11 Dicas Surpreendentes de Arnold Schwarzenegger para se dar bem na vida

Reprodução

Você pode até não gostar da interpretação de Arnold Schwarzenegger como ator, ser contra as opiniões do estadista que governou por 2 mandados a Califórnia ou mesmo achar que seu jogo nas competições de fisiculturismo são desleais, mas se parar para ouvir a história de vida e superação do “Carvalho Austríaco”, verá que ela é tão intrigante, irreal e superlativa quanto seus músculos e a quantidade de público que seus filmes levam aos cinemas.

+ Confira os conselhos com o Poderoso Chefão
13 Coisas que aprendi com Rocky Balboa
+ Veja as lições que o Clube da Luta pode ensinar para você

Se pudermos defini-lo em uma palavra, a contradição é a que norteia sua vida. Um europeu que se tornou um líder americano; um republicano que ama os democratas; um ator de filmes de ação que tem na comédia a sua grande sacada e sucesso; um empreendedor ultra disciplinado que nem sempre teve a disciplina necessária; um especialista em boa forma que adora fumar charutos; um cara com entusiasmo digno de criança e cuja maior fama na vida é ‘exterminar pessoas’.

Mas, se você acha que ele não deve servir de exemplo, está redondamente equivocado. Foi através da biografia de “Arnold Schwarzenegger: A inacreditável História da Minha Vida“, que percebi o quão ‘foda’ era este ator de filmes de ação. Se fosse transformado em filme, sua vida seria a sua grande obra.

Por isso, resolvi reunir os principais ensinamentos e atos que fizeram Schwarza chegar ao patamar de ídolo mundial. Já adianto que, para chegar lá é preciso de esforço, dedicação e, claro, muita, muita repetição.

11 dicas surpreendentes de Arnold Schwarzenegger para se dar bem na vida

1# Não culpe seus pais


Assim como muitos, quando Schwarzenegger era pequeno admirava o pai e queria ser como ele, policial. Com o crescimento, passou a questionar o modo como ele tratava, com rigor, cobrança excessiva e até a violência usada. Mas, foi esta criação que transformou Arnold no que é hoje.

“Resolvi que iria transformar o modo como fui criado em algo positivo, em vez de ficar reclamando. A severidade dele me afastou de casa. Por causa dela fui para os Estados Unidos e trabalhei duro para ter sucesso, e fico feliz por ter feito isso. Não preciso lamber minhas feridas”, desabafa.

Por isso, pare de culpá-los. Seus pais fizeram o melhor possível por você e, caso tenham lhe causado problemas, estas questões agora são suas, e quem tem que solucioná-las é você próprio. Talvez seus pais até tenham sido excessivamente atenciosos e protetores e você agora se sinta carente e vulnerável no mundo, ou então podem ter sido duros demais, mas não importa. Agora cabe a você o controle do jogo.

2# Transforme suas desvantagens em vantagens

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 14
Quando o austríaco tentou a carreira no cinema, muitos agentes falaram para desistir, que seria loucura, já que o corpo extremamente musculoso, o sobrenome impronunciável e o sotaque eram muito estranhos para Hollywood. Ao invés de ficar chorando pelos cantos, Schwarza emagreceu mais de 20 quilos, focou em treinar o seu inglês e sua atuação da mesma forma com que se dedicou para se transformar no campeão do fisiculturismo.

Graças a isto, ele deu um novo rumo à indústria cinematográfica de Hollywood e, sem ele, Conan, o Exterminador do Futuro e este formato de filmes de ação que acompanharam as produções seguintes não teriam saído do papel.

“Faz parte da natureza humana insistir nas coisas que somos bons. Se você tem bíceps grandes, vai querer fazer um número infinito de roscas bíceps, só para vê-lo ainda maior. Para ter sucesso, porém, é preciso ser duro consigo mesmo e se concentrar nas falhas”, ensina Arnold.

3# Quando alguém dizer não a você, encare como sim

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 4
Impossível é uma palavra companheira de Arnold durante a vida, inclusive como governador. Diziam que seria impossível convencer os californianos a instalar 1 milhão de telhados solares, reformar o sistema de saúde e fazer algo em prol do aquecimento global. O ‘Governator’ foi lá e fez. E só assumiu estes desafios justamente porque ninguém conseguira fazer antes.

“O único jeito de possibilitar o possível é tentar o impossível. E daí se você fracassar? É o que todo mundo espera mesmo. Se conseguir, vai fazer do mundo um lugar melhor.”, revela Schwarzenegger.

4# Nunca siga a multidão. Vá para onde estiver vazio

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 3
Ninguém nunca conseguiu colocar Arnold em estereótipos. Ele era um político republicano com ideias Democratas. Um ator de filmes de ação que soube fazer comédia. Um fisiculturista que não teve receio de procurar o balé para melhorar suas performances nas competições.

Se você sabe que todos os restaurantes costumam ficar lotados às 21h, por que não jantar mais cedo? Se sabe que o trânsito é das 17h às 20h, por que não fazer algo próximo do trabalho até o horário? Boa parte das pessoas usam estes raciocínios durante o cotidiano, mas esquecem quando se trata da carreira, buscando as mesmas coisas ou deixando de pensar e atuar em campos diferentes.

“Quando todos os aspirantes a ator estavam tentando conseguir papéis de figurantes em filmes, mantive meu objetivo de ser protagonista. Quando todos os políticos tentam subir de posto a partir de um cargo local, candidatei-me direto a governador do estado. É mais fácil se destacar quando você mira direto o topo. Sempre procurei o meu próprio jeito de fazer as coisas, assim, mantinha minha personalidade”, enfatiza o Governator.

5# Não importa o que você faça na vida, vender sempre é parte do negócio

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 12
Ser o Mister Olympia não foi o suficiente para Arnold. O fisiculturismo era um esporte inexistente e visto com muito preconceito. Para aumentar sua exposição e dar o devido valor à atividade, ele tinha que demonstrar outras consequências do treinamento além de criar corpos musculosos, que a boa forma ajudaria a manter a saúde e melhoraria a qualidade de vida.

Arnold procurou fazer associações da atividade com o bem-estar e um estilo de vida saudável, parcerias que desenvolvesse a área e buscou a imprensa para divulgar o esporte, às vezes até criando boatos. Em um deles, começou a dizer que malhar era melhor que fazer sexo.

De que adianta ser o melhor em algo que não tinha valor nenhum fora das pessoas envolvidas? Quanto mais famoso fosse o fisiculturismo, maior exposição, mais dinheiro e reconhecimento a atividade e Arnold teria. “Você pode ser um ótimo poeta, um grande escritor, um gênio de laboratório. Pode fazer o melhor trabalho do mundo, mas, se ninguém souber, não vai adiantar em nada!”, declara o Carvalho Austríaco.

6# Não Pense Demais

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 10
Se você passar o tempo todo pensando, a sua mente não consegue relaxar. Esta é a razão pela qual indivíduos mais inteligentes passam por grandes fracassos. Não se deve pensar demais nas coisas, quanto mais você sabe, menos tende a agir.

Você precisa relaxar a mente para usá-la em seu potencial máximo quando tiver uma próxima decisão. Isso não quer dizer que não deva usar o cérebro, mas há momentos em que é preciso agir de forma instintiva. Você precisa se cercar das informações para poder usar seus instintos com mais confiança.

“Um boxeador sobe ao ringue levando uma imensa quantidade de conhecimento – em que momento se esquivar, atacar, contra-atacar, bloquear. No entanto, se fosse pensar em tudo isso na hora de levar um golpe, estaria acabado. Ele precisa usar tudo o que sabe em um décimo de segundo. Quando você não confia no seu processo de tomada de decisão, ele pode prejudicar seu avanço”, aconselha Arnie.

7# Esqueça o plano B

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 9
No começo de 2014, Arnold tinha muita rejeição perante a opinião pública sobre sua proposta de votação popular para refinanciar uma dívida de 15 bilhões de dólares do estado de Califórnia. Os especialistas já estavam decretando a derrota e sugerindo um plano B. Arnold respondeu:

“Por que assumir uma atitude derrotista? Se não houver plano B, o plano A vai ter que funcionar. Existe muita coisa que podemos fazer para chegar mais perto do objetivo que não seja abandonar a ideia totalmente”.

Se estiver ansioso, em vez de traçar planos de emergência, pense no pior que pode acontecer se o que está tentando fazer não der certo. Logo perceberá que falhar não terá tanta importância quando você dá. Para se desafiar e crescer, você precisa abrir mão da sua rede de segurança e arriscar mais.

8# Mudar exige coragem

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 7
Schwarzenegger foi premiado com o título de Mister Universo aos 20 e venceu o concurso Mr. Olympia um total de sete vezes. Ele trocou o esporte para se aventurar como ator em Hollywood.

Como ator, ganhou fama internacional, tornando-se um ícone de filmes de ação de Hollywood, com destaques para filmes como: Conan, Exterminador do Futuro, Vingador do Futuro e Os Gêmeos. Mesmo assim, ele se aventurou na política, governando a Califórnia por dois mandatos. Se você quiser mudar, é preciso saber sair da zona de conforto, apostar no escuro em busca do seu objetivo maior. Sem coragem, o primeiro passo não é dado.

9# Cuide do seu corpo e de de sua mente

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 17
“É preciso construir a mais refinada máquina física possível, mas também a mais aguçada máquina mental”. Arnold nunca teve problema no cultivo do corpo, mas descobriu no meio do caminho que a mente também tinha um papel de protagonista na sua vida. Assim, tornou-se uma verdadeira esponja e passou a absorver tudo, desde o inglês para as interpretações a teorias econômicas e políticas na tentativa de eleição.

“Clint Eastwoodd praticava exercícios físicos mesmo quando estava dirigindo e atuando em um filme. Dimitri Medvedev trabalhava horas a fio quando era presidente da Rússia, mas tinha uma academia em casa e malhava duas horas por dia. O próprio Papa João Paulo II acordava às cinco da manhã, lia jornais em seis idiomas e fazia 200 flexões e 300 abdominais antes do café. Se eles têm tempo para isso, você também tem!”, destaca Arnold.

10# Nunca entre em nada só para competir, o lugar mais alto do pódio tem que ser o objetivo

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 13
Em sua primeira competição para o Mister Universo, Arnold entrou na disputa sem grandes expectativas, com o objetivo somente de um lugar ao pódio. Alcançou o segundo lugar e caiu em si que havia cometido um grande erro, havia se subestimado. Se tivesse entrado na competição para ganhar, tinha mais chances de bater o primeiro lugar. Em vez disso, acomodou-se com a simples participação.

“Depois disso, nunca mais participei de nenhuma competição só por competir. Eu me inscrevia para ganhar, mesmo que nem sempre vencesse, era esse o meu estado de espírito. Eu me tornei um verdadeiro animal. Se você conseguisse ler meus pensamentos antes de um concurso, ouviria isto. “Eu mereço este pódio, este pódio é meu, e o mar vai ter que abrir para mim. Saia da minha frente, porra, estou decidido. Pode ir descendo daí e me dar o troféu”.

11# O Limite está na sua mente

11 dicas supreendentes de Arnold Schwarzenegger 2
Nos levantamentos de peso, Arnold viu durantes muitos anos, um limite de 226,8 quilos na prova de arremesso. No entanto, bastou o levantador de peso russo Vasily Alekseyev estabelecer um novo record mundial de 227,2 quilos em 1970, que outros atletas levantaram mais de 226,8 em menos de um ano.

“Isso me mostrou o poder que a mente tem sobre o corpo. Muitas vezes o limite que eu pensava existir era puramente psicológico. Depois que vi meu adversário levantar quase 500 quilos, comecei a dar grandes saltos no meu treinamento”, afirma Arnold.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »