12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Conseguir economizar dinheiro é uma habilidade que envolve inúmeros fatores ao seu desejo de não gastar tanta grana.

Deixar de comprar, por exemplo, nem sempre é uma alternativa, afinal, algumas compras são extremamente necessárias – e não é possível viver de mão fechada, né?

Por isso, além de todas as dicas que já demos aqui sobre economia e planejamento financeiro, uma delas é fundamental para conseguir guardar dinheiro e economizar mesmo gastando: saber barganhar.

Conseguir descontos em compras é uma habilidade de poucos, mas, quando você virar fera nas estratégias de barganha, vai ver como essa é uma das melhores dicas para melhorar sua situação financeira.

Para te ajudar, nós listamos 11 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras! Se liga:

Esteja informado. Sempre!

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Não importa o que você vai comprar: você precisa estar informado sobre o mercado que envolve o produto para não ser enganado e, é claro, para saber exatamente o que você quer e quanto de desconto pode pedir.

Antes de partir para a compra, faça uma uma pesquisa da faixa de preço do que você quer. Ou seja: não compre por impulso.

Comece investir com apenas R$ 30

Gaste um pouco do seu tempo pesquisando valores e, dessa forma, além de descobrir o valor ideal da mercadoria ou serviço, você também garante que não vai ser enganado quando o vendedor te oferecer um desconto.

Além do preço, pesquise produtos similares ao que você deseja comprar! “Entrar de sopetão em uma concessionária para comprar um carro, por exemplo, é fazer um mal negócio”, orienta o consultor José Roberto Valle, presidente da consultoria de negociações Scotwork Brasil, em entrevista para o portal EXAME.

Tenha em mente o que você quer

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Tenha em mente o quanto você pode e quer gastar com determinado produto, e saiba o seu limite.

Depois que fizer a pesquisa da dica anterior, anote o valor que você está disposto a pagar e que se encaixe não só no seu orçamento, mas na média do mercado.

Seja realista e não passe dos seus limites. Nós já demos várias dicas de como planejar seu orçamento e calcular seus gastos mensais, você pode acessar a matéria aqui.

Além do preço, vale pensar em outro ponto importantíssimo: você vai pagar a compra à vista ou pretende parcelar?

Se for parcelar, leve em consideração que conseguirá um desconto bem menor que conseguiria pagando à vista, afinal, o vendedor precisa pagar uma porcentagem para a máquina de cartão, e, então, o pagamento em dinheiro ou no débito é mais interessante para o vendedor.

Relaxe antes de sair para as compras

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Comprar por estresse, impulso ou ansiedade não é uma ótima ideia. Sair para as compras nervoso para fechar um negócio só vai te atrapalhar, então, tente liberar o estresse antes de partir para a loja.

A tensão é perceptível na conversa com o vendedor, seja em uma compra pequena ou grande. Por isso, prefira fazer compras quando estiver tranquilo, com tempo e com a mente descarregada.

Saiba negociar pessoalmente

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Bom, nem precisamos falar que em compras online é praticamente impossível negociar valores, certo? Quando não estamos olhando nos olhos do vendedor, fica difícil barganhar.

Então, se for fazer uma compra de algum item específico e quiser um desconto significativo, faça-a presencialmente.

Segundo negociadores, cerca de 80% das pessoas com quem você vai negociar não estarão preparadas, e é mais fácil ganhar quando se está em frente ao outro.

Alguns estudos de psicologia social também apontam que, quando se imita a postura e os gestos da outra pessoa de forma sútil, é mais fácil despertar empatia e o outro fica mais propenso a aceitar sua proposta.

Mas vai com calma, viu? Se você não for discreto, a tática pode não dar certo e vai pegar mal para você.

Leve alguém com você

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Para negociar, é sempre bom ter alguém do lado e combinar os papeis de cada um. Para as compras maiores, essa dica é ainda mais importante.

Segundo o consultor em negociação entrevistado pelo portal EXAME, o ideal é que três pessoas integrem o time de negociadores, além do vendedor.

Uma deve ser a líder da negociação, que faz as propostas. A segunda pessoa atua como um apoio, alguém que tem um papel mais ponderado e faz perguntas, enquanto o líder ganha tempo para pensar.

O terceiro é o observador. Ele não interfere diretamente, mas observa sinais, como as expressões faciais e o tom de voz.

Em compras menores, essa dica continua importante. Ir acompanhado vai transmitir um ar de maior imponência, e a outra pessoa pode te ajudar a enxergar se você fará um bom negócio.

Não transmita seus sentimentos com tanta intensidade

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Vamos supor que você esteja comprando um celular usado e, na hora da negociação, deixa escapar de alguma forma que gosta de fotografar.

É bem capaz que o vendedor aumente o valor do aparelho por causa da qualidade da câmera – e por saber que você curte esse acessório.

Você tem que ter uma preparação para não demonstrar empolgação demais. Quando a emoção entra no jogo, complica a negociação. Então, para não exagerar, seja ponderado e diga apenas o quão interessante é determinada função do produto.

Por outro lado, também vale lembrar: você pode, sim, reagir ao valor imposto pelo vendedor de uma forma controlada. Achou o preço muito caro? Fale e, então, negocie.

Jogue além

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Se a negociação estiver rolando com um valor aberto, peça um desconto bem abaixo do esperado para que você possa subir o valor – e mesmo assim ficar na vantagem.

Assim, você tem margem para subir o preço proposto, deixar o outro feliz e, mesmo assim, fechar um negócio que fique bom para você.

Saiba que dá para fazer concessões

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

A negociação ideal é aquela que é vantajosa para os dois lados, por isso, saiba que ceder em alguns momentos não é um defeito.

Tente encontrar o equilíbrio e saiba que nem sempre o desconto total que você deseja será possível.

Para isso, você precisa entender exatamente o que a outra parte busca, e, então, conseguir influenciá-la com sua proposta.

Se você for alugar um imóvel, por exemplo, precisa saber que o locatário busca alguém que vá preservar seu patrimônio e honrar o contrato, então, mostre isso para ele.

Saiba argumentar

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Lembre-se que a conversa pelo desconto precisa ser agradável e, por isso, durante o papo você não pode intimidar o vendedor de uma forma inconsistente.

Conseguir um bom desconto é saber argumentar sem começar uma briga. Não suba a voz, não perca o controle e transmita confiança.

Por exemplo, abra as informações que você acha importante. Diga que tem um emprego garantido, que tem condições de arcar com a negociação – no caso de um produto com o valor bem alto, por exemplo.

Tire um tempo

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Ficou na dúvida se a proposta fornecida realmente vale a pena? Então, dê uma volta, saia para tomar um café, converse com a outra pessoa que está com você e reflita sobre o que ouviu do vendedor.

Decidir as coisas com urgência não é, nunca, a melhor solução para realizar um bom negócio.

Faça o vendedor sentir que vai te perder

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Se você estiver negociando um serviço, essa dica é tiro certo! Operadores de Call Centers entrevistados pelo jornal Extra, da Globo, deram a letra: “Há palavras-chave que o cliente tem que mencionar: ele tem que dizer que quer cancelar ou reduzir o pacote atual. Quando diz isso, o atendente já tem disponíveis pacotes que pode oferecer ao consumidor. Mas há procedimentos de argumentação e contra-argumentação. O atendente fará tudo o que puder para que o usuário desista do cancelamento. O desconto costumava ser de, no máximo, 50%”, disse um dos atendentes na entrevista.

Ou seja: mostre o seu valor como cliente! Se você estiver em uma loja de tênis, por exemplo, una todas as dicas anteriores e diga algo como “poxa, mas na loja Y o cara vai me fazer um desconto de X. Eu realmente queria comprar com vocês, porque já conheço a loja há um tempo, mas vou ser obrigado a ir até o concorrente…é mais vantajoso para mim!”.

Trabalhe com persuasão

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras

Sabe aquela frase “jogar verde para colher maduro”? Então, use essa habilidade! Um exemplo de persuasão é afirmar para o atendente que você sabe que ele tem como dar descontos.

Com essas dicas (e sem preguiça ou vergonha) você vai conseguir descontos realmente válidos! Boa sorte!

Rico Corretora

Crédito: Reprodução

Este texto é padrocinado pela Rico, uma corretora online, onde você consegue investir seu dinheiro, de maneira fácil e segura, a partir de R$ 30.

A corretora possui uma cartela de produtos que disponibiliza para seus investidores, de títulos de Renda Fixa (Tesouro Direto), Fundos de Investimentos até títulos de Renda Variável.

Além da plataforma de investimentos, a Rico possui um canal no youtube e um blog, ambos tiram dúvidas e te ajudam e organizar sua vida financeira!

Conheça a plataforma e comece a investir na Rico

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »