9 hábitos comuns de pessoas manipuladoras

9 hábitos comuns de pessoas manipuladoras - Shutterstock

É bem difícil notar uma pessoa manipuladora a sua volta. E, provavelmente, quando você se tocar que tem uma dessas do seu lado, já vai ter se envolvido e passado uns bons bocados na mão dela.

Uma vez que ela escolhe as suas vítimas, vai fazer de tudo para mantê-las ao seu redor, usufruindo do máximo possível. Pode ser sua(eu) namorada(o), amigo(a), colega de trabalho ou até familiar.

Se você não quer passar o perrengue de se envolver com uma pessoa assim, a melhor coisa que você faz é descobrir logo suas principais características, para cortá-la da sua vida o mais rápido possível. Cito as principais delas abaixo.

1 – Elas se mostram inocentes

Manipuladores têm uma maneira de brincar com a verdade para retratar a si mesmos como vítimas, os coitadinhos. É como aquele seu colega de faculdade que conta uma história triste sempre na véspera de entrega do trabalho e deixa você com a responsabilidade de fazê-lo sozinho e ainda colocar o nome do manipulador, com dó

2 – Elas não vão escutar

Elas não vão escutar - Shutterstock

Eles não pedem e nem seguem os conselhos dos seus amigos. Seu comportamento parece ser a única opção. Fazem parecer a você que eles tomaram a decisão certa, mesmo que você saiba objetivamente qual o melhor a fazer. Muitas vezes, procuram “ganhar” argumentos, em vez de chegar a um consenso com a outra parte.

A implicação aqui é que eles não estavam realmente ouvindo o que você tinha a dizer. Eles estavam apenas esperando você terminar para falar, para que pudessem oferecer uma refutação, independentemente de como o seu conselho era.

3 – Elas mudam de assunto muitas vezes

Como as pessoas manipuladoras só se preocupam consigo mesmos, elas vão orientar a última análise de qualquer conversa para a própria obter sucesso. Vão fazer isso, especialmente quando sabem que estão erradas sobre alguma coisa, mas não quer admitir isso.

Assim, em vez de validar avaliação da outra pessoa, eles vão apenas mudar o assunto para algo fora do discutido ou de outra maneira não relacionada ao tópico anterior. Isso os ajuda a evitar a verdade de uma forma indireta que é bastante imperceptível para os outros.

4 – Elas dizem meias verdades

Elas dizem meias verdades - Shutterstock

Pessoas manipuladoras tendem a moldar a verdade a seu favor. Muitas vezes vão esconder informações só para que o discurso ajuste a sua realidade inventada. Em situação de risco, manipuladores fazem interações como se fossem advogados em um tribunal, e o que eles argumentam podem ser usados contra qualquer um.

Ao agir desta forma, eles rebatem sem hesitar “Eu nunca disse isso.” Sim, tecnicamente ele pode até nunca ter dito tal coisa apontada, mas o fez de outras mil maneiras

5 – Elas induzem você a culpa

Alegando inocência, pessoas manipuladoras também fazer os outros se sentirem culpados. Lembra-se daqueles relacionamentos em que sua garota cometeu um puta vacilo com você e, instantes depois, você não sabe como isso aconteceu, mas acabou pedindo desculpas e dizendo que jamais faria de novo? Pois você foi alvo de uma manipuladora.

Inverter a culpa, colocar outros problemas no meio, alegar fraqueza, chorar. Independente da estratégia, no fim das contas você vai se sentir não só culpado como um idiota por ter causado todo o mal.

6 – Elas insultam outros

Elas insultam outros - Shutterstock

Manipuladores são rudes e agressivos natureza. Eles promovem situações para discretamente prejudicar os outros e estabelecer um senso de posição dominante. Manipuladores nunca superou aquela mentalidade de colégio, onde era legal para tirar sarro dos outros e fazê-los sentir pequeno usando nada, mas suas palavras.

7 – Elas intimidam os outros

Manipuladores são valentões. Isso vai além e muitas vezes envolve insultos e disseminação de rumores. Mais uma vez, este é um comportamento infantil, mas muitas vezes é exibida por imaturos, adultos manipuladores.

Certas ações: como ignorar as pessoas em um grupo e não deixá-los expressar suas opiniões, ou deixando-os para trás são algumas das formas mais “adulto” para intimidar. Estes manipuladores usarão métodos para estabelecer o domínio.

Na verdade, essas pessoas são incrivelmente autoconscientes e tem baixa autoestima. São capazes de machucar qualquer pessoa ao seu redor a fim de se sentirem melhores e superiores.

8 – Elas minimizam seu comportamento

Elas minimizam seu comportamento - Shutterstock

Manipuladores fazer parecer que suas palavras e ações “não tem o grande peso que levam.” Ironicamente, na maioria das vezes, são eles que causam os maiores danos sobre as coisas. Isto é, até que ouçam algo que eles não gostam e viram a mesa contra a outra parte.

Claramente, eles não mostram qualquer empatia pelas pessoas que passaram um tempo valioso e gastaram energia tentando ajudá-lo. Em vez disso, prefere transferir a culpa para todos os outros. Eles sabem que têm um problema, mas eles fazem parecer que é o mundo e o ambiente que foram responsáveis, não eles.

9# Elas culpam os outros

Como já disse, manipuladores constantemente transferem a culpa. Eles patinam pela vida sem tomar qualquer tipo de responsabilidade por suas ações. Ou não admitem, ou não fizeram nada de errado, ou sempre tenham alguma explicação razoável para os seus atos, dadas as circunstâncias.

Pessoas manipuladoras simplesmente não vivem por qualquer código de ética, e quando se pega eles, eles vão apontar o dedo para qualquer outra pessoa, exceto para eles mesmo.

Conheça o Guia Definitivo para Não Quebrar a Cara

Descubra agora como finalmente parar de sofrer por amor!

Uma boa maneira de adquirir inteligência emocional e aprender com os seus próprios erros é ler sobre o assunto e se conhecer através das palavras de terceiros.

Ao ler e expandir a sua mente, você consegue elaborar auto-crítica e até analisar os próprios comportamentos.

O Edson Castro e o Leonardo Filomeno, criadores do Manual do Homem Moderno, acabaram de publicar um livro para te ajudar neste processo. O Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) reúne os melhores conselhos, toques verdadeiros que dispensam palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas.

Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »