7 clipes de rap no estilo de “This is America” que também vão te deixar impactado

7 clipes de rap no estilo de "This is America" que também vão te deixar impactado

Recentemente, um clipe deixou o mundo todo de boca aberta: This is America é o novo single de Donald Glover, também conhecido pelo seu pseudônimo na música, Childish Gambino.

A música histórica fala sobre a violência contra os negros nos Estados Unidos. Aliás, Donald Glover fez questão de cutucar a ferida dos norte americanos no tapete vermelho do MET Gala 2018, dizendo que tentou “compor uma boa canção para as pessoas cantarem no dia 4 de julho (Dia de Independência dos EUA)”.

A direção do clipe foi assinada por Hiro Murai, parceiro de Glover em Atlanta, e, nele, o diretor consegue ampliar significados de uma música que não precisava de nada além da própria letra para ser marcante.

O plano-sequência magistral é o total oposto aos planos-sequência lúdicos do filme La La Land, vencedor de vários prêmios em 2017: e a ironia é válida, já que Glover aponta um lado bem mais cruel da América.

Momentos de pura arte na dança no cenário branco são quebrados por momentos de violência.

A mensagem principal do vídeo é clara: “Esta é a América” e ela é reforçada não pela letra, mas pelos horrores retratados no vídeo, como o massacre em Charleston, e uma assustadora passagem de um cavalo branco conduzido por um cavaleiro encapuzado – provavelmente uma referência ao Apocalipse e também aos movimentos como a KKK -, seguido por uma viatura.

Enfim, na pegada deste que é um dos melhores clipes da década, listamos outros 7 clipes de rap que também vão te deixar impactado:

Kanye West – Runaway

Eleito pela Billboard como um dos melhores clipes da última década, este clipe do rapper Kanye West narra a história da música com várias cenas impactantes.

Tyler, the Creator – Yonkers

Este clipe em preto e branco mostra apenas um homem fazendo rap para a câmera com um inseto na mão e suas reações depois de comer a barata. O ato pode representar muita coisa, principalmente quando você presta atenção na letra da música.

Racionais MC’s – Vida Loka Parte II

O clipe é um retrato da periferia paulista e não poderia ficar de fora desta lista. Ele mostra não só a noite, mas o dia do brasileiro que é um verdadeiro jogo de sorte.

Sabotage – Um bom lugar

Não poderíamos deixar Sabotage fora desta lista. No clipe de Um Bom Lugar, cenas da favela mesclam imagens de crianças com a realidade de esquinas perigosas e mães segurando fotos de filhos mortos.

Racionais MC’s – Diário de um Detento

Diário de um Detento não é só um dos maiores clipes do rap nacional, é também um dos melhores clipes da história da música brasileira. A rotina de um presidio transparece a letra intensa e impactante de uma das musicas mais famosas dos Racionais.

Gangsta’s Paradise – Coolio

Falar de grandes músicas do rap e não falar de Gangsta’s Paradise é quase impossível. O clipe recolocou o gênero na boca do público e levou uma mensagem para além dos bairros excluídos dos Estados Unidos.

Straight Outta Compton – N.W.A.

A história do clipe está completamente relacionada com a história do grupo. Em 1988, um novo grupo revolucionou a música e a cultura pop, transformando e influenciando o hip hop para sempre. O primeiro álbum do N.W.A, “Straight Outta Compton”, causou polêmica com sua bruta honestidade sobre a vida no sul de Los Angeles, assim como o clipe da música que leva o título do disco.

E aí, qual clipe do rap te marcou?

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »