Tatuagem em pele negra: dicas e cuidados

É fácil encontrar na internet vários exemplos de desenhos sensacionais em peles mais claras mas, quando a gente procura por inspirações de tatuagem para pele negra, o cenário é diferente: precisamos garimpar bem mais para encontrar informações e até tatuadores especializados.

Então, para facilitar a sua vida, selecionamos algumas dicas fundamentais. Se liga:

Procure um tatuador com experiência em pele negra

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Essa dica, na verdade, deve valer para qualquer tipo de tatuagem que você queira fazer. Pesquise com paciência o trabalho de tatuadores na internet, visite portfólios, descubra em qual tipo de desenho a pessoa é especialista e, se der, converse com alguém que já tenha tatuado com esse profissional.

Assim como existe tatuadores especializados em traços mais finos, em pontilhismo e em coberturas, por exemplo, também existe aqueles com mais experiência em tatuar pele negra.

Quando você olhar o portfólio desse tatuador, vai ver exemplos de cores e traços que ficam melhor no seu tom de pele e, ao conversar com ele, vai ter ajuda para criar um desenho ideal.

Por que a pele negra é diferente?

Pigmentar a pele negra é um processo mais trabalhoso porque diferente das peles mais claras e pálidas, a melanina nas células da derme age como um filtro, escondendo alguns pigmentos mais claros que o tom da pele.

Além disso, as peles negras têm mais glândulas sudoríparas e, por isso, acabam sendo mais oleosas. Um bom tatuador vai entender essas diferenças e saber como trabalhar com elas.

Então, é mais difícil fazer um tatuagem colorida?

Não necessariamente. O recomendado é utilizar tinta preta ou cores fortes para fazer o desenhos porque, ao contrário das peles claras, as peles escuras são mais propensas a manchas – novamente por causa do nível de melanina. É por isso que, muitas vezes, ferimentos e cicatrizes ganham uma tonalidade mais escura na pele negra do que em uma pele branca.

A melanina está presente em todos os tons de pele (com exceção da pele dos albinos), a diferença é a quantidade. Então, para entender sua influência no resultado final de uma tatuagem, vamos explicar como a pigmentação funciona:

Quando a agulha entra na pele, a tinta penetra cerca de um milímetro na região da derme. E é justamente a quantidade de melanina existente nessa camada da pele que determina o resultado da cor da tatuagem e o quanto ela vai escurecer.

Então, a melanina vai impactar o resultado e vai ser a principal responsável pela mudança da tonalidade da mesma cor em peles diferentes.

Além disso, a camada acima da derme é a epiderme e ela também tem melanina. Como ela fica acima da tinta depositada, também interfere na cor final.

Na pele negra, essas duas camadas acabam escurecendo a tinta. Por isso, quando você escolher seu tatuador, opte por um com experiência em peles negras que vai te dizer qual é a melhor cor para alcançar o melhor resultado: normalmente, tons de vermelho e o preto funcionam em todas as tonalidades de pele.

A pele negra também varia em algumas tonalidades: os tons de pele mais claros, por exemplo, se dão bem com várias cores, mas a recomendação dos especialistas é evitar a cor roxa e a cor azul, pois, quando expostas ao sol, tendem a escurecer para o cinza escuro.

Para as peles negras mais escuras, a recomendação é abusar do sombreado. Mas consulte um tatuador especializado para descobrir como ele pode trabalhar com as cores e criar uma coloração que vá se destacar na sua pele.

Cicatrização e cuidados

O queloide, aquela cicatriz saliente que surge depois de um machucado, é mais comum na pele negra. Por isso, se você tiver histórico desse tipo de cicatrização na sua família, é legal visitar um dermatologista.

Depois de tatuar, os cuidados são os mesmos: protetor solar sobre o desenho (não importa se está chovendo), limpeza diária com sabonete neutro e hidratação frequente, principalmente depois da cicatrização.

Pronto, agora é só se inspirar e partir para o estúdio!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »