Depressão Sorridente: Quando o sorriso falso mascara o mal

Depressão Sorridente: Quando o sorriso falso mascara o mal

Você reencontra um amigo que aparenta não estar com o mesmo semblante que você aprendeu a conviver. Preocupado, logo pergunta como ele está e, o mesmo responde de prontidão ‘bem’, esboçando um forçado sorriso amarelo. Você pode até intuir que o sorriso é falso e mascara problemas e preocupações. Mas, para evitar ser invasivo, aceita a resposta e muda de assunto.

Essa situação é bem mais comum do que se imagina, principalmente quando se trata do público masculino. Nosso individualismo, a necessidade de não se expor e nem demonstrar fraquezas, somado as relações sociais artificiais que criamos fazem com que sempre tentamos esconder para debaixo do tapete a tristeza, estresse, problemas e preocupações rotineiras por trás de um semblante positivo.

O problema é que esta máscara de pseudo tranquilidade e satisfação cria uma barreira para que outras pessoas nos ajude, e até pode facilitar nosso afundamento a um processo depressivo.

O recente desabafo do comediante e youtuber Whindersson Nunes de que estaria lutando contra depressão e que tinha momentos que não sentia mais vontade de viver levantou um debate sobre o tema:


Confira um vídeo que fala sobre como a Depressão pode se esconder por trás de um Sorriso

“Eu me sinto há alguns anos triste. Eu sinto um angústia todos os dias, todos os dias, algumas risadas, algumas brincadeiras e depois lá estou eu de novo com esse sentimento ruim. Me sinto mal por não poder me ajudar, mesmo eu às vezes ajudando alguém, eu procuro ajuda nos amigos, na família, mas eu me sinto tão triste, tão triste. Eu sempre fui o cara que achou que não importa o que acontece com a vida do artista, os fãs são a prioridade, que foi nós que pedimos essa vida. E eu fico com tanto medo tanto medo de decepcionar que fico preso em mim mesmo”, revela o humorista.

“Por favor, me perdoe por falar isso, por favor, eu amo vocês demais, demais mesmo, foda-se o dinheiro, os números, mas eu não sinto tanta vontade de viver, me desculpe, eu precisava falar para alguém a não ser a minha esposa que é incrível. Nunca quis tirar a minha vida, nunca, nunca, me perdoe por dizer isso, por favor não me entenda mal, por favor. Eu nunca quis decepcionar minha família, nem vocês, nem minha esposa que tem sido minha rocha, a pessoa mais incrível que eu já conheci. Eu vivo rodeado de abutres, urubus, cada um querendo a sua fatia do bolo, e ver tantas pessoas ruins me deixa deslocado, me questionando se eu quebro errado em tentar nunca decepcionar”, assume ele.

“A única coisa que me deixa feliz é subir no palco, porque os sorrisos para mim me parecem esperança que de felicidade existe. É tão ruim ficar assim, porque eu já estive lá uma vez, não queria voltar pra lá porque é gelado e sem cor, e eu amo sorrir. Quando eu subo no palco eu me sinto em um lugar bom, é luz, é felicidade, estamos todos ali por um propósito maior que é a felicidade. Meu show é a minha arte, é como um quadro pra um pintor, uma música pra uma cantora, algo que eu fiz e deu certo. Mas fora dali eu trocaria qualquer quarto chique de hotel por tomar um café com um amigo. Me desculpem se eu decepcionei algum de vocês, não me entendam mal por favor, eu quero fazer terapia, eu quero ajuda e quero viver. Conhecer tudo que essa terra tem e contar pra vocês, no palco. Amo vocês”.

O que é depressão sorridente?

A depressão pode se esconder atrás de um sorriso. Descubra o motivo!

A depressão sorridente é um conceito popular para o termo clínico depressão atípica, apontado pela especialista em ansiedade e depressão Olivia Remes, da Universidade de Cambridge, que elaborou um artigo falando sobre o tema no portal The Conversation.

Olivia revela que é difícil identificar pessoas que sofrem da doença pois os sintomas clássicos de uma depressão são frequentemente mascarados por falsas demonstrações de felicidade, além do fato de que estas pessoas não teriam motivo aparente para estarem em um quadro de depressão: têm um trabalho, uma casa, amigos, boa condição financeira, até um certo sucesso pessoa e profissional, com cônjuge e filhos.

Talvez isto ilustre bem o desabafo de Whindersson Nunes, dono de um dos maiores canais do Youtube mundial, com reconhecimento da sua carreira de comediante e fazendo shows pelo mundo todo.

Sintomas de depressão sorridente

Crédito: Reprodução

Apesar disso, alguns sintomas podem ajudar a desvendar quando alguém ao lado (ou nós mesmos) está passando por um processo de depressão, apesar de demonstrar sinais pontuais de felicidade e alegria.

Lembrando que a pessoa não precisa ter todos os indícios, mas ter alguns deles já é um sinal de possível problema:

– Aumento do apetite e ganho de peso;

– Sensação de torpor e peso nos braços e nas pernas em vários momentos durante o dia;

– Maior sensibilidade a críticas e rejeição, que pode afetar as relações pessoas e de trabalho;

– Dormir por longas horas e, ainda assim, sentir sono durante o dia (enquanto outros tipos de depressão fazem as pessoas dormirem menos);

– Melhora temporária do estado de ânimo – provocada, por exemplo, pela chegada de boas notícias, da mensagem de um amigo ou elogio de um superior no trabalho – seguida de uma recaída;

Por que as pessoas escondem sua depressão?

depressão masculina

O sorriso vira um mecanismo de defesa para esconder um estado de espírito que pode ser levado por estas coisas:

– Ter vergonha do seu problema

O vínculo do mal da depressão com ‘frescura’, doença de quem não tem o que fazer ou problema típico de pessoas privilegiadas faz com que o indivíduo tente colocar a doença para debaixo do tapete.

Muitos ainda acham rotulam o mal como uma falta de força de vontade e caráter. S e você tem este preconceito, vai tentar ocultá-lo pro considerar uma fraqueza.

– Não enxergar a depressão

Como a depressão vai agindo silenciosamente, é comum a pessoa não se reconhecer na situção e esconder atrás de uma possível normalidade, achando que é algo passageiro, que vai desaparecer logo logo.

Isso vira uma negação e o mostrar-se bem, sorridente age como um mecanismo de auto afirmação. Como se, basta fingir uma mentira por um grande tempo que esta acaba se transformando em verdade.

– Não querer preocupar ou outros (ou pedir ajuda)

Têm pessoas que foram condicionadas a não procurar ajuda, a se resolverem sozinhas, pensando que isto seria dar trabalho e mais um fardo as pessoas em volta, que têm suas rotinas e já contam com muitos problemas para lidarem.

Assim, fingir-se bem é a maneira mais fácil de não se transformar em um estorvo e um canal de preocupação para os outros.

– Estar muito preocupado com sua imagem

Ainda há pessoas que pensam que os outros gostam e valorizam apenas por causa da imagem que ela construiu e transmite. Assim, esconder a depressão e se mostrar fragilizado quebraria e afastaria a admiração destas pessoas.

Assim, acabam se transformando personagens ficcionais da sua própria vida.

Perigos da depressão sorridente

depressão masculina

Olivia Remes ressalta no seu artigo que a depressão sorridente é uma modalidade de doença muito mais perigosa que outras. Isso porque ela demora mais para ser identificada e procurar tratamento.

Por outro lado, estas pessoas acabam tendo mais dificuldade para reconhecer emoções. Isso é um problema do ponto de vista da ajuda psicológica.

Além disso, a capacidade de quem sofre este tipo de depressão e continua realizando suas atividades pode ser contraproducente. Por isso, como elas continuam tocando sua vida, seus pensamentos vulneráveis podem ajudar elas a porém a cabo pensamentos suicidas.

A recomendação de tratamento para a depressão sorridente envolve prescrição de medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida.

Remes ainda acrescenta que a realização de exercícios físicos e a prática de meditação podem proporcionar bons resultados para a pessoa que sofre do mal.

Fonte: Viva Bem , Psiconlinews

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »