7 grandes lições de vida com o físico Stephen Hawking

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

Se você olhar bem para o céu, vai perceber que o dia amanheceu um pouco fora de órbita. Ele não acreditava nisso, mas a sua morte abalou um pouco as estruturas do nosso planeta – pelo menos no que diz respeito ao mundo científico: Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14) em sua casa na Inglaterra.

Se você não conhece seu legado, Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo por ter abordar a natureza, a gravidade e a origem do universo. Mas ele não se destacou apenas na área acadêmica, Hawking também foi um exemplo de superação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.

Hawking, que nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879), criou grandes marcos na ciência depois que compartilhou a sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Seu livro “Uma breve história do tempo”, lançado em 1988, alcançou a lista de best-sellers e se tornou um dos poucos livros sobre física capaz de atingir tantas pessoas.

Além de seus ensinamentos na área de mecânica de partículas, Hawking também deixou um legado vasto de ensinamentos para a vida.

Veja as 7 grandes lições de vida com Stephen Hawking:

Nós nunca teremos todas as respostas – e está tudo bem

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

No final de uma palestra na Inglaterra, em 2010, Hawking foi questionado sobre o futuro: “Você acha que estará vivo para ver o tempo em que as pessoas descobrirão tudo sobre física?” O cientista respondeu rapidamente: “Espero que não!”.

No mesmo ano, um leitor da revista Time perguntou se ele sentia uma enorme responsabilidade de ter todas as respostas, Hawking respondeu: “Apesar da física e a matemática nos dizer como o universo começou, eles não são bons em falar sobre o comportamento humano porque há muitas equações para resolver. Eu não sou melhor do que ninguém para entender o que motiva as pessoas”.

Vida é esperança

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

Aos 21 anos de idade Hawking foi diagnosticado com a esclerose lateral amiotrófica, um tipo de doença do neurônio motor que o deixou quase que completamente paralisado, o médico lhe deu 2 anos de vida, mas a ciência se provou errada, porque Hawking chegou aos 76 anos.

A história também é importante para nos ajudar a prever o futuro

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

Durante uma série de perguntas feitas pela BBC sobre o que poderia acontecer se os seres humanos descobrissem outras formas de vida inteligente, a resposta de Hawking foi: “A descoberta de vida inteligente em outros lugares do universo seria a maior descoberta científica do mundo. Mas seria muito arriscado tentar se comunicar com uma civilização alienígena. Se os alienígenas decidissem nos visitar? o resultado pode ser semelhante à quando os europeus chegaram à América. Isso não seria legal para os nativos americanos”.

Ou seja: estudar o passado é fundamental para entender o futuro – por mais que ele tenha expressado isso com humor.

Nunca se cale

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

Por causa de sua doença, Hawking precisou passar por uma traqueotomia em 1985 e, no processo, ele ficou sem a capacidade de falar por conta própria. No filme sobre a sua vida, lançado em 2014, é citado que ele fez a traqueotomia por causa de uma pneumonia. Porém, ele nunca parou de falar – e isso significa muito.

Hawking adotou sua própria forma de se comunicar usando um computador que capta os movimentos espasmos de sua bochecha direita. Antes, ele usava a sua mão para “escrever” em seu computador. Mesmo com dificuldades na parte da comunicação, ele nunca perdeu a sua voz e continuou contribuindo para a ciência e para a sociedade até o dia de sua morte.

Nós nunca estamos sozinhos

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

Hawking provou isso sem qualquer conotação religiosa.

Os quarks e os léptons são as partículas mais essenciais do Universo – dois tipos de quarks sãos os formadores de prótons e nêutrons. Para Hawking e Mlodinow, a atração entre os quarks funciona de uma maneira diferente: quanto mais longe estão um do outro, maior é a força que os mantém unidos, e assim, ficam sempre juntos.

O passado é uma possibilidade

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

Se nós sabemos apenas que uma partícula andou do ponto A ao ponto B, por exemplo, mas não conseguimos acompanhar que caminho ela fez para chegar, ela simultaneamente fez todos os caminhos possíveis para fazer a trajetória.

Esse enunciado da mecânica quântica explica o seguinte: se qualquer evento no passado não foi observado e registrado, ele é tão indefinido quanto um evento futuro. Assim, não se pode dizer que ele aconteceu de determinada maneira, e sim de todas as maneiras possíveis ao mesmo tempo.

Ou seja: quem constrói a trajetória é você.

O mundo é bem maior que os seus olhos

7 grandes lições de vida com Stephen Hawking

Você já ouviu falar na teoria do peixe no aquário redondo? Há alguns anos, as autoridades da cidade de Monza, na Itália, proibiram toda a população de criar peixes em aquários. Isso era qualificado como prejudicial aos animais, pois eles teriam uma visão distorcida da realidade devido à curvatura do vidro. Sobre isso, os físicos lançam apenas a seguinte questão: como é que a gente pode saber qual é a verdadeira visão da realidade? Como podemos garantir que não estamos nós mesmos vendo o mundo através de algo como um aquário curvo, que distorce permanentemente a nossa “realidade”?

Por isso, enxergue sempre além.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »