Não, não é papo de autoajuda e nem jogo de pirâmide. Não queremos te fazer comprar produto algum e nem te vender qualquer curso.
Quando falamos do poder da mente, estamos falando da sua própria capacidade de mudar a sua vida.
- Aproveite e veja também como traçar metas realistas e práticas
- Veja também qual é a real definição do sucesso (você pode estar entendendo o mundo da forma errada)
A maioria de nós está ciente da existência de uma mente “subconsciente” – mas não sabemos necessariamente o que ela é, o que faz ou como a dominamos.
Como usar o poder da mente para conseguir tudo o que você quer!
A verdade é que seu poder mental subconsciente é um aliado incrível quando você o domina, mas se ele permanecer indomável, pode direcionar a direção de sua vida de maneiras indesejáveis.
O subconsciente e o poder da mente
O subconsciente não é algo imaginário. É muito real e uma parte integrante de você, que pode ajudá-lo a destravar o poder da sua mente.
Ele funciona como se fosse um computador cujo único objetivo é criar a forma com a qual você experiencia a vida.
Durante toda a sua vida, você programou seu subconsciente com hábitos e crenças de pensamento. Assim como qualquer um de seus outros hábitos, os pensamentos que você repetiu para si mesmo se tornaram hábitos.
Não há diferença entre um hábito, como a sequência de ações que você usa para amarrar seus sapatos e o hábito de pensar em si mesmo de uma determinada maneira.
O poder da repetição
A repetição cria hábito. Esses hábitos mentais são combinados com coisas que você ouviu de pessoas importantes para você (como seus pais) e suas próprias experiências pessoais para formar uma rede incrivelmente complexa de crenças que o ajudam a entender e a negociar o mundo.
A mente subconsciente não faz nenhum pensamento criativo. Esse não é o seu trabalho.
Não consegue distinguir entre o que é “imaginário” e o que é “real”.
Qualquer pensamento que você repita várias vezes e qualquer imagem visual que você cria e mantém em sua mente repetidas vezes são exemplos do “sistema operacional” sua mente subconsciente.
Seu trabalho é armazenar, organizar e interpretar dados de seus pensamentos predominantes.
Seu trabalho é atrair ou ajudá-lo a criar as circunstâncias que correspondem às imagens e pensamentos que você imprimiu nele e automatizar muito de seus comportamentos e padrões de pensamento.
É algo muito poderoso, quando você pensa sobre isso. O poder da mente – e do subconsciente – é algo incrível.
O problema é que muito do que foi impresso ou programado na mente subconsciente poderia ser chamado de “programação defeituosa”.
Exemplos de programação defeituosa são os hábitos de pensamento, como dizer a si mesmo que você não pode fazer algo, não pode ter algo, não merece algo, etc.
Quando você repetir isso com bastante frequência, ao ponto de se tornar parte de sua programação, você não consegue evitar criar situações em sua vida que validam e expressam o que você mantém em sua mente subconsciente.
A mente consciente é como se fosse “o programador”. É a mente pensante, a mente criativa.
No entanto…a mente consciente é influenciada por filtros que seus pensamentos predominantes criaram e armazenaram no subconsciente.
A mente subconsciente, assim como um computador, não julga nem discrimina entre o que pode e o que não pode ser alcançado ou obtido.
No entanto, a mente consciente avalia uma situação e diz: “você não pode fazer isso ou ter isso” com base na programação em vigor dentro do subconsciente!
Como você pode ver, pode ser um círculo vicioso.
Quando você aprende a dominar sua mente consciente e imprime a programação certa no subconsciente, você será absolutamente imparável.
Você terá então o controle total dos incríveis poderes da mente subconsciente para conscientizá-lo das oportunidades, pessoas, recursos e situações de que precisa para ter ou fazer algo, e isso tornará suas ações fáceis e naturais.
Manifestando o que você quer realmente será fácil quando você aproveitar o poder de sua mente subconsciente.
Entendendo a realidade
A realidade física, assim como seus pensamentos e emoções, nada mais são que vibrações de energia. Esses “pacotes” de energia podem se comportar de qualquer forma que são influenciados por outros “pacotes” de energia. Isso basicamente significa que a energia de seus pensamentos pode influenciar o seu comportamento e as coisas que você atrai para a sua vida.
O que você focaliza (seus pensamentos predominantes) é o que você atrai.
Então, pense no seu discurso interior. O que sua mente teme? Em que ela acredita? O que você diz a si mesmo, dia após dia?
O que sua mente faz quando você introduz uma nova ideia que está em conflito com sua programação subconsciente?
Na maioria das vezes, não estamos conscientes do nosso discurso interior.
Passamos pelos nossos dias no piloto automático – a maioria de nossas ações e padrões de fala não são nada além de dados regurgitados armazenados no subconsciente.
Sim, isso facilita a vida. Imagine como seria difícil pensar em amarrar seus sapatos toda vez que você tivesse que fazer isso. É muito esforço mental. Por isso, a ação se tornou automatizada.
Guiando seu subconsciente através de exercícios
Ter a consciência do seu discurso interior te dará a informação que você precisa para dominar sua mente.
Se suas circunstâncias não são do seu agrado, é porque você tem pensado e se sentindo de uma maneira que apontou sua mente em uma certa direção, e é para onde sua vida está indo.
Então, quando você se torna consciente da natureza do seu discurso interior, você pode imprimir uma nova programação e mudar totalmente a direção de sua vida.
Pode ser humilhante, mas excitante ao mesmo tempo, perceber quão poderosos são seus pensamentos em manifestar suas circunstâncias. A mente subconsciente opera com o hábito.
Então, imprimindo pensamentos positivos, otimistas, “sim, eu posso fazer” repetidamente até que se tornem hábitos, você irá substituir os velhos hábitos e criar caminhos neurais baseados no pensamento positivo “eu posso ser/fazer/ter…”.
Mudança vem de dentro. Você pode mudar de emprego, terminar relacionamentos, mas, a menos que “mude de ideia” dentro de você, atrairá mais do mesmo. Ou suas alterações serão temporárias na melhor das hipóteses.
A meditação é a melhor maneira de se sintonizar com o mundo interior e as imagens que você pinta.
Uma prática diária de meditação pode transformar sua vida, à medida que você se torna consciente desse mundo interior, domina sua mente e reprograma seus pensamentos dominantes.
Você pode se surpreender com quantos pensamentos você habitualmente acha que estão na verdade te afastando do que você quer.
Mas pela prática diária, você pode imprimir a programação certa.
Então, você notará a sincronicidade em todos os lugares.
A vida se tornará incrivelmente divertida quando seu mundo exterior se tornar um espelho para a nova grandiosidade que você mantém em seu mundo interior.
Um exercício prático para começar
1. Vá para um lugar calmo onde você não será perturbado.
Deite-se de costas com os pés ligeiramente afastados, os braços levemente estendidos do corpo, as palmas das mãos viradas para baixo e assegure-se de estar o mais confortável possível.
Você não quer que nada o distraia de relaxar (ou seja, som, temperatura, celular, etc).
2. Fixe os olhos em um ponto no teto e comece tomando três respirações longas e profundas.
Expire profunda e vagarosamente e sinta uma onda de relaxamento se aproximar de você ao soltar qualquer preocupação ou tensão que possa estar sentindo. Na terceira respiração, deixe suas pálpebras fecharem.
3. Tome 7 respirações mais profundas, cada vez imaginando-se afundar mais profundamente na cama.
Com cada respiração, pense consigo mesmo “cada vez mais fundo” à medida que seu corpo se torna mais e mais relaxado.
Após 7 respirações, você deve estar em um estado de relaxamento profundo. Se você não estiver, continue a respirar profundamente e espere até que todos os músculos do seu corpo se sintam completamente livres de tensão.
Quando você alcança esse estado de relaxamento, seu subconsciente não precisa trabalhar tanto em coisas como mover músculos, rastrear funções motoras e regular a temperatura, por isso tem toda a sua atenção.
Em termos científicos, seu cérebro muda de produzir Beta Waves – que são produzidas em seu estado altamente consciente – e começa a produzir Theta Waves. Essas ondas naturalmente aliviam o estresse e nos permitem influenciar nossas mentes subconscientes.
4. Depois de ter alcançado o relaxamento completo, comece a visualizar seu dia perfeito.
Um onde você é a versão ideal de si mesmo. Você acorda e está imediatamente no topo do seu jogo.
Você tem foco e determinação inabaláveis. Passe o dia todo e todas as decisões importantes que você vai tomar como o ideal para você.
Imagine-se como um atleta de ponta, passando pelo treino com intensidade e foco.
Imagine-se trabalhando cedo, realizando seus objetivos e obtendo resultados.
Esses são apenas alguns exemplos, então faça o que você acha que a melhor versão de si mesmo faria, mas concentre-se em tomar as decisões certas.
O que esse exercício fará?
Este exercício reforçará a sua mente subconsciente a ser a versão ideal de si mesmo.
Então, quando você chegar às decisões reais em seu dia como, por exemplo, realizar metas de vendas ou ir para a academia, sua mente subconsciente começará a se identificar com a melhor versão de si mesmo.
Isso não acontecerá da noite para o dia, mas praticando o bastante, as decisões serão automáticas.
Tente fazer este exercício por 20 minutos por dia e prepare-se para sentir a diferença.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso