20 Incríveis ensinamentos de vida com Sylvester Stallone

20 Incríveis ensinamentos de vida com Sylvester Stallone - Crédito: Reprodução

Sylvester Stallone alcançou reconhecimento mundial como ator, diretor e escritor desde que ele entrou em cena como o personagem-título em seu próprio roteiro do filme Rocky, em 1976. Mas, se você acha que a série é o maior motivacional de Sly para sua vida, peço que pare tudo o que você está fazendo e leia esta matéria que conta um pouco sobre sua sofrida, triste e vitoriosa carreira.

Confira 13 coisas que aprendi com Rocky Balboa
Dicas surpreendentes para se dar bem na vida com Schwarzenegger

Apesar de acumular fama e fortuna ao longo dos últimos 40 anos, a rota que ele levou para chegar lá foi uma das mais penosas de Hollywood. Sem a sua persistência, sem o seu foco e força, talvez ele teria ficado pelo caminho, como tantos outros.

Passar fome, ter que morar na rua, vender seu cachorro fiel foram alguns obstáculos que Stallone teve que passar. Até mesmo quando estava como uma celebridade consagrada, teve que conviver com a perda de seu filho e viu, no ensinamento dos seus próprios filmes, força para continuar caminhando.

Confira uma seleção dos principais ensinamentos de Sylvester Stallone até a conquista do sucesso:

Antes da Fama

Faça de seus defeitos sua força

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 2
Devido a complicações no parto, o lado inferior esquerdo do rosto de Stallone é paralisado, incluindo partes da língua, lábio e queixo. Sofreu bullying sua infância inteira e, ao invés de se remoer como um deficiente, ele seguiu em frente e usou o fato como uma marca registrada.

Tenha um objetivo

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 18
Stallone afirmou que desde pequeno queria entrar para a indústria de cinema, pois aquilo era uma forma de inspirar pessoas. Foi isto que o motivou a vida inteira a criar filmes que inspirassem pessoas a superar suas capacidades e objetivos.

Tente, tente e tente novamente

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 6
“Você é estúpido olhando. Faça outra coisa.”, “Aqui não é lugar para você.”, “Você nunca vai ser uma estrela.”, “Você é louco.”, “Ninguém vai querer ouvir alguém que parece drogado e fala com o canto de sua boca”.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o sucesso não veio rápido para Stallone. Estas foram só algumas das dezenas de frases que ele ouviu quando estava procurando por um emprego como ator, em Nova Iorque. Fez testes em todas as agências da cidade e recebeu uma enxurrada de nãos. Seu primeiro ponta em um filme veio depois de ficar um dia inteiro esperando por uma vaga na agência. Ganhou por insistência.

Jamais se acomode


Fez três pequenas pontas e continuou sendo rejeitado. Por que Stallone nunca optou por largar a carreira a carreira de ator? Porque sua motivação e sonhos eram maiores do que as negativas que recebia. E ele sabia que bastava arrumar qualquer emprego para se acomodar em uma vidinha medíocre e deixar seus sonhos de lado, os sonhos que poderiam incentivar pessoas.

Mude a abordagem

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 5
Depois de brigar com a esposa, que não aceitava sua teimosia na carreira de ator, Sly foi a biblioteca pública de Nova Iorque porque lá estava quente naquele rigoroso inverno. Foi lá que acabou conhecendo um livro com as histórias de Edgar Alan Poe e acreditou que poderia escrever um roteiro e tentar entrar em Hollywood com uma boa história. Seu primeiro roteiro que vendeu foi Paradise Alley, por 100 dólares.

Às vezes você precisa chegar ao fundo do poço

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 19
Sem dinheiro no bolso, Stallone acabou vendendo as joias da esposa. O relacionamento acabou neste instante. Seu único companheiro era o cachorro, que ainda teve que vender por R$ 50 em uma loja de bebidas, pois não tinha como alimentá-lo. Foi um dos dias mais tristes de sua vida.

As melhores ideias podem vir em qualquer momento

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 10
Em casa e sozinho, Stallone assiste a uma luta de boxe entre Muhammad Ali e Wepner. Ali comprovando sua superioridade enquanto Wepner era espancado brutalmente, mas continuava levantando e tentando lutar. Mesmo sem nenhuma chance de vencer ou estratégia, ele persistia apanhando e erguendo-se para apanhar ainda mais. Stallone inspirou-se brutalmente na luta e trabalhou ininterruptamente em um roteiro por mais de 20 horas seguidas. Quando acabou, chamou sua história de Rocky (1976).

Tudo tem o seu momento certo

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 14
É preciso estar no momento certo e com a ideia certa para que as coisas aconteçam. “Eu não poderia ter feito Rocky Balboa 10 anos antes porque eu tinha que realmente viver muitas coisas e passar por algumas provações. As coisas sempre têm uma razão para acontecer. Meus filmes são sobre encontrar um valor real em sua vida”, resume Sly.

“Você precisa ter algum toque humano em filmes de ação. Essa é a coisa mais difícil de fazer. Balas de armas e efeitos especiais você pode ter em qualquer momento e a qualquer custo. Mas as emoções não têm preço.”

Dê um passo atrás para dar dois à frente

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 21

Enfim, ele encontrou pessoas que acreditavam no roteiro e ofereceram 125 mil dólares pelo filme. Rejeitou a proposta pois não queriam que atuasse no filme. Chegaram a oferecer contrapartidas de 325 mil só para que não atuasse. Negou novamente. No fim, deram-lhe 35 mil dólares para que ele participasse do filme e dos riscos. O primeiro filme de Rocky custou menos de 1 milhão de dólares e faturou 200 milhões.

A maior vingança é o sucesso

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 20
Com o roteiro de Rocky na mão, recebeu o retorno das agências dizendo que era previsível, estúpido e bobo. Tratou de guardar na mente todos os comentários. O filme transformou-se em um grande sucesso mundial, ganhou o Oscar de Melhor filme, em 1976. Durante a cerimônia de premiação, Sly leu em voz alta boa parte das rejeições que recebeu.

A persistência ganhou do pessimismo e ela foi a melhor forma de vingança para os que os desacreditavam.

Reconheça seus verdadeiros amigos

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 13
Quando recebeu a grana do roteiro de Rocky (35 mil dólares), procurou o cara que comprou seu cachorro e ofereceu mais que o dobro do dinheiro para tê-lo de volta. O comprador só aceitou quando Sly deu 15 mil dólares e mais a participação no filme. No filme, o cachorro de Balboa é o companheiro de Stallone na vida real.

Depois da fama

Velhas amizades nunca acabam

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 23
Muitas coisas só acontecem de forma colaborativa. Talvez você esteja em uma banda, tenha uma ideia original conjunta (como o MHM) ou mesmo fazendo filmes. Trabalhar em parceria envolve um esforço de equipe, assim como Mercenários. Todo mundo traz consigo algo diferente. Tente colocar pessoas diferentes juntos e ver o que sai. Os melhores projetos são feitos assim.

Stallone e Dolph Lundgren trabalharam juntos em Rocky 4, e de novo, mais de 20 anos depois, em Os Mercenários. Este tipo de amizade duradoura, você não pode prever quando acontece e nem se vai durar. Você nunca sabe quando você vai precisar ou acabar colaborando com um velho amigo.

Competições podem ser boas

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 3
Na década de 80, houve uma espécie de batalha pela supremacia do gênero de ação. Stallone e Schwarzeneggar nunca apareceram no mesmo filme juntos até Mercenários. Eles sempre tentaram ser melhor que o outro, e dedicaram-se o máximo para chegar ao topo. Isso fez com que dessem o melhor de cada um.

“Dizem que é bom ter um amigo, mas às vezes é bom ter um adversário que o empurre para além do que você pensa que você é capaz de fazer.”

No Pain, No Gain (Sem dor, sem ganho)

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 17

O único filme que Sly assumiu que nunca se machucou foi Stop! Or My Mom Will Shoot, 1992 (desastre de público e crítica). Seus melhores filmes foram os que deram maior suor e apresentaram mais dificuldades. O quando mais difícil você trabalhar em um projeto, melhor o resultado pode ser. “O que é mais difícil de fazer, traz mais público para assistir”, revela o ator.

Retornos às vezes são bons e necessários

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 25
A carreira de Stallone é cheia de altos e baixos. Nos anos 70 e 80, ele era muito popular. Em seguida, no final dos anos 90, início dos anos 2000, ele fez um monte de produções ruins e desapareceu. Em seguida, ele voltou com força total, com novos filmes de duas franquias mais bem sucedidas, Rocky e Rambo. Então ele lançou uma nova série (Mercenários) que mudou a concepção dos filmes de ação e trouxe ele à tona novamente.

Nem sempre você pode acertar em uma volta, mas boa parte das vezes você precisa tomar um ar, enxergar de fora e retornar com força total.

Ninguém sabe e se dedica mais para um projeto seu do que você mesmo

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 8
Mesmo quando você tem uma grande equipe de pessoas ajudando-o em um projeto, você tem que entender que eles nunca vão ver a sua visão da mesma maneira que você faz. Você precisa usar a comunicação extra para obter as ideias. Você também precisa respeitá-los, e não fazê-los fazer algo perigoso ou que você não faria sozinho.

“Você tem que ser irracionalmente apaixonado. Este é o seu bebê. É algo que você entende mais do que ninguém. Você não pode esperar que outra pessoa sinta da mesma maneira, da mesma forma que ninguém pode entender como você se sente sobre o seu filho, porque isso é parte de você. Está em seu sangue. Está em seu DNA.”

Tudo pode dar errado

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 24
Não importa quanto tempo você gasta se preparando para alguma coisa, você não pode garantir que algo imprevisível vai acontecer.

“É incrível como muitas vezes você acha que tem tudo sob controle, mas então as nuvens se abrem e começa a chover e tudo vai pelo ralo. A única coisa que sei é que os melhores planos feitos nem sempre acontecem. Algo sempre vem à tona, que o leva em uma direção diferente”, resume Sly.

Deixe espaço para a descoberta

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 15

Nada nunca vai ser exatamente como planejado, então seja flexível. O roteiro é uma diretriz. Você pode encontrar um acidente feliz, e acabar com algo melhor. Você encontra coisas que você não poderia ter previsto antes.

“Nem tudo vai ser um caminho planejado. Eu considero a minha vida 10% pensada e 90% feita sob ação do destino. Não mais que isso”.

Precisamos sempre de novos desafios

Ensinamentos incríveis de vida com Sylvester Stallone 4
Stallone funciona bem com o caos. É aí que ele chama de lar. “Fazer um filme é como uma guerra. É sempre perder o controle, suas emoções, escrita, força e saúde vão te trair. Você está sem dinheiro. Você está fora do tempo. Você está acima do orçamento. Você diz que não tem nada a provar, mas você faz.

Você sempre tem que provar a si mesmo. Eu não dou a mínima para o que alguém diz. Você está sempre à procura de uma montanha para escalar. Isso é o que te mantém vivo. Isso é o que o mantém vital. E talvez quando você não consegue encontrar uma montanha, você pode construir uma”.

Perdas são inevitáveis. Aprenda a conviver com elas


Talvez a maior provação e dor que Sylvester Stallone tenha passado foi em 2012, na morte do seu filho. Para a ocasião e como ensinamento final, deixou a cena de Rocky Balboa 6, que resume bem a situação:

“E quando as coisas vão mal, você procura alguém para culpar, como se fosse uma sombra. O mundo não é um arco-íris em um amanhecer, na verdade é um lugar ruim e asqueroso. E não importa o tão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, se assim permitir. Nem você, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Não importa o quão forte você golpeia, mas sim, quantos golpes você aguenta levar e continuar em frente, o muito que você possa aceitar e seguir adiante. Assim é a vida!” (Rocky 6)

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »