Exercícios abdominais para fazer em casa

Créditos: Reprodução

Você acha que se esforçar nos exercícios abdominais é importante apenas pra alcançar o estereótipo tanquinho e, justamente por isso, não dá tanta importância para reduzir a barriga?

Se você pensa assim e, além disso, não curte fazer musculação porque acha que esse perfil não tem nada a ver com você, temos uma novidade: os exercícios anaeróbios também são muito importantes para a sua saúde e até para o seu desempenho na cama.

Chamamos a sua atenção? Então, agora vamos listar a importância de uma abdominal bem feita e dar dicas de como praticar esse exercício em casa, sem precisar recorrer ao ambiente de uma academia.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Por que fazer abdominais?

A musculatura abdominal é responsável pelo equilíbrio e para a postura. Além disso, ela é responsável pelo trabalho respiratório, pela proteção da coluna e dos órgãos internos e, quando bem trabalhada, a musculatura compensa as tensões lombares.

Um melhor trabalho de respiração e a proteção da lombar são resultados que vão potencializar suas atividades sexuais. A dor nas costas e a falta de fôlego para manter uma posição sexual por muito tempo pode, sim, estar diretamente relacionada com a falta de trabalho na musculatura do abdômen.

Fugindo da academia

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Você pode fazer exercícios em casa, sim. Mas é indispensável um acompanhamento inicial com algum profissional da área, pelo menos para te orientar sobre a posição correta para realizar o exercício de forma certa.

Se um profissional já te orientou certinho e se você não tem problema nenhum de saúde que impeça a realização desses exercícios, segue uma lista prática de abdominais pra você fazer na tranquilidade do seu quarto – ou em qualquer lugar.

Lembrando: tome muito cuidado para não forçar o pescoço. Toda a força do seu corpo deve ser direcionada para a musculatura do abdômen, ok? Caso você sinta uma dor desproporcional ao exercício, pare imediatamente.

Em algumas imagens ilustrativas, o modelo usa uma bola para realizar os movimentos. Você pode fazer com ou sem, certo?

Abdominal simples

shutterstock_147482825

Deitado no chão, com a barriga voltada para cima, você deve inclinar o tronco para frente. O movimento é aquele que você já está acostumado a imaginar quando pensa em abdominal, e ele trabalha principalmente a região do músculo reto superior. Se você quiser complementar, faça o abdominal na diagonal para fortalecer a região lateral da barriga.

Sugestão de série: 4 séries de 12 repetições.

Abdominal sit-up

shutterstock_119356816

Sit-up, do inglês “sentar-levantar”, é um dos mais eficientes exercícios para o abdômen. Levante ao máximo o tronco do chão até ficar praticamente sentado e, com as pernas flexionadas e apoiadas no chão, repita o movimento.

Nossa dica é partir para essa modalidade depois que sua musculatura já estiver fortalecida, afinal, o risco de machucar a coluna com esse exercício é grande.

Sugestão de série: 3 séries de 10 repetições.

Abdominal em V

shutterstock_111593003

A ideia nesta modalidade é fazer o movimento de V com os braços para cima e para baixo. Deitado no chão, de barriga para cima, levante um pouco as pernas. Com os braços esticados totalmente para frente, levante o tronco do chão. As pernas devem ficar na posição da imagem acima, certo?

Sugestão de série: 3 séries de 8 repetições.

Abdominal com perna elevada

shutterstock_108396917

Parecida com a abdominal em V, nesta modalidade você deve manter os braços na mesma posição, esticados e para frente. As pernas devem ficar esticadas e elevadas e, como mostra a imagem, você deve levantar o tronco do chão sem movimentar a parte inferior e ficar nessa posição por 15 segundos.

Sugestão de série: repita o movimento 3 vezes.

Abdominal lateral com perna estendida

shutterstock_108396533

Com a barriga para cima e deitado no chão, levante as duas pernas esticadas. Depois, coloque as mãos na nuca e levante o tronco para encostar o cotovelo direito no joelho esquerdo. Em seguida, faça o mesmo movimento para encostar o cotovelo esquerdo na perna direita.

Sugestão de série: 3 séries lentas de 8 repetições.

Prancha

shutterstock_104530442

Esse exercício parece fácil mas, para mim, é o mais difícil de todos. Você deve ficar na posição ilustrada na imagem por dois minutos. Se não conseguir, pode começar mantendo a posição por apenas um minuto e, depois, ir aumentando o tempo de acordo com sua capacidade. O segredo é não se mexer!

Sugestão de série: repita três vezes com uma pausa de dez segundos entre cada uma.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »