Em tempos de crise, é difícil imaginar como alguém pode trocar seus sapatos sociais com tanta frequência.
Seu dinheiro está curto e a disposição para ir às compras também? Separamos algumas dicas de profissionais para você fazer seu sapato durar mais e economizar um bom dinheiro!
Antes de guardar os sapatos
Para evitar bagunçar a casa – ou apenas por praticidade mesmo – acabamos tirando os sapatos quando chegamos da rua e colocando-os diretamente dentro do armário ou sapateira.
Porém, não importa qual seja o material principal do seu sapato, é fundamental deixá-lo pelo menos algumas horas em algum lugar arejado e, antes de guardar, limpar a sola com um pano úmido.
E, ao contrário da sabedoria popular, evite deixá-lo com contato direto do sol. Isso pode fazer com que ele perca a tonalidade original e envelheça mais rápido.
O chulé também prejudica o sapato
A dermatologista Dulcinea Bovo declarou para o Gazeta Online que o ideal é deixar o calçado descansando em lugar arejado por pelo menos três horas para evitar o mal cheiro.
Se você transpirar demais, passe um talco antisséptico e germicida nos pés e no sapato antes e depois de calçá-lo para seu sapato durar mais e você se livrar do chulé, pois esse tipo de medida evita a proliferação de fungos e de bactérias.
O suor em um sapato guardado por um longo período de tempo também pode prejudicar o material e descolar o tecido, por isso, não o deixe dentro do armário por muito tempo. Aquela história de que é melhor guardar para ele não estragar pode acabar prejudicando a durabilidade do sapato.
Para limpar, preste atenção no material
Cada tipo de material vai exigir uma limpeza diferenciada e o uso de um produto específico. Para fazer seu sapato durar mais, seguir cada processo é fundamental!
Antes de aprender a forma ideal de limpar os materiais, saiba que é importante deixar o sapato descansar: se você usar o sapato dois dias seguidos, deixe-o em uma área arejada por um dia, pois o calor reduz a durabilidade do couro.
Camurça: Não use nenhum produto químico. Opte por uma escova quase seca e limpe o sapato com paciência;
Couro: Não use sabão nem detergente. Passe um pano úmido e, uma vez por mês, use graxa. Quando quiser hidratar o sapato, pode experimentar utilizar lustra móveis sem cheiro em uma flanela limpa;
Vinil: Um pano seco já é o suficiente para deixar o sapato com uma aparência melhor, mas, para ter certeza que ele está limpo, pode usar um tecido molhado em toda a parte externa.
Plástico: Este é o material mais prático! Pode limpá-lo com água sem medo de estragar o sapato.
Os especialistas recomendam que você limpe a sola do sapato sempre que usá-lo – pode, inclusive, passar álcool, mas cuidado com o material para não estragar.
A limpeza completa com pano úmido ou limpo, de acordo com o tecido, deve ser feita antes de guardar o sapato!
Onde e como guardar
Não deixe o sapato em caixas de papel, elas atraem traças e podem acabar com o produto. Uma prateleira aberta é a opção ideal mas, se você não tiver espaço para isso, tente manter o armário limpo e não guarde o sapato em sacolas plásticas.
Se quiser proteger o calçado, opte por embalagens de TNT ou tecido, assim o material do sapato pode respirar!
Não deixe os sapatos empilhados e, se puder, coloque um papelão ou molde dentro dele para manter o formato original.
Nós já fizemos uma matéria falando sobre moldes e a melhor maneira de limpar o seu sapato social, você pode acessá-la clicando aqui.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso