Templos do esporte pelo mundo que valem a visita

Alguns estádios e ginásios passam a ser tratados como verdadeiros templos do esporte por seu valor histórico e sua importância para as cidades e pessoas

O esporte consagra não apenas atletas, equipes ou países, ele consagra também os lugares onde são escritas as grandes histórias. Estádios e ginásios acabam virando verdadeiros templos por seu valor histórico e sua importância para determinados lugares e modalidades do mundo esportivo.

Separamos alguns desses templos para você colocar no seu roteiro de viagem e dar uma passada quando estiver de visita por algum desses países. Spoiler: a lista tem a “casa do futebol” no Brasil.

Estádio Panatenaico – Grécia

Panatenaico

O Estádio Panatenaico foi construído em cima de um outro estádio, que data aproximadamente dos anos 400 antes de Cristo (!). Foi reconstruído então para os Jogos de 1896 (!!), a primeira Olimpíada da Era Moderna, e sediou provas dos Jogos de Atenas em 2004 (!!!). “Valor histórico” é pouco para definir o Estádio Panatenaico.

Maracanã – Brasil

Maracanã

O Maracanã é simplesmente o principal palco do futebol brasileiro e um dos grandes estádios do futebol mundial. Duas finais de Copa do Mundo foram disputadas em seu gramado (1950 e 2014), a primeira com mais de 200 mil pessoas nas arquibancadas.

Madison Square Garden – Estados Unidos

MADISON SQUARE1

Mais do que um complexo esportivo, o Madison Square Garden é uma grande casa de eventos e um ponto turístico do coração de Manhattan. Três times de Nova York jogam lá: o New York Knicks (basquete), o New York Rangers (hóquei) e o New York Liberty (basquete feminino). Grandes shows aconteceram e acontecem no local, além de lutas históricas do boxe.

Michigan Stadium – Estados Unidos

Michigan

O Michigan Stadium é o maior estádio de futebol americano dos Estados Unidos. Cabem mais de 100 mil pessoas no local, e o mais impressionante: não se trata de futebol americano profissional, mas sim universitário. Se estiver pelo estado de Michigan, vale a pena visitar esse colosso esportivo.

Olympiastadion – Alemanha

Olympiastadion

Construído para a Olimpíada de Berlim-1936, o Olympiastadion chama atenção por sua arquitetura fantástica. Logo na praça em frente ao estádio, duas torres com o símbolo olímpico suspenso entre elas dão as boas-vindas aos torcedores. Além da tradição olímpica e das provas de atletismo, sedia partidas de futebol e recebeu inclusive a final da Copa de 2006, entre Itália x França – os italianos se sagraram campeões.

Fenway Park – Estados Unidos

davis_sox1_spts

Aberto em 1912, o Fenway Park é a casa do Boston Red Sox, um dos principais times da MLB, a liga norte-americana de beisebol. É o estádio mais antigo da liga e tem capacidade para apenas 37 mil torcedores aproximadamente, o que é pouco perto do padrão de estádios de beisebol, mas algo que mantém o Fenway Park justamente como uma das casas mais românticas do esporte em todo o mundo.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso