7 Filmes de Faroeste modernos que todo homem tem que ver

O que são os filmes de super-heróis hoje – todo hora sai um novo – eram os filmes de faroeste antigamente. Durante muitos anos, o gênero foi um dos favoritos de Hollywood, revelando astros como John Wayne, Clint Eastwood, Henry Fonda, e muitos outros…

Mas, apesar de não estar tão em alta quanto antigamente, vira e mexe pinta um filme de bang-bang nos cinemas que vale a pena a sua atenção.

Pensando nisso, separei 7 filmes de Faroeste modernos que você deveria ver. Se liga:

Os Indomáveis (2007)

A parte mais irada de filmes de Velho Oeste sempre foi a maneira como eles falam sobre as relações e a condição humana quando estamos no limite. Estrelado por Russel Crowe e Christian Bale, “Os Indomáveis” é um exemplo moderno disso.

Na trama, um pai de família captura um bandido e recebe a missão de levá-lo para pegar o trem das 3:10 para Yuma, onde o vilão será levado para julgamento.

Porém, no caminho, a gangue do malfeitor chega à cidade e começa a persegui-los.  Começa ai, um jogo de gato e rato e uma corrida contra o tempo que vão te deixar sentado na ponta do sofá roendo as unhas.

O que você faria pela sua família? É errado fechar os olhos para um crime para salvar alguém que você ama? Até onde vale a pena ir e o que você sacrificaria só para fazer o que é certo? São alguns dos dilemas morais que o filme levanta.

 

Django Livre (2012)

Quentin Tarantino nunca negou que é grande fã de obras do Velho Oeste. Durante anos, fez referências as clássicos do gênero em seus filmes. É o caso de Kill Bill que tem diversas cenas copiadas diretamente dos longas de Sergio Leone.

Não foi a toa, que durante anos, os fãs se perguntavam quando é que o cara ia lançar seu próprio filme do gênero.  “Django Livre” foi a primeira aposta do cara no faroeste, mas com aquele tempero que o cara sempre põe em suas criações.

Além de suas referências clássicas, Quentin trouxe diversos elementos de Blaxploitation – filmes antigos voltados para o público negro norte-americano, como “Shaft”, “Cleopatra Jones” e “Blacula”.

Um filme divertido, com diálogos incríveis e que mostra porque Quentin Tarantino continua sendo um dos maiores diretores de nossa geração. Se quiser algo mais “parado”, aposte em “Os Oito Odiados”, outra aposta de Tarantino no gênero.

Rastro de Maldade (2015)

O que acontece quando você mistura o clima de faroeste com uma vibe de filme de terror? Kurt Russell interpreta um xerife de uma cidade que é atacada por uma tribo de índios canibais durante a noite.

Pela manhã, os habitantes descobrem que um grupo de pessoas foi sequestrado. A partir dai, quatro homens decidem partir para o deserto atrás daqueles que foram raptados.

O longa tem um ritmo bem diferente dos filmes frenéticos de hoje, tendo muito calma para desenvolver seus personagens e mostrar como o Velho Oeste era cercados dos mais diversos perigos. Mas quando o filme engata, meu amigo, o bicho pega!

Outro destaque da obra é a forma como a violência é retratada de maneira crua e visceral, sem muitos floreios, mostrando que, na época, a morte poderia vir de qualquer lugar e sem aviso.

Bravura Indômita (2010)

Os irmãos Coen também se aventuram no gênero com esse drama estrelado por Jeff Bridges. Na trama, uma garota de 14 anos contrata um pistoleiros para ir atrás do homem que matou seu pai. No caminho, eles acabam ganhando a companhia de um policial do Texas.

A história traz um mergulho nos perigos que cercavam o Velho Oeste, levantando os mais diversos dilemas sobre o que é justiça. Seria justo matar um homem que cometeu um crime ou o certo é levá-lo para um tribunal?

Um filme mais cerebral, sem tantas cenas de ação, mas com excelentes diálogos e ótimas interpretações de um elenco de primeira.

Dívida de Honra

Tommy Lee Jones tem um rosto fechado e de homem amargurado, o que o faz perfeito para filmes de Velho Oeste. Não é de se estranhar que o ator se escalou para protagonizar este filme que ele mesmo dirigiu e produziu.

Na trama, Hilary Swank interpreta uma mulher que deve levar três pacientes insanas até Iowa, onde serão internadas. No caminho, ela encontra e salva vida do personagem Jones. Em retribuição, ele segue viagem ao lado dela e a ajuda em sua jornada.

Focado na realidade das mulheres naquela época, este filme fala sobre gentileza em uma época em que a crueldade e a solidão eram a realidade de muitos.

Rango

Não deixe se enganar pelas aparências. Apesar de ser uma animação, este é um dos melhores filmes estrelados por Johny Depp em muitos anos.

Na trama, o ator dá a voz a Rango, um camaleão da cidade grande que, após um acidente, vai parar em uma pequena cidade no meio do deserto.

O longa faz as mais diversas homenagens a clássicos do gênero, como “Três homens em conflito”, e ainda conta com a participação especial de um dos maiores atores de filmes de faroeste da história. Uma opção divertida para quem é fã de westerns.

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Talvez um dos filmes mais poéticos e diferentes dessa lista. Esqueça a glamurização dos heróis e bandidos dos outros longas do gênero. Este filme tenta humanizar a figura de um dos nomes mais famosos do Velho Oeste: Jesse James.

Na trama, o famoso bandido cai em depressão e se vê em crise quando descobre que membros do seu bando podem matá-lo em troca de uma grande recompensa.

No meio disso tudo, Robert Ford, um admirador de seus feitos, começa a se aproximar cada vez mais do fora da lei, mas entra em conflito ao descobrir que Jesse James talvez não fosse a figura lendária da qual ouviu falar.

Um filme com pouca ação, mas focado no poder do mito criado ao redor das figuras que existiram de verdade no Velho Oeste. Uma visão dramática, humana e até mesmo cruel sobre as figuras que idolatramos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »