5 alimentos mais saudáveis do mundo

5 alimentos mais saudáveis do mundo - Crédito: Shutterstock

Depois de conversar com inúmeros médicos e nutricionistas, o jornal norte-americano Huffington Post divulgou uma lista com os cinco alimentos considerados mais saudáveis do mundo.

Infográfico mostra benefícios da cerveja para a saúde
+ Benefícios da cerveja para sua saúde
+ Qual é a melhor roupa para malhar

Confira abaixo quais são os itens e incremente no seu dia-a-dia. Seu corpo agradece.

Pimenta Preta

Pimenta Preta - Reprodução
Possui fibras, ação antioxidante e ajuda quem sofre de excesso de gases. Por causa da sua ação potencializadora de ácido clorídrico, também acelera a digestão.

Recomendação: duas colheres de sopa diariamente.

Manjericão

Manjericão - Reprodução
O tempero aromático é rico em ferro, cálcio, vitamina C e potássio. Também possui flavonóides (orientina e vicenina) capazes de proteger as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e danos relacionados com radicais livres.

Seus óleos voláteis (estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno) restringem a formação de bactérias indesejáveis. Ele é também uma boa fonte de betacaroteno, um antioxidante que protege as células epiteliais contra danos causados pelos radicais livres. E traz na composição o magnésio, que atua na melhora do fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de arritmias cardíacas e de espasmos do músculo cardíaco ou dos vasos sanguíneos.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Recomendação: o tempero não tem contraindicação e pode ser consumido tanto ‘in natura’ como cozido.

Pimenta Chili

Pimenta Chili - Reprodução
Pode não parecer, mas essa pimenta possui três vezes mais vitamina C do que a laranja. A capsaicina, um dos principais compostos da pimenta e que causa a picância, reduz o apetite e aumenta o gasto calórico. Seis gramas queimam cerca de 45 calorias.

A pimenta também contém vitaminas A, B e C, magnésio, ferro e aminoácido. Sem contar que o ácido fólico e o betacaroteno presentes no alimento têm ação antioxidante. O resultado do consumo é amenizar a enxaqueca, pois provoca a liberação de endorfina, analgésico natural que provoca sensação de bem-estar. Quanto maior o sabor picante, maior a endorfina.

Recomendação: cuidado com o excesso, pois pode causar irritação ao trato gastrointestinal. O ideal é não ultrapassar uma colher de sopa por dia.

Arroz Preto

Arroz Preto - Reprodução
Raridade nos pratos brasileiros, o grão é rico em proteínas, ferro, vitamina E, C e Complexo B, além de possuir antocianina, pigmento antioxidante que causa a coloração escura. Ele apresenta mais fibras que o integral convencional, melhora o funcionamento intestinal, diminui a absorção de gordura e colesterol e causa maior saciedade que o arroz parboilizado. Em farelos, esse grão pode ser adicionado a vitaminas ou leite.

Recomendação: como todos os alimentos ricos em fibras, o excesso pode atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais. Portanto, não ultrapasse a quantidade de três colheres de sopa por dia.

Damasco

Damasco - Reprodução
A fruta possui betacaroteno, que melhora a imunidade e evita danos à visão. É também rica em cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas B1, B5 e C. Com poderes laxantes e diuréticos, é indicado para pessoas com prisão de ventre e retenção de líquidos.

Recomendação: apesar de não possuir contraindicações, não abuse da fruta desidratada, pois possui bastante calorias. A dica é comer 100 g por dia.

Fonte: Huffington Post

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »