7 Filmes de Faroeste que todo homem deveria assistir

filmes de faroeste

Muito antes do super-heróis dominarem os cinemas, um outro gênero dominava as telonas: os Filmes de Faroeste. No lugar de Capitão América, Thor e Hulk tínhamos John Wayne, James Arness, Charles Bronson e Clint Eastwood.

O auge dos filmes de bang bang foi durante os anos 50, onde dezenas de filmes estreavam nos cinemas todos os meses. As tramas de seus filmes eram um pouco mais “inocente”, mostrando quase sempre um mocinho contra bandidos índios.

Foi no fim dos anos 60 e começo dos 70 que o gênero alcançõu sua maturidade com o Bang-Bang à Italiana. Na época, as grandes produções eram filmadas na Itália, porém, todos falados em inglês e contavam com atores norte americanos como Clint Eastwood , Terence Hill e  Lee Van Cleef.

Independente do ano que foi filmado, uma máxima maior sobre os filmes de Faroeste é que eles sempre foram muito baratos para ser produzidos. Por isso, seus diretores sempre puderam ousar bastante, tanto na parte do roteiro, como em recursos técnicos, filmando clássicos que ficaram marcados na história do cinema.

Para você entender um pouco mais sobre os filmes de Velho Oeste, o MHM separou uma lista com 7 filmes de faroeste que todo homem deveria ver. Confira:

Era uma vez no Oeste (1968)

OUATITW_Still_09.tif

Um dos últimos filmes de faroeste dirigidos por Sergio Leone este longa consegue reunir todas as qualidades que transformaram o cara em um dos maiores diretores do gênero. Na trama, um misterioso estranho que está sempre tocando gaita resolve ajuda uma viúva que está sendo caçada por criminosos locais.

Comparado com os filmes de hoje, o ritmo de “Era uma vez no Oeste” pode ser considerado lento, mas você vai ver poucos filmes na sua vida como um trabalho de ambientação e trilha sonora tão fodas quanto esses. Os longos passeios da câmera e a música composta por Ennio Morricone cria momentos de tensão de fazer você sentar na ponta do sofá.

Rastros de Ódio (1956)

searcehers

Dentro dos filmes de faroeste, as produções estreladas por John Wayne eram quase um gênero a parte. Também conhecido como “Duke”, o ator é um dos nomes mais famosos do mundo quando se fala em mocinho de Western, porém, em “Rastros de Ódio”, vemos um filme muito denso e pesado do que o público da época estava acostumado.

O filme acompanha a história de um veterano que ao voltar da Guerra Civil vê o irmão e a mulher dele serem assassinados por índios. Ao lado do sobrinho adotivo, ele parte  em uma busca de 5 anos atrás de sua outra sobrinha. Um filme que mete o dedo na ferida e resolver falar sobre o preconceito dos americanos contras os índios.

O Bom, o Mau e o Feio (1966)

GTBATUClint-610x472

Três homens estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se unir. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.

O filme reúne três dos nomes mais importantes dos filmes de Faroeste à Italiana: o diretor Sergio Leone, o ator Clint Eastwood e o compositor de trilhas sonoras Ennio Morricone. Um clássico.

Os Imperdoáveis (1992)

imperdoaveis

O último – e ouso dizer, melhor – filme de Velho Oeste de Clint Eastwood. O sucesso do longa foi tanto, que rendeu ao ator os seus primeiros prêmios Oscar por Melhor Diretor e  Melhor Filme, além de uma indicação a Melhor Ator.

Bill Munny (Clint Eastwood),é  um pistoleiro aposentado que volta ativa quando lhe oferecem uma recompensa para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Acompanhado de dois velhos parceiros, ele deve enfrentar outros caçadores de recompensa e um xerife sem escrúpulos para terminar o serviço.

Sete Homens E um Destino (1960)

SETE HOMENS E UM DESTINO

Imagina os “Vingadores” na época do Velho Oeste. Isso é “Sete Homens e um Destino”. A história é um remake de “Os Sete Samurais”, de Akira Kurosawa, e reuniu no elenco atores como Steve McQueen, Charles Bronson, Yul Brynner, entre outros.

O filme conta a história de um grupo de habitantes de um pequeno vilarejo mexicano que são aterrorizados pelo bandido Calavera (já jogou “Grim Fandango”?). Desesperados, eles pedem ajuda para dois pistoleiros que reúnem um time de elite para proteger a cidade.

Os Indomáveis (2007)

Christian-Bale-Russell-Crowe-as-Dan-Evans-Ben-Wade-3-10-to-yuma-18071948-1800-1918

Imagina uma situação onde você pode fazer o que é certo ou ganhar vantagem sendo um filho da puta. Este longa de 2007 é um remake do filme homônimo realizado em 1957. Quase 50 anos depois, a qualidade continua a mesma.

A trama acompanha Dan Evans, um rancheiro que está em dificuldades financeiras. No meio de sua crise, acaba capturando um bandido e tem que fazer uma escolha: Aceitar uma fortuna de propina ou colocar o meliante no trem das 3 e 10 para Yuma, onde o bandido será condendado.

O Homem que Matou o Facínora (1962)

11250900_4

Já ouviu a frase: “Quando a versão é melhor do que a história, conte a versão”. Esse filme de John Wayne é um dos mais provocativos do gênero de faroeste, com uma história inteligente e atuações brilhantes;

Na trama, a cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de Ransom Stoddard, senador que vai para o funeral de Tom Doniphon, cowboy do qual era amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar que sua fama começou quando ainda era um advogado recém-formado eteve que lidar com o terrível bandido Liberty Valance.

Sentiu falta de algum filme de faroeste na lista? Deixe sua indicação nos comentários.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »