Tudo que você precisa saber para curar a ressaca

Veja quais alimentos podem aliviar a bebedeira do dia anterior

Ano Novo, Carnaval, festa na empresa e, mesmo com as promessas na bebedeira anterior, você toma todas, acorda sabe-se lá onde e com uma puta ressaca.

Essa não foi a primeira e, provavelmente, não será a última vez que você vai passar por esta situação. Para amenizar os efeitos colaterais, desintoxicar seu fígado e trazer você de volta à vida, confira as maneiras eficientes (comprovadas na prática ou cientificamente) para curar a ressaca!

Água

água
Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor. Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas.

Água de coco

água de coco
A ressaca nada mais é do que um sinal forte de desidratação. Para acabar com ela, a água de coco é bem mais eficaz que a água. Isso porque possui os 5 eletrólitos presentes no sangue (bebidas como Gatorade possuem apenas 2 e a água mineral, nenhum), o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido. A água de coco ainda tem açúcares, importantes na reidratação e nenhuma.

Banana

banana
O potássio é um dos que mais são eliminados durante a bebedeira, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente – e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.

Sódio e Isotônico

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Como o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina durante a bebedeira, para curar a ressaca basta comer alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.

Comidas gordurosas

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Os alimentos gordurosos no jantar vão ajudar a revestir a sua barriga contra o álcool. Comida gordurosa gruda na parede do estômago e ajudar a desacelerar o processo de absorção do mesmo. Se você tiver a chance de fechar a noite com um pouco de comida gordurosa, é um método de prevenção da ressaca, mas se você perder a janela de prevenção, coma um pouco de bacon pela manhã.

Sprite

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Analisando 57 bebidas diferentes, incluindo infusões de ervas, chás e bebidas carbonatadas, pesquisadores da Sun Yat- Sen University, em Guangzhou, mediram os efeitos de cada bebida na ressaca. Enquanto alguns chás de ervas o amenizou o processo, prolongando assim uma ressaca, uma bebida gaseificada com o nome de Xue bi acelerou o trabalho da enzima. No resto do mundo essa bebida se chama Sprite.

Soro caseiro

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Outra solução para acabar com a desidratação causada pelo álcool é o soro caseiro. Adicione meia colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar a dois litros de água para ajudar o corpo a se recuperar.

Cafeína

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Ingrediente proibido após a balada, pois só vai te fazer ficar acordado mais tempo, uma boa xícara de café ou uma lata de Coca-cola pode fazer milagres na manhã seguinte. É que a cafeína aumenta a espessura dos vasos sanguíneos – contraídos por causa do álcool – e melhora a dor de cabeça. E ainda te dá uma acordada para começar o dia como se (quase) nada tivesse acontecido na noite anterior.

Taurina

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
A taurina é um ácido orgânico encontrado no fígado e também é um dos ingredientes de bebidas energéticas. Ela tem ação desintoxicante e pode até ajudar na regeneração do fígado! Como o álcool detona este órgão vital, pode incluir umas latinhas na geladeira para a manhã seguinte da bebedeira.

Oxigênio

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Aumentar o fluxo de oxigênio no corpo faz crescer sua atividade metabólica, acelerando o processamento das toxinas do organismo – adeus ressaca! Se você não é um mergulhador, com tanques de oxigênio à disposição, tente fazer alguma atividade física – futebol, corrida, natação, academia, sexo…

Brócolis

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Para eliminar o etanal do seu fígado, não há nada melhor do cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

Missoshiro

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
A sopa japonesa feita com missô (um fermentado de soja, arroz e cevada) ajuda na reidratação do organismo da mesma forma que a água, com a vantagem de também conter bactérias fermentadas, enzimas e nutrientes que podem ajudar na digestão.

Fonte: Super Interessante e TecMundo

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »