Em nova trend do Tiktok, os usuários se gravam reagindo à cena exibida no minuto 19:50 do terceiro episódio da série “Sex/Life“, da Netflix. O que é tão chocante nela? Um pênis (bem grande) mole. E, como sempre, um pinto em cena choca muita gente. Mas por que a nudez masculina sempre vira assunto?
- 45 coisas que podem te tornar atraente, segundo a ciência!
- “Gap do Orgasmo”: por que homens não fazem as mulheres gozarem?
Não é como se todo nu frontal chamasse tanta atenção, né? Em Game of Thrones, por exemplo, cada episódio tem uma mulher pelada diferente – mas sem alarde. Vale refletir sobre isso.
Nudez masculina X nudez feminina
Desde a antiguidade o nu está presente, seja em pinturas, debates ou esculturas. Entretanto, com o passar do tempo, a maneira como homens e mulheres são retratados mudou.
Enquanto a nudez masculina está associada à força, poder e heroísmo, o nu feminino está ligado a sensualidade e beleza. A nudez feminina é muitas vezes considerada banal porque ela é vulnerável, ao invés de ser ameaçadora.
Além disso, a nudez feminina também é muito mais comum na televisão, já que o corpo da mulher é erotizado e objetificado. As mulheres nuas são, geralmente, colocadas em ambientes eróticos, enquanto a nudez masculina é abordada em um cenário mais cotidiano.
A nudez masculina na televisão
Peitos e bunda de mulheres já são comuns na televisão há muito tempo. Em contrapartida, a primeira aparição de um nu frontal masculino só chegou na televisão em 1993.
Com o passar dos anos, público e produtores ficaram cada vez mais confortáveis com a nudez masculina. Entretanto, por mais que estejamos mais abertos a ver pênis na TV, geralmente eles são próteses.
Assim, é possível perceber que ainda há uma necessidade cultural de representar o pênis de uma forma mais mística do que real, ainda representando poder através de forma e tamanhos “perfeitos”.
A obsessão com o tamanho
A conclusão é óbvia. “Tamanho não é documento”, elas dizem – mas na televisão é. Como o pênis está totalmente ligado ao poder e à masculinidade, em filmes e séries ele sempre é representado com um tamanho maior do que o normal, utilizando próteses. Por outro lado, o pênis muito pequeno sempre é visto como objeto de piada.
O que fazer, então? É preciso ter uma representação mais honesta do órgão masculino de maneira mais repetida. E reforçar que o tamanho do pênis não importa.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso