5 Dicas para recuperar a massa muscular

5 Dicas para recuperar a massa muscular 3

Você já deve ter ouvido que não adianta perder peso e, junto com os quilinhos eliminados, perder massa magra, certo? Isso faz todo sentido, uma vez que corpo saudável é sinônimo de menos gordura e mais massa magra. Quem treina sabe bem essa equação, mas não é por isso que está livre de sofrer com a perda desse tipo de massa.

Alimentação inadequada, períodos sem treino e desequilíbrios hormonais podem diminuir a quantidade de massa magra no corpo. A boa notícia é que adotando as medidas certas, essa massa pode ser recuperada. Mais do que isso! Ela pode aumentar em um curto período. Quer saber como recuperar a massa magra perdida? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!

1# Adote uma Alimentação Rica e Balanceada

Para quem deseja ter a massa magra de volta, é extremamente importante que haja a ingestão adequada de calorias, além de uma dieta rica em proteínas, gorduras boas e carboidratos do bem. Nesse caso, ótimas opções são as barras proteicas, as omeletes de clara, o frango, o atum, a aveia, as frutas cítricas, a batata-doce, o azeite de oliva, a banana e o macarrão integral. Esses alimentos são ricos em vitaminas, enzimas e aminoácidos essenciais para a reconstrução muscular.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

2# Pratique Exercícios Físicos com Regularidade

5 Dicas para recuperar a massa muscular 2

Para definir o corpo, reduzir o percentual de gordura e ganhar massa magra, é essencial que a pessoa faça os exercícios adequados para o seu biótipo e suas condições físicas. As atividades de musculação são sempre as mais indicadas para esse fim e o ideal é que o trabalho muscular não seja realizado depois de exercícios aeróbicos, mas sim antes deles. Vale destacar que o tipo, a duração, a intensidade e a frequência do treino podem determinar o ganho de massa magra.

3# Utilize Suplementação

Suplementos como Whey Protein podem ser usados para atingir diferentes metas, inclusive, para recuperar a massa perdida. Esse tipo de suplemento não deve ser tomado de forma abusiva e aleatória. Pelo contrário! Ele demanda uma orientação nutricional adequada, a fim de tornar o consumo mais seguro e eficaz.

4# Hidrate-se, Hidrate-se, Hidrate-se!

O corpo bem hidratado trabalha muito melhor e apresenta uma performance mais satisfatória nos treinos. A hidratação ajuda a eliminar a sensação de inchaço, diminui a retenção de líquidos, equilibra o organismo e melhora o desempenho durante a musculação.

5# Respeite o Tempo de Descanso dos Músculos

5 Dicas para recuperar a massa muscular

Por mais que as atividades físicas devam ser feitas com regularidade, o mesmo grupo muscular não deve ser trabalhado por dois dias consecutivos. Isso pode causar microlesões musculares e atrapalhar nos resultados. É importante respeitar o tempo de descanso e alternar os exercícios. Por exemplo, se você trabalhar pernas em um dia, trabalhe os braços no outro.

Outros Métodos Para Melhorar o Ganho de Massa Magra

  • Vá para a academia pelo menos três vezes por semana;
  • Procure ter uma boa qualidade de sono, pois isso é determinante para a recuperação muscular;
  • Até conquistar seu objetivo de recuperação de massa magra, modere nos exercícios aeróbicos;
  • Quando atingir sua meta, não deixe de se exercitar;
  • Apesar de essas dicas serem cientificamente fundamentadas, elas não substituem a orientação profissional. Sendo assim, nada melhor do que conversar com o seu preparador físico para traçar estratégias para recuperar a massa magra perdida.

Você conhece alguma outra dica para recuperar e ganhar massa magra? Conte pra nós através dos comentários!

Texto colaborativo enviado pelo pessoal do Cuide do Corpo – um blog para quem busca informações sobre hipertrofia, fitness e de como levar uma vida saudável com esportes.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para [email protected] e quem sabe nós não publicamos.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »