Depressão na adolescência: sintomas, causas e dicas de como lidar com um adolescente depressivo

Depressão na adolescência: sintomas, causas e dicas de como lidar com um adolescente depressivo

A adolescência pode ser difícil, e é perfeitamente normal se sentir triste ou irritado de vez em quando. Mas se esses sentimentos não desaparecerem ou se eles se tornarem tão intensos que você não possa lidar com eles, você pode estar sofrendo de depressão.

A boa notícia é que você não precisa se sentir assim. A ajuda está disponível – e você tem mais poder sobre seu humor do que você pensa. Há muitas coisas que você pode fazer para mudar a maneira como se sente e começar a se sentir melhor hoje.


Veja o vídeo com os sintomas, causas e tratamentos da Depressão

O que é a depressão na adolescência

Depressão na adolescência: sintomas, causas e dicas de como lidar com um adolescente depressivo

A depressão na adolescência é muito mais do que se sentir temporariamente triste ou deprimido. É um distúrbio de humor grave e debilitante que pode mudar a maneira como você pensa, sente e age em sua vida diária. Quando você está deprimido, você pode se sentir sem esperança e desamparado e pode parecer que ninguém entende.

Mas, a depressão é muito mais comum nos adolescentes do que você imagina. Você não está sozinho e sua depressão não é um caso sem esperança. Mesmo que pareça que a depressão nunca irá embora, há muitas coisas que você pode fazer para conseguir recuperar o equilíbrio e se sentir mais positivo, energético e esperançoso novamente.

Sintomas e sinais de depressão na adolescência

Pode ser difícil colocar em palavras exatamente como a depressão se faz sentir – e nem todos os adolescentes sofrem de depressão da mesma maneira. No entanto, existem alguns problemas e sintomas comuns que podem ocorrer se você estiver sofrendo com a depressão na adolescência:

  • Você se sente constantemente irritado, triste ou com raiva;
  • Nada parece mais divertido, e você simplesmente não vê o ponto de tentar se alegrar ou fazer algo novo;
  • Você se sente mal consigo mesmo – sem valor, culpado ou simplesmente “errado” de alguma forma;
  • Você dorme demais ou não o suficiente;
  • Você tem dores de cabeça frequentes e inexplicáveis ​​ou outros problemas físicos;
  • Qualquer coisa e tudo faz você chorar;
  • Você ganhou ou perdeu peso sem tentar conscientemente;
  • Você simplesmente não consegue se concentrar. Suas notas podem estar caindo por causa disso;
  • Você se sente impotente e sem esperança;
  • Você está pensando em morte ou suicídio. (Se isso for verdade, fale com alguém imediatamente!)

Será que algum amigo seu está com depressão?

Se você é um adolescente e tem um amigo que parece triste ou com problemas, você pode suspeitar de depressão. Mas como você sabe que não é apenas uma fase passageira ou apenas mau humor? Procure por sinais de aviso comuns entre adolescentes com depressão:

  • Seu amigo não quer fazer as coisas que vocês costumavam amar fazer;
  • Seu amigo começa a usar álcool ou drogas em excesso;
  • Seu amigo deixa de ir às aulas e atividades depois da aula;
  • Seu amigo fala sobre ser uma pessoa ruim, feia, estúpida ou sem valor;
  • Seu amigo começa a falar sobre morte ou suicídio.

Lidando com pensamentos suicidas na depressão na adolescência

Depressão na adolescência: sintomas, causas e dicas de como lidar com um adolescente depressivo

Se seus sentimentos negativos causados ​​pela depressão se tornarem tão intensos que você não conseguirá ver nenhuma solução além de prejudicar a si mesmo ou aos outros, precisará ir atrás de ajuda imediatamente. E, no entanto, pedir ajuda quando você está no meio de emoções tão fortes pode ser muito difícil. Se conversar com um estranho pode ser mais fácil para você, ligue para o Centro de Valorização da Vida através do número 141.

Nesse número, você poderá falar com confiança com alguém que possa entender e ajudá-lo a lidar com seus sentimentos.

Enquanto isso, os pensamentos a seguir podem te ajudar:

  • Sempre há outra solução, mesmo que você não consiga ver agora. Muitas pessoas que tentaram o suicídio (e sobreviveram) dizem que o fizeram porque erroneamente sentiram que não havia outra solução para um problema que estavam enfrentando. Na época, eles não conseguiam ver outra saída, mas, na verdade, não queriam morrer de verdade. Lembre-se que não importa o quão horrivelmente você se sinta, essas emoções passarão.
  • Ter pensamentos de se machucar ou de machucar os outros não faz de você uma pessoa ruim. A depressão pode fazer você pensar e sentir coisas que estão fora da sua moral. Ninguém deve julgá-lo ou condená-lo por esses sentimentos, se você for corajoso o suficiente para falar sobre eles.
  • Se os seus sentimentos são incontroláveis, diga a si mesmo para esperar 24 horas antes de tomar qualquer ação. Isso pode lhe dar tempo para realmente pensar sobre as coisas e se afastar das fortes emoções que estão atormentando você. Durante este período de 24 horas, tente conversar com alguém – qualquer pessoa – desde que não seja outra pessoa suicida ou deprimida. Ligue para o 141 ou fale com um amigo. O que você tem a perder?
  • Se você tem medo de não se controlar, certifique-se de nunca estar sozinho. Mesmo que você não consiga verbalizar seus sentimentos, apenas fique em locais públicos, saia com amigos ou familiares ou vá a um filme – qualquer coisa para não ficar sozinho e em perigo.

Entendendo as possíveis causas de depressão na adolescência

Depressão na adolescência: sintomas, causas e dicas de como lidar com um adolescente depressivo

Apesar do que você pode ter ouvido, a depressão não é simplesmente causada por um desequilíbrio químico no cérebro que pode ser curado com medicação. Pelo contrário, a depressão é causada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Como a adolescência pode ser uma época de grande turbulência e incerteza, você provavelmente enfrentará uma série de pressões que podem contribuir para seus sintomas de depressão. Estes podem variar de alterações hormonais a problemas em casa ou na escola ou questões sobre quem você é e onde você se encaixa.

Como adolescente, é mais provável que você sofra de depressão se tiver um histórico familiar de depressão ou tiver sofrido um trauma na primeira infância, como a perda de um dos pais ou abuso físico ou emocional.

Fatores de risco para a depressão na adolescência

Fatores de risco que podem desencadear ou agravar a depressão adolescente incluem:

  • Doença grave, dor crônica ou incapacidade física;
  • Ter outras condições de saúde mental, como ansiedade, distúrbio alimentar, distúrbio de aprendizagem ou TDAH;
  • Álcool ou abuso de drogas;
  • Problemas acadêmicos ou familiares;
  • Assédio moral;
  • Trauma de violência ou abuso;
  • Experiências de vida estressantes recentes, como o divórcio dos pais ou a morte de um ente querido;
  • Lidar com sua identidade sexual em um ambiente sem apoio;
  • Solidão e falta de apoio social.

Se a depressão na adolescência é consequência do bullying

O estresse do bullying – seja online, na escola ou em outro lugar – é difícil de se conviver. Pode fazer você se sentir desamparado, sem esperança e envergonhado: a receita perfeita para a depressão.

Se você está sendo intimidado, saiba que não é sua culpa. O bullying é abuso. Pronto. E você não precisa aguentar isso. Você merece se sentir seguro, mas provavelmente precisará de ajuda. Não tente enfrentar o bullying sozinho. Converse com seus pais sobre o que está acontecendo ou recorra a outro adulto em quem você confia. Pode ser um professor, conselheiro, pastor, treinador ou pai de um amigo.

Será que as redes sociais não estão piorando tudo?

Embora possa parecer que se esconder na internet temporariamente é a solução, isso pode realmente fazer você se sentir ainda pior. Um estudo de 2014 encontrou uma correlação entre o alto uso de mídias sociais e depressão e ansiedade. Adolescentes tendem a se comparar desfavoravelmente com seus amigos nas redes sociais, o que promove sentimentos de depressão e isolamento.

Superando a depressão na adolescência: fale com um adulto que te passe confiança

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Depressão não é sua culpa, e você não fez nada para causar isso. No entanto, você tem algum controle sobre se sentir melhor. O primeiro passo é pedir ajuda.

Conversando com seus pais sobre depressão

Pode parecer que seus pais não conseguirão ajudar, especialmente se estiverem sempre incomodando você ou se irritando com seu comportamento. A verdade é que os pais odeiam ver seus filhos tristes. Eles podem se sentir frustrados porque não entendem o que está acontecendo com você ou sabem como ajudar.

Se seus pais são abusivos de alguma forma, ou se eles têm problemas próprios que dificultam que eles cuidem de você, encontre outro adulto em quem você confie (como um parente, professor, conselheiro ou treinador). Essa pessoa pode ajudá-lo a se aproximar de seus pais ou direcioná-lo para o apoio de que você precisa.

Se você realmente não tem ninguém com quem possa conversar, há muitas linhas diretas, serviços e grupos de suporte que podem ajudar.

Não importa o que, fale com alguém, especialmente se você está pensando em se machucar ou machucar os outros. Pedir ajuda é a coisa mais corajosa que você pode fazer e o primeiro passo para se sentir melhor.

A importância de aceitar e compartilhar seus sentimentos

Pode ser difícil se abrir sobre como você está se sentindo – especialmente quando se sente deprimido, desesperado, envergonhado ou sem valor. É importante lembrar que muitas pessoas lutam com sentimentos como esses em um momento ou outro. Isso não significa que você é fraco, fundamentalmente falho ou ruim. Aceitar seus sentimentos e se abrir sobre eles com alguém de confiança ajudará você a se sentir menos sozinho.

Não importa como seja, as pessoas amam e se preocupam com você, e se você puder reunir coragem para falar sobre sua depressão, essa doença poderá – e será – controlada. Algumas pessoas pensam que falar sobre sentimentos tristes irá piorá-los, mas o oposto é quase sempre verdade. É muito útil compartilhar suas preocupações com alguém que vai ouvir e se importar. Eles não precisam ser capazes de “consertar” você; eles só precisam ser bons ouvintes.

Superando a depressão na adolescência: tente não se isolar

Quando você está deprimido, você pode não sentir vontade de ver ninguém ou fazer qualquer coisa. Só sair da cama pela manhã pode ser difícil, mas se isolar só piora a depressão. Faça questão de permanecer social, mesmo que seja a última coisa que você queira fazer. Ao sair para encarar o mundo, você pode se sentir melhor.

Passe um tempo com amigos que fazem você se sentir bem – especialmente aqueles que são animados, otimistas e compreensivos. Evite sair com aqueles que abusam de drogas ou álcool, colocam você em apuros, ou que fazem você se sentir inseguro.

Reduza o tempo online. Pense em como você se sente após passar horas ou horas jogando videogames ou verificando as mídias sociais. Não é muito bom, certo? Passar muito tempo online não é bom para sua saúde mental. Mesmo se você estiver interagindo com amigos, não haverá substituto para o contato frente a frente. Então, seja esperto sobre o seu tempo online. Há hora e lugar para isso, só não deixe isso tomar conta da sua vida.

Participe de atividades que você gosta (ou costumava fazer). Se envolver em atividades extracurriculares pode ser a última coisa que você sente vontade de fazer quando está deprimido, mas elas vão te ajudar a se sentir melhor. Escolha algo que você tenha gostado no passado, seja um esporte, uma dança ou uma aula de música. Você pode não se sentir motivado no início, mas quando começar a participar novamente, seu humor e entusiasmo começarão a aumentar.

Faça trabalho voluntário. Fazer coisas para os outros é um poderoso antidepressivo e impulsionador da felicidade. Se voluntariar para uma causa em que você acredita pode ajudar você a se reconectar com os outros e com o mundo, e a ter a satisfação de saber que está fazendo a diferença.

Superando a depressão na adolescência: mantenha seu corpo saudável

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Fazer escolhas de estilo de vida saudável pode fazer maravilhas para o seu humor. Coisas como comer direito, fazer exercícios regulares e dormir o suficiente foram apontados como soluções que fazem uma enorme diferença quando se trata de depressão.

Mexa-se! Você precisa de endorfina, e elas são liberadas depois do exercício físico – o que faz você se sentir instantaneamente mais feliz. A atividade física pode ser tão eficaz quanto medicamentos ou terapia para a depressão, por isso, pratique esportes, ande de bicicleta ou faça uma aula de dança. Qualquer atividade ajuda! Se você não está se sentindo bem, comece com uma curta caminhada diária e construa sua atividade a partir daí.

Seja esperto sobre o que você come. Uma dieta pouco saudável pode fazer você se sentir lento e cansado, o que piora os sintomas de depressão. Junk food, carboidratos refinados e lanches açucarados são os piores culpados. Eles podem lhe dar um impulso rápido, mas eles vão deixar você se sentindo pior a longo prazo. Certifique-se de que você está alimentando sua mente com muitas frutas, vegetais e grãos integrais.

Evite álcool e drogas. Você pode ficar tentando a beber ou usar drogas  para escapar de seus sentimentos e obter um “pouco de felicidade”, mesmo que seja por pouco tempo. No entanto, além de causar depressão em primeiro lugar, o uso de substâncias só piorará a depressão a longo prazo. O consumo de álcool e drogas também pode aumentar os sentimentos suicidas. Se você é viciado em álcool ou drogas, procure ajuda. Você precisará de um tratamento especial para o seu problema de substância, além de qualquer tratamento que esteja recebendo por sua depressão.

Tente dormir oito horas por noite. Depressão na adolescência normalmente atrapalha o sono. Se você está dormindo muito pouco ou muito, seu humor vai ser alterado. Mas você pode obter um horário de sono melhor adotando hábitos saudáveis ​​antes de ir dormir.

A relação entre o excesso de preocupação e a depressão

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O estresse e a preocupação podem ter um grande impacto na sua vida. Estresse, dúvidas ou medos implacáveis ​​podem enfraquecer sua energia emocional, elevar os níveis de ansiedade, afetar sua saúde física e até mesmo desencadear ou piorar a depressão. Gerenciar o estresse na sua vida começa com a identificação das fontes desse estresse:

  • Se as provas ou as aulas parecerem assustadores demais, por exemplo, fale com um professor ou um conselheiro da escola;
  • Se você tem um problema de saúde com o qual não consegue conversar com seus pais, como medo de uma gravidez indesejada ou problemas com drogas, procure atendimento médico. Um profissional de saúde pode ajudá-lo a abordar seus pais (se necessário) e orientá-lo para o tratamento adequado;
  • Se você está lidando com problemas de relacionamento, amizade ou família, converse com um adulto em quem você confia. Sua escola pode ter um conselheiro para pedir ajuda, ou você pode pedir a seus pais para marcar uma consulta com um terapeuta.

Dicas para ajudar um amigo com depressão

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Adolescentes deprimidos normalmente confiam em seus amigos mais do que seus pais ou outros adultos em suas vidas, então você pode se encontrar na posição de ser a primeira – ou única – pessoa com quem eles falam sobre seus sentimentos. Embora isso possa parecer uma grande responsabilidade, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar.

Peça para seu amigo falar com você. Começar uma conversa sobre depressão pode ser assustador, mas você pode dizer algo simples: “Você parece estar realmente deprimido, e não está agindo como você mesmo. Eu realmente quero ajudá-lo. Existe alguma coisa que eu possa fazer?”.

Saiba que seu amigo não espera que você tenha as respostas. Seu amigo provavelmente só precisa de alguém para ouvir e ser solidário, ouvir e responder de uma maneira não crítica e tranquilizadora.

Incentive seu amigo a obter ajuda. Incentive seu amigo deprimido a falar com um pai, professor ou terapeuta. Pode ser assustador para o seu amigo admitir a uma autoridade que existe um problema. Ter você lá pode ajudar, então ofereça-se para ir junto como um apoio.

Fique com seu amigo nos tempos difíceis. Depressão pode fazer as pessoas fazerem e dizerem coisas que são prejudiciais ou estranhas. Mas seu amigo está passando por um momento muito difícil, então tente não levar para o lado pessoal. Quando seu amigo receber a ajuda necessária, ele voltará a ser a pessoa que você conhece e ama. Enquanto isso, certifique-se de ter outros amigos ou familiares cuidando de você. Seus sentimentos são importantes e precisam ser respeitados também.

Fale se seu amigo é suicida. Se seu amigo está brincando ou falando sobre suicídio, dando pertences, ou dizendo adeus, conte imediatamente a um adulto de confiança. Sua única responsabilidade neste momento é ajudar seu amigo de uma forma rápida e objetiva. Mesmo se você prometeu não contar, seu amigo precisa da sua ajuda. É melhor ter um amigo que está temporariamente com raiva de você do que alguém que não está mais vivo.

Respire fundo e boa sorte. Ninguém está sozinho!

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