Você acha que se esforçar nos exercícios abdominais é importante apenas pra alcançar o estereótipo tanquinho e, justamente por isso, não dá tanta importância para reduzir a barriga?
Se você pensa assim e, além disso, não curte fazer musculação porque acha que esse perfil não tem nada a ver com você, temos uma novidade: os exercícios anaeróbios também são muito importantes para a sua saúde e até para o seu desempenho na cama.
Chamamos a sua atenção? Então, agora vamos listar a importância de uma abdominal bem feita e dar dicas de como praticar esse exercício em casa, sem precisar recorrer ao ambiente de uma academia.
Por que fazer abdominais?
A musculatura abdominal é responsável pelo equilíbrio e para a postura. Além disso, ela é responsável pelo trabalho respiratório, pela proteção da coluna e dos órgãos internos e, quando bem trabalhada, a musculatura compensa as tensões lombares.
Um melhor trabalho de respiração e a proteção da lombar são resultados que vão potencializar suas atividades sexuais. A dor nas costas e a falta de fôlego para manter uma posição sexual por muito tempo pode, sim, estar diretamente relacionada com a falta de trabalho na musculatura do abdômen.
Fugindo da academia
Você pode fazer exercícios em casa, sim. Mas é indispensável um acompanhamento inicial com algum profissional da área, pelo menos para te orientar sobre a posição correta para realizar o exercício de forma certa.
Se um profissional já te orientou certinho e se você não tem problema nenhum de saúde que impeça a realização desses exercícios, segue uma lista prática de abdominais pra você fazer na tranquilidade do seu quarto – ou em qualquer lugar.
Lembrando: tome muito cuidado para não forçar o pescoço. Toda a força do seu corpo deve ser direcionada para a musculatura do abdômen, ok? Caso você sinta uma dor desproporcional ao exercício, pare imediatamente.
Em algumas imagens ilustrativas, o modelo usa uma bola para realizar os movimentos. Você pode fazer com ou sem, certo?
Abdominal simples
Deitado no chão, com a barriga voltada para cima, você deve inclinar o tronco para frente. O movimento é aquele que você já está acostumado a imaginar quando pensa em abdominal, e ele trabalha principalmente a região do músculo reto superior. Se você quiser complementar, faça o abdominal na diagonal para fortalecer a região lateral da barriga.
Sugestão de série: 4 séries de 12 repetições.
Abdominal sit-up
Sit-up, do inglês “sentar-levantar”, é um dos mais eficientes exercícios para o abdômen. Levante ao máximo o tronco do chão até ficar praticamente sentado e, com as pernas flexionadas e apoiadas no chão, repita o movimento.
Nossa dica é partir para essa modalidade depois que sua musculatura já estiver fortalecida, afinal, o risco de machucar a coluna com esse exercício é grande.
Sugestão de série: 3 séries de 10 repetições.
Abdominal em V
A ideia nesta modalidade é fazer o movimento de V com os braços para cima e para baixo. Deitado no chão, de barriga para cima, levante um pouco as pernas. Com os braços esticados totalmente para frente, levante o tronco do chão. As pernas devem ficar na posição da imagem acima, certo?
Sugestão de série: 3 séries de 8 repetições.
Abdominal com perna elevada
Parecida com a abdominal em V, nesta modalidade você deve manter os braços na mesma posição, esticados e para frente. As pernas devem ficar esticadas e elevadas e, como mostra a imagem, você deve levantar o tronco do chão sem movimentar a parte inferior e ficar nessa posição por 15 segundos.
Sugestão de série: repita o movimento 3 vezes.
Abdominal lateral com perna estendida
Com a barriga para cima e deitado no chão, levante as duas pernas esticadas. Depois, coloque as mãos na nuca e levante o tronco para encostar o cotovelo direito no joelho esquerdo. Em seguida, faça o mesmo movimento para encostar o cotovelo esquerdo na perna direita.
Sugestão de série: 3 séries lentas de 8 repetições.
Prancha
Esse exercício parece fácil mas, para mim, é o mais difícil de todos. Você deve ficar na posição ilustrada na imagem por dois minutos. Se não conseguir, pode começar mantendo a posição por apenas um minuto e, depois, ir aumentando o tempo de acordo com sua capacidade. O segredo é não se mexer!
Sugestão de série: repita três vezes com uma pausa de dez segundos entre cada uma.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso