Apesar de não ter a visibilidade de um Breaking Bad, Game of Thrones ou Walking Dead, Sons of Anarchy tem um grande público cativo e uma narrativa bem interessante, contando sobre um grupo de motociclistas fora-da-lei badass de uma pequena cidade do norte da Califórnia.
Lançada em 2008, o que era para ser uma série de 1 temporada apenas, ganhou audiência suficiente para segurar sete temporadas no FX, com direito a Globo de Ouro para atuação de Katey Sagal.
- Séries de TV que todo homem deve assistir
- 5 lições de vida com a série Prison Break
- 7 Filmes de Faroeste modernos que todo homem tem que ver
A história começa quando Jax, o então vice-presidente do SAMCRO (Sons of Anarchy Motorcycle Club, Redwood Original), começa a questionar suas ações e as do clube que foi fundado por seu falecido pai e agora é comandado por seu padastro.
Para você que é fã ou mesmo para quem ainda não encontrou motivos suficientes para se aventurar na narrativa, selecionei as principais curiosidades sobre Sons of Anarchy.
Refilmagens que valeram a pena
De acordo com Kurt Sutter, criador da série, o episódio piloto foi inteiramente filmado com Scott Glenn no papel de Clay Morrow. Como decidiu mudar o rumo do personagem, substituiu o ator por Ron Perlman e todas as cenas do personagem tiveram que ser refilmadas.
Fobia de bonecas
O medo que Tig sente de bonecas é chamado de Pediophobia. Por incrível que pareça, o criador da série Kurt Sutter tem essa fobia na vida real.
A vida imita a arte
Katey Sagal, a Gemma, é casada com o criador da série, Kurt Sutter. Uma outra curiosidade sobre ela é que na vida real, Katey tem um filho chamado Jackson, mesmo nome de seu filho na série.
Diretor Faz-tudo
Além de ser criador, roteirista e produtor, Kurt Sutter ainda encontra espaço para interpretar Otto, um membro do SAMCRO que está atrás das grades.
Baseados em fatos reais
O personagem principal Jax é parcialmente baseado na vida de Edward Winterhalder como retratado em seu primeiro livro Out in Bad Standings.
Tudo Nosso
Wayne Unser, o xerife da cidade onda a história acontece, é claramente controlado pelo clube. Seu sobrenome (Unser), em alemão, quer dizer “nosso”.
Título original
Sons of Anarchy originalmente tinham uma título bem diferente do que ficou consagrado. Se não tivesse rolado a mudança, o nome da série seria Forever Sam Crow.
Estilo SAMCRO
Todos os membros do clube vestem coletes. Na parte de trás tem um Ceifador, segurando uma bola de cristal com o símbolo Anarquista, e empunhando a foice tradicional, a alça da foice é um rifle M16 que os fundadores do clube usavam no Vietnã.
Os patches: “Men of Mayhem”, são usados por membros que têm sangue derramado em nome do clube; SGT at Arms usado pelo Sargento de Armas; “First 9”, usado por todos os fundadores de SOA, e Presidente e Vice-Presidente.
Motos Harley-Davidson
Os Sons usam motocicletas personalizadas da Harley-Davidson. Cada piloto customiza sua própria motocicleta ao seu estilo individual; no entanto, todos eles pintam suas motocicletas de preto.
Normalmente as motos tem o Ceifador do clube, ou o “A” simbolizando o Anarquismo. Para os Prospects não são permitidos pintar suas motocicletas de preto e nem usar nenhuma marca.
Influência de Shakespeare
Kurt Sutter revelou que a série tem forte influência de William Shakespeare. Tanto que o décimo segundo episódio da 4ª temporada é chamado de “Burnt and Purged Away”, uma citação tirada do Ato I, Cena 5 de Hamlet, em que o fantasma do pai de Hamlet explica a Hamlet que ele está condenado a sofrer no Purgatório até que ele pague por todos os seus pecados.
Os últimos episódios da 4ª temporada são chamados de “To Be” (Partes I e II), inspirado no famoso monólogo Ser, ou não ser; o episódio 11 da 5ª temporada é intitulado “To Thine Own Self”, que faz referência a Polónio, e seu filho Laertes. O nono episódio da 7ª temporada é chamado de “What a Piece of Work is Man”, que é também uma referência a Hamlet.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso