Beber água antes das refeições emagrece, aponta estudo

Pesquisa revela que consumir 500 ml de água acelera a perda de peso

Todos sabemos dos benefícios e o quanto é indispensável o consumo de água para o ser humano. Mas, um recente estudo realizado em uma publicação revelou que beber água antes das refeições emagrece.

A pesquisa foi divulgada na revista Obesity, de referência na endocrinologia, e foi feita com pessoas obesas divididas em dois grupos.

Ambos passaram 12 semanas se alimentando com uma dieta de baixa caloria, mas um dos grupos foi orientado a beber mais água (o grupo foi orientado a ingerir 500 ml de água – dois copos antes de cada uma das três principais refeições do dia).

Ao final do experimento, todos os participantes perderam de 5kg a 8kg, porém, os participantes do grupo que deveriam beber mais água eliminaram, em média, 2kg a mais do que as pessoas que não aumentaram a quantidade de água ingerida.

shutterstock

Paula Pires, endocrinologista da Clinica Essenza em São Paulo, explica os motivos que justificam o consumo de água acelerar na perda de peso.

“Ao beber água antes de uma refeição, ocorre uma distensão do estômago, que libera hormônios e sinais para o cérebro sinalizando que a saciedade já pode ser iniciada. O processo começa antes mesmo da refeição. Os sinais levam 20 minutos em média para atingir o cérebro, ou seja, ao ingerir água 30 minutos antes de comer, o indivíduo tem a saciedade ativada e assim sente-se saciado com quantidades menores que de costume.” Finaliza a médica.

No estudo as pessoas que beberam mais água antes das refeições comeram em média 40 calorias a menos do que as outras. A pesquisa, sob este aspecto, corrobora experimentos anteriores no qual indivíduos que bebem mais água ingerem cerca de 200 calorias a menos ao longo de um dia inteiro.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso