora o site da Dieta Militar dos 3 dias alegue que os alimentos específicos que você ingere na dieta podem ajudar a “queimar gordura”, esse não é o caso.

“A dieta militar tem o termo ‘dieta da moda’ estampada na cara, alegando que combinações especiais de alimentos podem ajudar a perder peso e permitir alimentos falsos e insalubres, como cachorros-quentes e uma xícara de sorvete”, diz ela.

A maioria dos profissionais de saúde aconselha apenas perder de um a dois quilos por semana, e “até isso pode ser um desafio” para algumas pessoas, diz Kizer.

A perda de peso depende de uma gama tão ampla de fatores, da genética ao peso corporal, que é impossível afirmar que uma dieta ajudará a todos a perder certa quantidade de peso em um determinado período de tempo.

Mesmo se você perder alguns quilos, provavelmente o peso da água será recuperado, acrescenta Kizer. Além disso, como é o caso da dieta yo-yo e do jejum em geral, um “ciclo de fartura ou fome pode ter efeitos negativos a longo prazo no seu metabolismo”, explica ela, tornando mais fácil para você recuperar o peso que você perdeu.

Quem é doido por dieta é encorajado a emparelhar a dieta com o jejum intermitente para obter melhores resultados.

Se você não está ciente, o jejum intermitente exige que você não coma entre 16 horas e um dia inteiro. A Dieta Militar dos 3 dias encoraja a alimentação durante uma janela de 8 horas, enquanto o jejum das 16 horas restantes a cada dia aumenta a queima de gordura.

Qual o jeito certo de perder peso?

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Como qualquer profissional de dieta ou profissional de saúde pode lhe dizer, emagrecer leva tempo. “A perda de peso é um jogo de longo prazo”, diz Paquette.

Holly Lofton, diretora do programa médico de controle de peso da NYU Langone Health, recomenda que as pessoas comecem mantendo um diário alimentar para monitorar a média de ingestão calórica diária. Então, você deve olhar para onde você pode fazer mudanças fáceis: por exemplo, cortando três fatias de pão no jantar para duas.

É melhor começar devagar, removendo calorias vazias de alimentos processados, lanches e bebidas, ela aconselha. E, claro, uma dieta saudável deve incluir muitos vegetais, frutas com alto teor de fibras e proteínas.

Simplificando: dietas de baixa caloria como a Dieta Militar dos 3 dias podem ajudá-lo a perder um quilo ou dois a curto prazo, mas nunca lhe darão resultados duradouros.

“Aprendemos que praticamente qualquer dieta de moda passageira ajudará a perder peso, mas a taxa de recuperação é alta”, diz Kizer. “Ninguém gosta de ouvir, mas mudanças pequenas e realistas feitas por toda a família com um bom apoio social ainda são a melhor maneira de fazer mudanças duradouras”.

No final do dia, Paquette e Kizer concordam que a Dieta Militar dos 3 dias provavelmente faz mais mal do que bem.

“Eu acho que poderia ser prejudicial para os milhões de ocidentais que já têm uma relação pouco saudável com a comida?”, Diz Kizer.

Ou seja: melhor não arriscar.

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