Os pais, muitas vezes, são a primeira pessoa que os filhos admiram – o que é uma enorme responsabilidade (o tipo de pai que temos influencia muito em nossas vidas). Cabe ao pai medir o que, como e quando ensinar. Cabe ao filho aprender e usar isso em sua vida. Mas há coisas que não cabem ao pai serem ensinadas.
Isso porque a tarefa de instruir não cabe somente aos pais, mas também aos professores, amigos, amores e outros. Tem coisas que precisam ser aprendidas fora de casa. E por isso separamos uma lista de coisas que os pais não têm que ensinar.
Coração partido
Desilusão amorosa e coloração partido é algo que todo ser humano irá enfrentar em algum momento da vida. E vai doer e será difícil, mas vai passar. Você pode ter amigos e familiares ao seu lado, mas lidar com um coração partido é algo que a gente aprende sozinho.
Não vai ser seu pai ou seus amigos que vão te ensinar a passar por essa bad de término de relacionamento, e sim você mesmo e o tempo, afinal, o tempo cura tudo.
Valor da amizade
Há quem diga que amigos são a família que a gente escolhe e, por isso, vão ser os seus parças que irão te mostrar o verdadeiro valor da amizade. Quase como num casamento, os amigos estarão na doença, na saúde, no bom e no pior.
Claro, seu pai com certeza pode ser um dos seus melhores amigos, mas a relação vai ser diferente. Na relação familiar, geralmente, tem uma sensação de hierarquia, e tanto seu pai quanto a sua mãe estão acima de você. Assim, a comunicação com seus familiares se torna menos descontraída.
Desde pequenos, sempre olhamos nossos pais como principal modelo de inspiração, então decepcioná-los, ou conversar sobre certos assuntos pode ser mais difícil. Já com amigos da faculdade, do trabalho, ou do bar, a relação é horizontal. Você não precisa se preocupar no tom da conversa, apenas desabafa e pede conselhos.
Como na vida sempre teremos chefes, superiores e a presença do pai, é muito importante cultivar e manter relações horizontais.
Trabalho em equipe
Você pode não lembrar da fórmula de bhaskara ou como achar o X da questão, mas as escolas sempre nos ensinam a trabalhar em equipe. Saber lidar com as diferenças dos outros, falar o seu ponto de vista e planejar um projeto em grupo é uma das coisas que aprendemos na infância e levamos para a vida inteira.
Seu pai pode até ter te falado “empresta o seu brinquedo pro amiguinho”, ou ter te educado para ser mais empático e solidário, mas efetivamente passar pelos obstáculos de trabalhar em grupo, você apenas aprende com a experiência.
Amar a si mesmo
Por mais que seja difícil, tem coisas na vida que a gente aprendemos sozinhos. Amar a si mesmo é uma das coisas que ao longo da vida, depois de muita experiência, a gente aprende. Mesmo com conselhos de amigos, saber o seu valor é algo que apenas você pode se atribuir.
Claro, o jeito como as outras pessoas nos olham, em especial os pais, influencia totalmente na confiança. O pai é visto desde sempre como uma figuração de admiração, assim sempre queremos dar motivo para ele se orgulhar. Mas, talvez, precisamos entender que cometer erros faz parte do caminho e é uma forma de aprendizado.
Cultivar confiança e saber amar a si mesmo é um dos pilares para ser feliz na vida, mas requer muito trabalho e desenvolvimento pessoal. Um dos principais métodos para saber o seu valor, é evitar se comparar com outras pessoas, inclusive o seu pai.
Todo mundo tem defeitos, mas geralmente os pais são vistos como heróis. Mas você não precisa (e nem deve) se comparar a ele. Vocês tiveram jornadas diferentes, uma educação diferente e são pessoas diferentes, assim, não se compare a ele.
A cura da ressaca
Do mesmo modo que os seus amigos vão te levar pros rolês mais loucos, também são eles que vão fazer a sua larica ou te dar um Engov no dia seguinte pra melhor a sua ressaca. Você não vai querer que o seu pai saiba que você está de ressaca e muito menos que ele te ensine como lidar com a dor de cabeça.
Dicas na cama
Você pode aprender sobre educação sexual na escola, ou ter aquela conversa sobre sexo com os pais, mas saber das melhores posições ou como achar o clitóris você aprende só com a experiência.
Ser independente
Deixar de ser moleque e virar adulto é uma época turbulenta em que os homens precisam aprender muitas coisas, entre elas, a ser independente. Por isso, é importante que o pai saiba dar espaço para o filho aprender as coisas sozinho.
Sair do ninho é muito mais difícil do que imaginamos. Viver sob a proteção e cuidados dos pais pode ser muito reconfortante, mas com isso pode faltar a liberdade. Por isso, uma hora ou outra você vai querer sair de casa para investir no seu próprio lar, com as suas próprias regras.
E se tornar independente nada mais é do que um rito de passagem. Talvez você não precise passar por uma guerra aos 12 anos de idade, que nem os espartanos da antiguidade, mas com certeza vai passar por muitos perrengues e ensinamentos nesse processo.
Você pode ter o auxílio do seu pai, professores ou até amigos, mas ninguém pode te ensinar a ser independente, você aprende sozinho e com muita força de vontade!
Apesar disso, o pai é uma das figuras mais importantes na vida das pessoas e ensina lições valiosas!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso