Coisas que você pode fazer para aliviar a dor muscular pós-treino

Coisas que você pode fazer para aliviar a dor muscular pós-treino

É comum começar aquele treino novo e se sentir quebrado nos primeiros dias. Assim como quando você pega pesado nos exercícios físicos e fica com dor muscular.

Boa parte das dores pós-treino são normais, já que elas indicam que o corpo está se transformação, que as fibras musculares ficaram fadigados e precisam de recuperação.

Também não dá pra negar que ela seja 100% boa. Se a dor for intensa e persistente, você precisa procurar um especialista para averiguar.

Mas, queremos dar dicas de como você pode aliviar aquela dor muscular que é parte do processo da atividade física. É possível minimizar o sofrimento e fazê-la passar mais rápido. Veja como você pode fazer isso!

Alimentação pré-treino

Se ela for rica em carboidrato de cadeia composta, ela oferece energia ao músculo. Caso contrário, a atividade pode sofrer devido ao esforço maior por falta de energia suficiente.

Exemplos: grãos e alimentos integrais, vegetais ricos em amido, como batata-doce.

Hidratação

Consuma de meio litro a 1 litro de água durante o treino. Isso ajuda a eliminar as toxinas inflamatórias que podem aumentar a chance de lesões e inflamações (como bursites ou tendinite)

Alimentação pós-treino

Coisas que você pode fazer para aliviar a dor muscular pós-treino

Para recuperar os músculos depois de exercícios físicos intensos, foque em uma alimentação rica em proteína, pois ajuda na regeneração das fibras. Você pode encontrar isso em suplementos de whein protein.

Entre no chuveiro

Deixar a água do banho escorrer pelo corpo após o exercício é uma ótima tática para acelerar a recuperação. A ducha fria ajuda no equilíbrio térmico do corpo depois de uma atividade intensa.

Agora você também pode optar por uma ducha quente. Isso porque o calor estimula os músculos a usarem o carboidrato disponível no corpo como fonte de energia para acelerar o reparo das fibras danificadas.

Imersão no gelo

Se você está praticando de atividades intensas, como a corrida, experimente mergulhar no gelo depois do treino. Isso causa o efeito de vasoconstrição, reduzindo reações inflamatórias e dores musculares. Cinco minutos já dão conta do recado.

Descanso devido

O grupo que apresenta a dor muscular deve ficar em repouso até ser regenerado. Não repetir o mesmo treino no grupo muscular no dia seguinte.

 

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »