Aprenda com o Poderoso Chefão

No dia 15 de março de 1972, há exatos 40 anos, o Poderoso Chefão estreava em Nova York. O filme de mais de três horas, sombrio escuro e totalmente fora dos padrões hollywoodianos, era desacreditado até pelo seu diretor, o até então inexperiente Francis Ford Coppola. Apesar de muitas negativas e portas na cara, o longa ganhou 10 indicações ao Oscar, venceu em três categorias – Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando, visto naquele momento como ator acabado) e Melhor Roteiro Adaptado.

Marlon Brando no papel de Don Corleone

Além disso, a película entrou para a história como um dos filmes mais vistos nos EUA. Com um orçamento de US$ 6 milhões, o filme arrecadou mais de US$ 230 e, em seis meses ultrapassou a bilheteria de …E o Vento Levou – este último precisou de 33 anos e vários relançamentos para atingir a marca recorde até então.

O filme que trata de poder, rivalidade entre irmãos e patriarcado se transformou em um prato cheio para nós homens. E não há conversa de boteco, roda de amigos ou até fila do supermercado que a simples citação de alguma frase usada na trilogia não descambe para discussões mais acaloradas. Por isso mesmo, resolvemos selecionar 10 conselhos valiosos de Dom Corleone para você levar para o trabalho, para o relacionamento e para a vida.

  • 1. “Nunca deixe os outros saberem o que você está pensando”

A célebre frase dita por Dom Vito Corleone a seu filho Santino indica a não expor seus pensamentos e ideias publicamente, pois isso permite que as pessoas interfiram ou antecipem suas ações prejudicando quando e como quiserem.

  • 2. “Um homem que não se dedica à família nunca será um homem de verdade”

Toda ética de Vito Corleone é baseada na família. Sem ela, não adianta ser reconhecido no mundo dos negócios. A dedicação a família, e o reconhecimento dela, é o combustível que o homem precisa para ter forças e voltar à luta todos os dias.

  • 3. “Quando foi que recusei um acordo?”

Apesar do poder que tinha, Dom Corleone sempre evitou impor as coisas. Na sua visão de mundo, a negociação era o caminho mais curto para alcançar seus objetivos e conquistar o respeito alheio.

  • 4. “Mas agora você vem até aqui e pede para fazer justiça? Mas você não pede com respeito, não oferece amizade e nem pensa em me chamar de Padrinho?”

Dom Corleone nunca agiu exclusivamente por dinheiro, mas acreditava, desde jovem, que fazer favores as pessoas era a melhor forma de trazê-la para o seu lado. Assim, caso precisasse delas futuramente, saberia que dificilmente receberia um não em troca.

  • 5. “Vou lhe fazer uma oferta irrecusável”

Caso os favores não fossem retribuídos, caso a conciliação e o respeito não fosse atingido, Corleone apelava para aquilo que seria a proposta irrecusável. Nessas horas, até mesmo encontrar a cabeça do seu cavalo predileto na cama seria possível.

  • 6. “Você deve manter seus amigos próximos e os inimigos mais próximos ainda”

Usando o princípio de não explicitar o que pensa, os inimigos não devem saber que são inimigos e nem enxergá-lo como tal. Quanto mais próximo eles estiverem de você, mas fácil saber o que estão planejando. Dessa forma, você pode antecipar atos e impedir que algo aconteça.

  • 7. “Nâo odeie seus inimigos, isso afeta seu raciocínio”

A raiva e o ódio provocam um conflito interno em você mesmo, fazendo-o agir por emoção e prejudicando o seu julgamento. A razão é a forma mais eficaz de resolver seus problemas.

  • 8. “Amigos e negócios: água e azeite”

Pode parecer um conselho batido, mas quase sempre acabamos caindo nessa. Não devemos misturar amigos (e familiares) e negócios. Essa mistura induz a decisões incoerentes, além de que pessoas com sentimentos paternalistas nos negócios têm maior probabilidade de se dar mal.

  • 9. “Se existe algo certo nessa vida, se a história nos ensinou alguma coisa, é que qualquer pessoa pode ser morta”

Nunca aja como Santino, de maneira explosiva. Nunca diga que não pode superar ninguém e nem que não pode chegar lá. Caso alcance o mais alto patamar que sonhou, não aja com arrogância. Tudo pode ser destruído e alcançado.

  • 10. “Os homens mais ricos são aqueles que possuem amigos mais poderosos”

Amigos influentes reduzem o caminho (seja para aquele emprego, negociação ou mesmo para conquistar aquela garota). Eles também servem para te proteger dos adversários que desejam te derrubar. Dinheiro sem aliado não é nada.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »