Como eliminar gordura puxando ferro

Quer perder gordura? Talvez seja a hora de intensificar o seu treino de musculação em vez de dobrar o tempo na esteira.

Pensou em perder peso e eliminar gordura? Então você provavelmente pensou em correr horas e horas na esteira ou fazer um treino completo de aeróbico na academia, certo? Pois bem: antes de você amarrar seu tênis e partir para um treino na pegada HIIT, sente-se alguns minutos para repensar um fato científico: dá pra emagrecer e eliminar gordura puxando ferro. Sim, é possível!

Emagrecer consiste na perda de gordura corporal, e não somente de peso corporal. Isso significa que diminuir o peso na balança não necessariamente significa que você emagreceu, certo?

Aqueles quilos iniciais que perdemos logo no início de qualquer programa de treinamento e dieta está normalmente relacionado à liberação de líquidos.

Então, antes de tudo, não surte pirando naqueles treinos malucos que prometem um emagrecimento estrondoso em poucos dias. A verdade é outra: exagerar nos exercícios aeróbios às vezes faz com que seja ainda mais difícil emagrecer, pois o excesso desse tipo de exercício pode causar uma perda indesejável de massa muscular, o que dificulta a queima de gordura.

Por isso é fundamental entender que esse tipo de atividade precisa fazer parte de um programa de treinamento mais amplo.

Se o foco é melhorar a composição corporal, e manter a massa magra perdendo a “massa gorda” – é necessário um trabalho dinâmico e completo que envolva também a musculação.

Como treinar com musculação para perder gordura

Como eliminar gordura puxando ferro

Não tem tempo? Calma. Muitas vezes, investir o seu curto tempo apenas em treinamentos aeróbios não é uma boa ideia. Com uma alimentação equilibrada, dividir seus horários entre treinos de musculação intensos (de preferência circuitados) e aeróbios de curta duração é a melhor estratégia.

Tem tempo? Então você pode desenvolver um treino completo que, na verdade, não exige tanto tempo assim. Você pode fazer em torno de 30 ou 40 minutos de exercícios aeróbicos e outros 30 ou 40 minutos de musculação. O treino completo deve ter em torno de uma hora, no máxima uma hora e meia.

Musculação te faz queimar mais calorias ao longo do dia

Como eliminar gordura puxando ferro

Se você quer perder gordura, o mais importante é saber que quanto mais músculos você tiver, mais acelerado será seu metabolismo.

Então, por mais que você possa queimar mais calorias durante uma atividade aeróbica, com músculos desenvolvidos, você queima mais calorias o dia inteiro.

Apesar da gordura não ser a principal fonte de energia em um treino de musculação, existe um processo chamado gliconeogênese, no qual o fígado produz glicose, fonte primária de energia, a partir da quebra de gordura e também de proteínas.

Assim, seu corpo utiliza gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. E com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Em uma aula de spinning de uma hora de duração, por exemplo, uma pessoa de 70kg queima cerca de 500kcal. Em uma hora de musculação, com intensidade moderada, essa mesma pessoa queimaria 350kcal.

Esses valores são apenas uma referência e mudam de pessoa para pessoa de acordo com o metabolismo de cada uma, mas também de acordo com a intensidade despendida no exercício.

Mas o que você realmente precisa saber é: após o exercício aeróbico, nosso metabolismo leva cerca de 1 hora para voltar à normalidade, processo no qual eliminamos entre 10 e 15 calorias.

Já quem faz musculação tem o metabolismo acelerado em 12% no pós-treino e mesmo depois de 15 horas após treinar, esta taxa continua 7% mais alta.

Ou seja: musculação te ajuda a perder gordura. Então, bora puxar ferro e priorizar esse tipo de atividade!

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso