Qual é a melhor roupa para malhar

Até quem já malha há um tempo tem dúvidas sobre a melhor roupa para praticar exercícios e, além de otimizar o treino, evitar qualquer problema.

Escolher a melhor roupa para malhar não é uma questão estética. É claro: você pode querer se vestir bem para se sentir mais confiante e também, quem sabe, atrair a atenção na academia, mas esse não é o foco. O foco é o treino, certo?

Antes das dicas, é fundamental avisar: não vá malhar de jeans, ok? Mesmo se for uma bermuda, esse tipo de tecido não foi feito para malhar e, além de pesar e não te ajudar em nada na hora do treino, pode irritar a sua pele.

Tecidos

Créditos: Reprodução

Escolha roupas com tecidos de fibras naturais, como o algodão ou o linho. Eles têm mais mobilidade, absorvem o suor e secam mais rápido. Se você quer otimizar o treino, pode optar por aqueles tecidos com maior aderência que permitem uma melhor transpiração do corpo.

Lycra e o dri-fit são boas opções para esse objetivo! Fuja de tecidos sintéticos.

Estou acima do peso

Créditos: Reprodução

Se você está mais acima do peso, opte por bermudas mais compridas, na altura do joelho, e por roupas mais largas. Camisetas ou regatas cavadas e bermudas mais curtas podem, inclusive, prejudicar seu treino e te atrapalhar na hora de correr ou praticar algum exercício de musculação, podem, também, causar lesões nas coxas e também na parte inferior do braço por causa do atrito.

Tênis para correr e meias

Créditos: Reprodução

Meias fazem uma diferença! Apesar de ser óbvio, tem gente que insiste em malhar com a mesma meia social que usou no trabalho porque foi correndo para a academia.

Não faça isso. Troque a meia por meias com algodão em sua composição. Elas absorvem o suor, diminuem o atrito e evitam o mau cheiro.

Já fizemos um texto completo sobre como escolher o melhor tipo de tênis para correr, confira as dicas aqui e descubra como otimizar sua corrida e também evitar lesões.

E no frio?

Créditos: Reprodução

Pensando em praticar atividade física em baixas temperaturas? Se a academia não for climatizada ou se você costuma malhar ao ar livre, preste o dobro de atenção na roupa escolhida!

Segundo o cardiologista médico do esporte Nabil Ghorayeb, do Sport Check-Up do Hospital do Coração: “Os exercícios deveriam ser praticados em temperatura média de 20 graus. O frio é uma agressão ao corpo. Exercitar-se em marcas inferiores a 14 graus representa risco à saúde porque ocorre uma vasoconstrição que faz com que o sangue não chegue suficientemente onde deveria – e o organismo sente muito”.

Então, se liga nas dicas:

Saia de casa agasalhado – com uma calça mais quente em cima do short ou do legging – e só tire essas peças quando for aquecendo o corpo. Quando estiver com muito frio, vista a calça comprida com tecido tecnológico, de preferência, uma camiseta de manga longa e até uma jaqueta corta-vento. Ao ar livre, não tenha medo de usar gorro e luvas. Você também pode optar por peças mais justas, como leggings e segunda pele, que deixam menos espaço para a passagem de ar.

Fazer exercícios com muita roupa ajuda a emagrecer?

Segundo Marcelo Saldanha Aoki, professor do Curso de Ciências da Atividade física da USP, a resposta é não e esse tipo de estratégia deve ser evitada: “O excesso de roupa pode acelerar o processo de elevação da temperatura corporal e, consequentemente, provocar a desidratação”.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »