5 Lições de vida com Usain Bolt para você conquistar seus objetivos

 Lições de vida com Usain Bolt para você conquistar seus objetivos

Para levar conquistas e atingir grandes metas, os atletas precisam demonstrar seu poder de superação. E, não dá pra negar que quanto maiores forem os obstáculos para se chegar ao topo, proporcionalmente maior será a admiração que ganharão do público. Usain Bolt é um exemplo desses.

Nascido em uma pequena comunidade rural da Jamaica, teve o interesse pelo atletismo despertado aos 12 anos com a conquista dos 100 metros rasos e nunca parou.

Ele é o único atleta na história do atletismo a tornar-se tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva (100 metros rasos e 200 metros rasos) e bicampeão também de forma consecutiva na modalidade revezamento 4 x 100 metros.É também o único atleta a conquistar oito medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo dez vezes campeão mundial.

Considerado o homem mais rápido do mundo, suas conquistas no atletismo o fizeram ser chamado de Lightning Bolt (relâmpago, raio) pela imprensa internacional.

Por isso, separamos uma lista de lições de vida sobre Usain Bolt para você se motivar (independente da área), tomar como inspiração e se tornar um cara melhor. Se liga!

Foque nos pontos fortes

Confira a entrevista com Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo

Apesar de ser o homem mais rápido do planeta nas provas curtas (100 e 200 metros), o tricampeão olímpico Usain Bolt tem um pior ‘tempo de reação’, ou seja, o tempo que ele leva para reagir ao ‘tiro’ de largada das provas. Basta ver em praticamente todas as corridas que disputa, Bolt tem a pior saída e sempre começa atrás.

Só que, ao mesmo tempo em que é ruim no ‘tempo de reação’, Bolt, por ser muito alto e de passadas largas e com uma incrível impulsão, consegue superar com sobras a diferença inicial, tornando quase imbatível. Com seus quase 2 metros, ele precisa de apenas 41 passos para completar a prova dos 100 metros, enquanto os seus oponentes precisam de 3 ou até 4 passos a mais que eles.

Muitas vezes deixamos de vencer e conquistar por focar excessivamente nos nossos pontos fracos, ao invés de colocar uma dedicação maior e esforço nos nossos pontos fortes. Identifique suas primeiro suas grandes competências, maximize estes pontos pois eles podem superar as suas falhas e fazer você brilhar.

Seja autêntico

 Lições de vida com Usain Bolt para você conquistar seus objetivos

Uma dos atributos que fazem Bolt diferente dos outros atletas está na sua personalidade autêntica. Ele assume que adora fast food, reclama dos treinos pesados, e muitas vezes não participa de eventos por conta da concentração rígida para as competições.

Enquanto a maioria dos atletas busca a concentração momentos antes de uma prova, Bolt faz graça para as câmeras, bate no peito, faz o tradicional gesto do raio, sorri, se abaixa e dispara ao ouvir o tiro da largada.

Independente do grau de dificuldade do trabalho que esteja efetuando, seja você mesmo e mantenha sua personalidade. O que diferencia dos outros competidores ou de quem estiver ao seu lado é a sua essência. Pense nisso.

Muito treino e repetição

 Lições de vida com Usain Bolt para você conquistar seus objetivos

A maioria das pessoas querem os melhores resultados, chegar ao topo, mas não estão dispostas a pagar o alto preço que isso pede. Para uma pessoa se transformar em um campeão olímpico, precisa treinar até 12 horas por dia, executando tarefas repetitivas, com muita consistência e intensidade.

Para atingir a excelência, você precisa repetir um trabalho por diversas vezes, criando o condicionamento. No emprego, por exemplo, se você quer uma equipe melhor e de alta performance, precisa se aperfeiçoar para ser um bom líder. Tudo o que você aprender de novo, que possa alavancar esse potencial, deve ser aplicado no dia a dia, repetidamente.

Tenha claro seus objetivos e metas

 Lições de vida com Usain Bolt para você conquistar seus objetivos

“A diferença entre o impossível e o possível está na determinação”.

Por mais distante que possa parecer seus objetivos e metas, tenha na sua mente eles de forma consistente para não desistir.

Bolt não apontava dúvidas ou incertezas para a conquista de seus objetivos. Deixava explícito o que queria e quais ferramentas usaria para atingi-los. Visualizando onde quer chegar, é mais fácil criar um plano de tudo e o que é necessário para a conquista.

Não tenha medo dos seus adversários

 Lições de vida com Usain Bolt para você conquistar seus objetivos

É fácil deixar outras pessoas intimidarem você de alcançar os objetivos. Pode ser uma pessoa que esteja onde você quer chegar; pode ser alguém que desafie você que chegou ao topo; podem ser os críticos e quem não gostam do fato de você estar lá ou em vias de alcançar o lugar que almeja.

Independente do que for, se você deixar que estas pessoas entrem na sua mente, isso terá um efeito negativo no seu desempenho geral. Usain Bolt disse que nunca se esquivou de ninguém, não se deixou abalar por nenhuma crítica, não importa quem eles eram. Isso não o impediu de se concentrar completamente em seus objetivos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »