5 dicas indispensáveis para cuidar do seu cabelo crespo

Tem o cabelo crespo e não sabe como cuidar dele? Se liga nessas dicas!

Por mais que o cabelo crespo pareça forte ele é, na verdade, um dos tipos de cabelo mais fracos.

Os fios crespos e cacheados são mais secos que os outros tipos de fios. Isso acontece porque o formato em espiral desse tipo de cabelo não deixa que o sebo produzido na raiz chegue com facilidade nas pontas. E, se você não sabe, o sebo é uma proteção natural dos fios e necessária para manter o cabelo hidratado e bonito. Sem ela, o seu cabelo fica exposto à poluição, atrito do pente, escova, e aos danos causados pelo calor do sol.

Além disso, como falamos, sem a película oleosa o seu cabelo perde um pouco da hidratação. Por isso, os fios podem ficar ressecados e quebradiços. Então, se o seu cabelo é crespo, você precisa redobrar o cuidado! Para te ajudar, selecionamos 5 dicas indispensáveis para quem tem cabelo crespo:

Use pente de madeira com o cabelo molhado

5 dicas indispensáveis para cuidar do cabelo crespo

O pente de madeira é antiestático. E, em outras palavras: ele evita o frizz. Seu cabelo fica menos espetado e o volume fica natural sem parecer bagunçado. Outra dica interessante é evitar esfregar a toalha no cabelo depois do banho, isso pode deixar ele ainda mais ressecado. Em vez de fazer isso, experimente usar uma camisa de algodão!

Aliás, não penteie o cabelo quando ele estiver seco. O ideal é pentear ele molhado para definir os cachos.

Cuidado com a temperatura do chuveiro

5 dicas indispensáveis para cuidar do cabelo crespo

A água quente acaba com a oleosidade natural do cabelo e, como o seu cabelo já é crespo, exagerar no banho quente pode prejudicar, e muito, os seus fios. O certo é tomar banho com água morna e, no fim, tomar uma ducha de água fria para fechar as cutículas e deixar o cabelo mais brilhante.

Corte com especialistas

5 dicas indispensáveis para cuidar do cabelo crespo

Um bom corte é uma das principais armas para evitar o volume exagerado nos fios. O volume natural faz parte da graça do cabelo crespo, mas, para conquistar e valorizar o seu cabelo, você precisa do corte certo. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o formato sem sofrimento. O cabeleireiro Félix Filho disse, em entrevista para o portal Minha Vida, que: “Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades”.

Invista nos produtos certos

5 dicas indispensáveis para cuidar do cabelo crespo

Cabelos crespos também precisam de um cuidado específico e os produtos certos podem fornecer a proteção que eles pedem. As marcas especializadas nesse tipo de cabelo têm produtos que conseguem repor os nutrientes necessários, e, por isso, você não deve pensar duas vezes na hora de comprar o produto certo.

O uso do condicionador, aliás, é essencial. Ele anula a tensão eletrostática dos fios – o que deixa os cabelos arrepiados, e, combinado com o xampu sem sal, ele vai deixar seu cabelo bem mais bonito.

Proteja os fios durante o dia

5 dicas indispensáveis para cuidar do cabelo crespo

Depois de lavar o cabelo, aplique um creme de pentear nos fios. Se o seu cabelo for curto, você pode pular essa etapa mas, mesmo com pouco cabelo na cabeça, é interessante utilizar produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para evitar o ressecamento. Porém, tome cuidado: se o seu cabelo for muito curto, não arrisque passando esse tipo de produto perto da raiz. Se você aplicar nos poros, pode entupir os folículos capilares.

Uma dica extra e fundamental é se alimentar bem. Uma dieta balanceada vai fazer muito pela sua saúde e, claro, pelo seu cabelo também.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso