O que dizer de uma série que fez de um Zé Ninguém um astro de cinema, deu-lhe o prêmio máximo de Hollywood, angariou milhares de fãs no mundo inteiro e ainda ultrapassou as telonas, fazendo o personagem principal ser comparável a ídolos máximos do esporte que os filmes retratavam?
+ Confira 13 coisas que aprendi com Rocky Balboa
+ Veja 20 incríveis ensinamentos de vida com Sylvester Stalonne
Apesar de ser produzida em boa parte dos anos 70 e 80, Rocky Balboa proporcionou imagens, frases e músicas inesquecíveis para todas as idades.
É quase impossível ficar indiferente após ouvir um Gonna Fly Now, ou ver o vídeo em que Sylvester Stallone aconselha seu filho no último longa lançado.
Todos nós sabemos que o personagem Rocky Balboa, e portanto seus filmes, são inesquecíveis.
Qualquer um deles. Até mesmo o quinto, que o próprio Sly considera um filme ruim, você acaba envolvido pela trama e vai torcer pela briga de rua no fim.
Afinal, é o Rocky, o cara com a boca torta e o falar estranho mais amado das telas.
É por estes e tantos outros motivos que somos apaixonados pela série e curtimos tanto o Garanhão Italiano. Quer conferir as razões? Confira aqui embaixo:
1. Um filme sobre um cara qualquer
– Você tem algum antecedente criminal? (pergunta um recrutador de profissionais, em Rocky 2)
– Nada que eu possa me gabar… (responde Balboa)
Antes de levar o boxe à sério e largar o amadorismo, Rocky Balboa era praticamente um Zé Ninguém, sem ter onde cair morto. Um pau-mandado da máfia contratado para cobrar dívidas e quebrar dedos. Ele não gostava de bancar o machão, só queria ganhar uns trocados para aguentar a barra de viver em um subúrbio violento e com poucas chances da Filadélfia.
As únicas coisas que ele tinha a seu favor eram o treinador ranzinza mas que confiava em seu talento, a namorada problemática e estranha, um pouco de força de vontade e um talento meio tímido, mas presente. Aí que está o seu carisma e onde surge a nossa identificação. Se este cara com todas as limitações consegue chegar lá, por que você não consegue?
2. Rocky mostra o quanto a vida é dura
“E quando as coisas vão mal, você procura alguém para culpar, como se fosse uma sombra. O mundo não é um arco-íris em um amanhecer, na verdade é um lugar ruim e asqueroso. E não importa o tão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, se assim permitir. Nem você, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Não importa o quão forte você golpeia, mas sim, quantos golpes você aguenta levar e continuar em frente, o muito que você possa aceitar e seguir adiante. Assim é a vida!.” (Rocky 6)
Se tem um cara que tomou porrada da vida, este foi Rocky Balboa. E apesar dos socos que levou, Rocky sempre se levantou e continuou lutando. Ele levou muita porrada dos adversários, perdeu a esposa, o treinador, o melhor amigo, viu o filho virar um coxinha retardado, teve que se aposentar, virou motivo de galhofa e ainda teve que cuidar do cunhado vagabundo.
Teve glória, teve dinheiro, ficou sem os dois, caiu no esquecimento e nunca desistiu. Melhor do que ver um azarão vencer, é ver ele não desistir. E quando ele ganha, você tem a sensação de que ele mereceu muito aquilo lá.
3. Não é uma série sobre vitórias
Se você parar para assistir, e entender a série, verá que as vitórias são o que menos importam na vida de Rocky Balboa. Tanto que o primeiro e último filme o lutador não é agraciado com ela. Para o Garanhão Italiano, mais importante do que chegar lá e vencer, é ter uma chance, abraçá-la e tentar. A vitória entra como consequência.
Isto leva-nos a pensar que os meios para conquistar um objetivo são até mais importantes do que o objetivo final.
4. Rocky não espera o ambiente perfeito, ele faz a sua oportunidade
Correr quase 50 km calçando um All Star, bater saco com um pedaço de carne, correr com troncos, puxar carroça, etc… Você não verá Balboa chorando pelos cantos a cada adversidade, fazendo corpo mole ou coisa do tipo.
Rocky não espera a situação perfeita, ele constrói ela. Que tal deixar de lado todas as dificuldades que você impõe ao seu sonho e começar a botá-lo em prática, mesmo que tenha que replanejar mais na frente?
5. Rocky é um cara visionário
Rocky é um cara tão foda que, enquanto tentava solucionar suas questões pessoais, também ajudou o mundo a se livrar de um certo problema: a Guerra Fria!
Foi em 1985, antes mesmo da Queda do Muro de Berlin. Rocky era top, tinha grana e fama, e foi desafiado por Ivan Drago, vindo do lado vermelho do mundo, anabolizado e querendo provar que na Rússia Soviética, o boxe e tudo era melhor que no mundo Capitalista.
Depois de perder seu amigo e antigo desafeto Apollo, Rocky aceita o desafio, vai treinar na Sibéria. Mas o melhor resumo como ele transformou o futuro geopolítico mundial está em seu desabafo, no final da luta.
“Durante essa luta eu vi muitas mudanças. A maneira como vocês se sentiram sobre mim… E a maneira como eu me senti sobre vocês. Aqui dentro (ringue), haviam dois sujeitos se matando. Mas, eu acho que isso é melhor que vinte milhões. O que eu estou tentando dizer é que, se eu posso mudar, vocês podem mudar, todo mundo pode mudar!
No final do discurso, o público e até os representantes da alta cúpula do governo da URSS levantam-se para aplaudir Rocky. Depois disso, veio a Glasnost, Perestroika e fim da URSS cinco anos depois. É mole ou quer mais!
6. Duelos épicos
Se tem uma coisa que você aguarda ansiosamente, é pelos confrontos épicos dos filmes de Rocky Balboa. Você não verá nenhuma luta que dure dois ou três assaltos, quase todas elas arrastam-se até 15 rouds, com rostos deformados, lutadores acabados e muita porradaria.
Rocky duela por duas vezes com Appollo Creed, tem uma luta memorável com Ivan Drago, arrisca uma luta livre com o gigante Hulk Hogan e termina em um belo confronto com o lutador muito mais jovem e profissional, Mason Dixon. Vai dizer que não ficou com vontade de conferir algum confronto desse?
7. Trilha Sonora fantástica
A série Rocky possui uma trilha sonora excepcional e é impossível ficar indiferente sem ouvir alguns clássicos da série. Bill Conti, James Brown e Survivor são alguns dos responsáveis disso tudo. Vou citar seis delas que merece o seu respeito:
8. Sem Rocky Balboa, não existiria Sylvester Stallone
Stallone não existiria sem Rocky, tanto quanto Rocky não existiria sem Sly, mesmo com o ator admitindo mais diferenças do que semelhanças entre o personagem e o ator. Isto porque eles estão intimamente ligados ao longo da sua vida.
Apesar de acumular fama e fortuna ao longo dos últimos 40 anos, a rota que Stallone levou para chegar do topo foi uma das mais penosas de Hollywood. Sem a sua persistência, sem o seu foco e força, talvez ele teria ficado pelo caminho, como tantos outros.
Passar fome, ter que morar na rua, vender seu cachorro fiel foram alguns obstáculos que Stallone teve que passar. Lembram-se da vida miserável de Rocky Balboa? Não é mera coincidência!
Além disso, ambos são homens de família: Sly é casado há mais de 10 anos com Jennifer Flavin, com quem tem três filhos. Levam vidas regradas: a forma é mantida à base de exercícios físicos pesados e dietas. Os dois tiveram grandes perdas: Rocky vê sua mulher Adrian morrer, enquanto Stallone perdeu seu filho na vida real.
9. Filmes recheados de Lições de vida
Sem sombra de dúvidas, nenhuma outra série ensinou mais sobre a vida e os dilemas que você vai passar durante ela que a série. Stallone afirmou que, desde pequeno, queria entrar para a indústria de cinema, pois aquilo era uma forma de inspirar pessoas. Foi isto que o motivou a vida inteira a criar filmes que inspirassem pessoas a superar suas capacidades e objetivos.
Confira algumas frases da série que são verdadeiras lições de vida:
“A ultima coisa que envelhece é o coração” (Rocky Balboa)
“A pior coisa que acontece a um lutador é quando ele fica domesticado” (Rocky 3)
“Já levou 500 socos na cara em uma noite só? Depois de um tempo começa a doer” – (Rocky, O Lutador)
“Prefiro me arriscar fazendo algo que gosto perdidamente que se sentir perdido por não fazer o que amo” (Rocky Balboa)
“O medo é como o fogo, ele queima você por dentro. Se você controlá-lo, vai queimar você. Mas se ele o controlar, vai queimar você e tudo ao seu redor” (Rocky 5)
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso