Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Fraquezas, falhas e erros muitas vezes levam as pessoas a se sentirem inadequadas e sozinhas. Às vezes, as pessoas têm um sentimento semelhante quando se sentem sobrecarregadas de problemas. Os eventos parecem conspirar contra a gente, criando uma sensação de desamparo para superar qualquer batalha.

Todo mundo já viveu um dia ruim ou já entrou em uma bad difícil de sair mas, hoje, vamos te dar umas dicas racionais para que você aprenda a lidar com esse sentimento e superar a tristeza – porém, se você sentir que as próximas dicas não estão te ajudando, não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda psicológica porque você pode estar enfrentando uma depressão ou algum outro transtorno ou doença mental.

Preste atenção na sua respiração

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Pare e respire muito devagar. Não pule este passo. Puxe o ar por 5 segundos, segure por 2 ou 5 segundos e preste atenção no momento que você está vivendo, perceba o mundo ao seu redor e veja que, na realidade, está tudo bem, você está vivo. Sinta o ar entrar nos pulmões e sair novamente. Apenas se concentre nisso. Ouça os sons ao seu redor. Escute o som mais silencioso que você puder ouvir – não os sons mais óbvios e mais altos – concentre-se nos sons mais discreto. Coloque os pés no chão e reconheça conscientemente o momento presente que você vive. Volte sua atenção novamente para a respiração e siga o ciclo até se sentir mais calmo.

Faça um balanço do que você tem

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Há lados positivos em qualquer situação. Procure por eles. A gratidão é uma prática extremamente poderosa: você está vivo. Você tem pessoas ao seu redor que se importam com você. Você é capaz. Você é poderoso. Lembre-se do que você deve agradecer. O fato de você estar lendo este artigo agora significa que você pode ler, você pode ver, você pode pensar, você tem recursos indisponíveis para você. Há pessoas que não podem fazer essas coisas. É fácil esquecer a sorte que somos. As coisas podem estar difíceis, mas nenhuma dor é permanente. Você ainda tem muita sorte de ser quem é e ter o que você tem.

Seja realista

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Coloque as coisas em perspectiva. Qual é o pior cenário? Ele é realmente tão ruim quanto você acha, ou suas emoções estão te afastando da realidade e tornando tudo pior do que é? Anote o pior que pode acontecer em relação ao medo ou angústia que sente e, em seguida, dê um passo atrás e questione esse acontecimento. Ele é realmente provável? Se você fosse um estranho enxergando o problema de fora, você preveria que determinado cenário vai acontecer? E mesmo que esse cenário aconteça, o que você pode fazer sobre isso? Você tem opções que podem ajudar a melhorar a situação – e é muito melhor canalizar sua energia nessa direção.

Esqueça a culpa

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Pare de tentar procurar um culpado. A culpa e o ódio não fazem nada para melhorar uma situação. Não se culpe, e não culpe ninguém. E mesmo que a situação pareça ser causada por alguém, não desperdice sua energia com foco em algum tipo de reação ou vingança. Você nunca melhorou sua vida tornando a vida de outra pessoa pior. Ninguém precisa “sofrer” ou “aprender a lição”. Cada um vive a sua própria jornada e cada pessoa aprenderá suas próprias lições. Concentre-se em sua própria jornada e abandone o ressentimento. Canalize essa energia para encontrar o resultado mais positivo que melhorará sua vida. Você é o que importa aqui, embora existam muitos fatores em jogo.

Desligue

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Quando tudo parece ser demais, a melhor coisa que você pode fazer é desconectar. Literalmente e figurativamente. Dê um passo atrás de tudo. Corte tudo de volta ao básico. Simplifique sua vida. Desligue tudo o que não precisa absolutamente de sua atenção e apenas se concentre na “cura”. Se você, como eu, é mais introvertido, então essa é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer. Estar “ligado” e se comunicar com outras pessoas demanda energia e se você puder reservar essa energia para se esconder por um momento, você vai conseguir recuperar a sua armadura mais rápido do que imagina. Conecte-se apenas com pessoas que te inspiram e te fazem bem, aqueles que não têm para te dar nada além de um amor incondicional e uma compreensão livre de julgamento.

Sinta

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Sentimentos precisam de espaço. Eles estão lá por uma razão. Toda emoção tem seu lugar. A tristeza, bem equilibrada, pode nos libertar. Se você tentar afastá-la, ela irá esgotar você, e se você tentar enterrá-la, ela irá se revoltar e crescer. Se você se permitir sentir, a tristeza vai passar. Deixe os sentimentos vivos. Chore. Sentir a dor e liberá-la pode ser menos difícil do que tentar empurrar ela para debaixo do tapete. Muitas vezes, nós sentimos raiva em vez de tristeza, afinal, dói menos e nós podemos descontar a raiva nos outros. Com ela, nós podemos atacar e isso nos impede de sentir o que está sob a raiva – que muitas vezes é a tristeza. Em algum momento, essa tristeza tem que ser sentida.

Tenha compaixão própria

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Você está sendo gentil com você? Você trataria alguém que ama do jeito que você está se tratando? Ou o seu crítico interno está no comando? Seus pensamentos criam seus sentimentos, então, se você não está se sentindo bem, a melhor coisa que pode fazer é tentar mudar a maneira como você está pensando. Tenha compaixão. Se a sua mente está dizendo coisas para você que você não diria ao seu melhor amigo, coisas como “você é inútil e ninguém ama você”, então você não está sendo gentil e você não vai começar a se sentir melhor até mudar isso.

Esqueça a culpa, perdoe-se e diga a esse crítico interno para recuar exatamente como um melhor amigo faria.

Lembre-se de quem você é

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Em meio a um período difícil, pode ser fácil perder a ideia de quem você é. Então, faça algo que te lembre disso. Algo que irá fazer você se sentir bem por ser você. Muitas vezes, por exemplo, eu acho que fazer algo gentil para outra pessoa pode me ancorar na essência de quem eu sou. Você é complexo e único. Sua identidade não é constituída pelo que outras pessoas pensam de você. Na verdade, o que outras pessoas pensam de você não é da sua conta e, além disso: o que outra pessoa pensa de você diz mais sobre ela do que sobre você. Esqueça o que os outros pensam de você e se concentre no que você pensa de você. Essa é a única opinião que importa.

Tente aprender

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Esta dica já me ajudou muito: tudo o que a vida nos lança está lá para nos ensinar algo. Quando você está no chão e completamente despido, você é forçado a crescer e a aprender. Em cada coisa aparentemente horrível, cada quebra do coração, em cada desastre há uma lição a ser aprendida. Não é fácil – e nem deve ser – mas você pode tentar procurar as lições e permitir que seus desafios o ajudem a se desenvolver como pessoa. No final, vai perceber que toda dor valeu a pena.

Tome um banho

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Cuide de você. Tome um banho, saia para curtir um ar fresco, arrume seu cabelo, se arrume, coloque uma roupa legal e faça de tudo para se sentir confiante. Pegue um pouco de sol, curta a luz do dia, pise na grama, escove os dentes, dance, veja seu filme favorito, leia um livro, escute uma música animada e cuide de você. Parece papo de livro de auto-ajuda, mas você vai sentir a diferença quando se olhar no espelho.

Faça algo diferente

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

Tente algo Novo. Por exemplo, eu descobri muitas coisas incríveis que me ajudaram a permanecer positiva em um momento difícil. Comecei a dançar para melhorar uma crise de ansiedade e, desde então, danço pelo menos uma vez por semana e criei um vínculo muito grande com esse exercício.

Fazer algo diferente em um dia ruim pode ser determinante para você mudar de vida.

Olhe para o futuro

5Como sair da bad: 12 dicas para superar um dia ruim

O dia ruim vai passar, assim como qualquer coisa que esteja te preocupando no momento. Nada dura para sempre, e é verdade: o tempo é muitas vezes a melhor cura. Você vai ficar bem, e precisa se lembrar disso.

Pense no seu futuro, nas coisas que gostaria de fazer e realizar. Pense nas pessoas que você ama, na sua família, nos seus amigos. Lembre-se de momentos felizes e faça planos para viver situações parecidas outra vez.

Mas não desista: toda noite termina.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »