Dicas para cuidar do seu sapato social

Dicas para cuidar do seu sapato social

Com os dias corridos no trabalho e a rotina acelerada, alguns cuidados acabam sendo ignorados porque não acreditamos que eles sejam tão importantes assim para a nossa vida profissional. Bom, ledo engano!

Nas regras de apresentação social, o ditado é simples: diga-me como andas, e te direi quem és.

A gente aposta que você não vai trabalhar com a camisa amassada ou com a calça sem lavar, então por que, muitas vezes, esquece de ter esses mesmos cuidados com o sapato social?

Preparamos um guia de cuidados com os seus calçados desde o momento da compra até a forma de conservação e o método de limpeza.

Mas não se preocupe: cuidar dos sapatos sociais não é tão difícil e essa atitude vai te trazer, além de uma aparência ainda mais apresentável e atraente, uma felicidade para o seu bolso, já que seus sapatos vão ficar conservados por muito mais tempo!

Fuja da água

Fuja da água

Evite usar água para limpar o sapato. É verdade: a água danifica camurça, estraga o couro e pode até encolher outros tecidos.

Por isso, em sapatos de couro, por exemplo, utilize flanelas brancas para limpar superficialmente e, se o calçado estiver muito sujo, use um limpador de couro mas nunca o aplique diretamente no sapato, sempre na flanela e em movimentos circulares na superfície.

Depois, para tirar o excesso do produto, use outra flanela limpa.

Você também pode comprar um impermeabilizante de acordo com as necessidades do seu sapato. O que isso quer dizer? Bom, existem produtos com funções diferentes: aqueles com base em cera de abelha são mais indicados para um contato constante com a umidade e sujeira.

A vantagem desse produto está em sua fácil absorção pelo couro e maior aderência na superfície. Mas, se você raramente sai do escritório com seus sapatos, pode utilizar simplesmente um spray de proteção.

Invista em um bom lubrificante, mas não exagere!

Invista em um bom lubrificante

Depois de limpar o sapato com as flanelas, você pode passar uma graxa ou mousse para mantê-los hidratados.

Para entender a necessidade desse processo, é só pensar que o couro é um tecido parecido com a pele humana e, por isso, precisa de hidratação!

Um condicionador de couro é uma ótima opção para lubrificar, mas, se você optar pela graxa ou lustrador, fique atento a cor, certo? Se você não usar uma graxa exatamente da mesma cor do sapato, você pode manchá-lo e todo o seu cuidado vai por água abaixo.

Na hora de passar o lustrador, use também um creme base mas tome cuidado para não exagerar e afetar a qualidade e textura do sapato.

Como uma opção econômica, use a casca da banana! É sério: o óleo e o potássio são perfeitos para polir e hidratar sem agredir o seu sapato! Pegue a casca – evite as bananas mais maduras, elas são meladas demais e menos eficientes – e faça, com a parte interna, o mesmo movimento que faria com uma flanela normal.

Depois, quando o calçado estiver seco, retire o excesso com um pano macio!

Mantenha a forma

Mantenha a forma

Nunca pensou em ter uma fôrma de madeira para sapato? Talvez esta seja a hora de cogitar comprar uma delas!

Guardar os sapatos em caixas ou em saquinhos – principalmente no caso de calçados de camurça – pode ser uma solução prática e até eficiente, mas a forma de madeira é a melhor opção para manter as dimensões do sapato.

Normalmente, o mau odor e a deformidade no formato do calçado são causados pela umidade que fica no material depois que utilizamos o sapato. Mesmo sendo imperceptível, a umidade continua lá e guardar o produto na caixa sem se livrar dela proporciona o estufamento e a contração responsáveis por deformar o material.

Convencido? Agora é só escolher a forma! Você não precisa de uma forma para cada tipo de sapato e, para que ela faça efeito, basta deixá-la no calçado por cerca de três horas.

Se você quiser investir mais dinheiro, escolha a forma de cedro virgem. Ela é mais cara, mas também é a que melhor elimina a umidade.

Mas, se você não puder gastar dinheiro com isso agora, nossa sugestão é simples: use um jornal no lugar! Essa é a solução utilizada por muitas lojas e é bastante útil: preencha seu calçado imitando o volume que o seu pé formaria dentro dele.

Infelizmente, o jornal não tira o odor com a mesma eficácia, mas, mesmo assim, quebra o galho enquanto você não pode investir na melhor opção!

O cadarço é um caso à parte

O cadarço é um caso à parte

Você não precisa cuidar do cadarço com a mesma frequência, mas deve retirá-los toda vez que for limpar o sapato.

Entretanto, é importante limpá-los de vez em quando para que não fiquem encardidos e não percam a cor original.

Se você limpar seus sapatos frequentemente mas, mesmo assim, continuar sentindo um cheiro ruim, a culpa pode estar na falta de cuidado com os cadarços.

Para lavar é fácil: coloque-os de molho na pia cheia de água quente e pouco sabão, depois enxágue tudo com água fria.

Pronto! Com essas dicas você vai manter seus sapatos limpos e bonitos por muito mais tempo e ainda vai economizar uma grana!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »