Como fazer o Melhor Hambúrguer Caseiro – Tudo o que você precisa saber (+ 2 receitas simples e práticas)

Como fazer o Melhor Hambúrguer Caseiro - Como escolher as carnes e 2 receitas simples e práticas

Quer aprender a fazer o Melhor Hambúrguer Caseiro? Então vem comigo!

Um bom hambúrguer pode ser tão ou até mais saboroso que um prato de chef. E o melhor é quando você mesmo aprende os macetes de fazer essa refeição e ir melhorando a receita a cada vez que coloca a mão na massa.

O lado positivo é que pra fazer um hambúrguer é relativamente simples. Lógico que existem receitas e mais receitas de blends (mistura) de carne, mas com informações básicas você já consegue fazer um lanche gostoso. O resto é aperfeiçoamento.

Por isso mesmo vou passar aquilo que aprendi durante os anos e tentativas. Muita coisa veio de conversa com especialistas e hamburguerias que frequentei.

Mas, reforço, o melhor hambúrguer caseiro que você vai comer vai vir de muita tentativa, alguns erros e acertos. Portanto, pratique bastante e não tenha medo de errar!

A carne do Hambúrguer

O segredo para fazer um saboroso hambúrguer está primordialmente na carne. Dessa forma, você precisa saber de algumas dicas fundamentais

A gordura é fundamental

Crédito: Reprodução

Você quer um hambúrguer macio, suculento e úmido, ele precisa ter gordura. E a gordura vai vir da mistura (blend) de uma carne magra com uma carne mais gorda.

Não se preocupe tanto com a gordura, boa parte dela vai derreter quando você assar ou fritar o disco. Além disso, é a gordura que vai dar liga na hora de fazer as bolinhas e formar os discos de hambúrguer.

Assim, você até pode fazer um hambúrguer fit, com patinho (carne magra), mas precisa entender que ele vai ficar mais seco e duro do que outro com gordura.

Quanto mais fresca, melhor

O sabor do hambúrguer passa pelo frescor da carne e do seu sulco (aquele líquido vermelho que parece sangue). Por isso, evite comprar carne moída já embalada, sem saber o tempo em que ela está na prateleira, perdendo líquidos e envelhecendo.

Dessa maneira, a melhor opção é comprar em um açougue de qualidade as carnes e pedir para moer na hora.

Quanto menos mexer na carne, melhor

Com a carne moída, você vai precisar fazer bolinhas e, posterior, os discos de hambúrguer. Mas, quando mais contato ela tiver na sua mão ou em outras superfícies, mais a carne vai envelhecer e perder os sulcos.

Assim, evite muitos mexer com a proteína, faça os discos e deixe na geladeira logo após.

Esqueça temperos

No começo da minha empreitada por fazer hambúrguer, via indicação de ingredientes para colocar na carne. Esqueça todos.

O melhor hambúrguer caseiro que você vai comer em casa ou em qualquer hamburgueria não faz misturas com temperos, não coloca sopa de cebola, ovo, sal ou pimenta durante o processo, só na chapa depois de assado.

Tudo o que for acrescentado vai mascarar o sabor real da carne, fazer perder sulcos e prejudicar o sabor da proteína.

Aliás, colocar sal também é um problema. Isso porque ele retém água, vai deixar a carne mais seca. Assim sendo, acrescente sal e pimenta ou na chapa ou depois de assado para ficar mais saboroso.

Blend de carnes

carne hamburguer

Como já falamos, o segredo está em misturar uma carne magra e uma carne com mais gordura. Ou você pode pegar uma carne de primeira e uma carne de segunda. Ou você ainda pode pegar duas carnes e incluir uma reserva de gordura de 20% para incluir na hora de moer a carne.

Carnes de Primeira:

As carnes de primeira são mais macias porque estão localizadas nas regiões em que o animal pouco movimenta e nas quais os músculos são maiores.

São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra.

Carnes de Segunda:

As carnes consideradas de segunda são menos macias pois ficam nas regiões em que o animal se movimenta mais. Por esse motivo, quando as carnes são expostas ao calor direto, costumam ficar mais duras.

Assim, as carnes de segunda são: músculo dianteiro, coxão duro, chuleta, capa de filé, costela, paleta, fraldinha e acém.

Como fazer a mistura

Você pode pesquisar e cada receita vai oferecer uma porcentagem diferente para você fazer.

Se você quiser exatidão, recomendo usar a regra do site Guia do Hambúrguer, que dá algumas medidas pede 20% de gordura na proteína final:

– 350g de acém + 350g de peito + 350g de pescoço + 250g de gordura do peito
– 525g de peito + 525g de fraldinha + 250g de gordura do peito
– 525g de peito + 525g de coxão duro + 250g de gordura do peito

Mas como sei que é complicado fazer isso na frente do açougue, se você pegar metade da carne magra e metade da carne com gordura você já tem um hambúrguer legal. Caso a carne tenha muita gordura, peça para dar uma limpada antes de ir para o moedor.

Por outro lado, se você quiser fazer com uma carne só, vá de fraldinha bem gorda e seja feliz.

Independente da mistura, recomendamos que você passe duas vezes no moedor, para ter mais unidade e não precisar mexer com as mãos.

Quantidade de carne

Aqui parte para uma escolha pessoal. Um smash burguer é um hambúrguer mais fino, com menos de 100 gramas e que pode ser amassado na espátula quando vai ao fogo. Ele é parecido com a altura de pratos de hamburguerias fast food. Mas fino, ele assa muito mais rápido.

Agora um tradicional hambúrguer artesanal é mais grosso, pode ter entre 150 gramas e 200 gramas (alguns até mais que isso). Ele ganha em suculência, mas demora mais para assar na chapa.

Lembre-se que, por conta da gordura da carne, quando fizer o disco, faça um pouco maior que o planejado, já que ele tende a encolher.

Outros tipos de carne, bacon e afins

Dá pra fazer hambúrguer de costelinha? Sim e fica delicioso! Dá pra fazer hambúrguer de picanha? Fica gostoso, mas como você vai moer, acho um desperdício de carne.

Tem receitas que você pode misturar linguiça, bacon na hora de moer. Recomendo que faça isso no açougue e não em casa para não ficar muito tempo misturando a carne e perdendo o sulco e o sabor.

Pegue uma receita dessas na internet e manda ver!

Queijo

Crédito: Reprodução

Você pode colocar um queijo pronto quando o hambúrguer estiver na chapa ou fazer um molho de queijos para incluir.

No primeiro caso, a dica é colocar o queijo nos 1 minutos finais da proteína no fogo. O tempo suficiente para derreter sem sumir por completo.

Tempo para preparar o hambúrguer na chama, frigideira ou grelha

Hambúrguer Caseiro no fogo

Aqueça bem a chapa, quando tiver bem quente (levantando fumaça), coloque o hambúrguer direto, resfriado da geladeira.

Não prense e nem aperte o hambúrguer, para não perder os sulcos. Dependendo do tamanho e da temperatura da chama, entre 3 e 5 minutos para cada lado.

O tempo também vai variar de acordo com o ponto da carne de preferência.

Smash Burguer

Molde a carne em “bolinhas” de 100 a 110gr cada e aqueça uma chapa ou frigideira grossa em fogo alto. Verifique se a chapa está bem quente, se sim, coloque uma bolinha na chapa e amasse bem forte utilizando uma espátula.

Com um minuto de cada lado o hambúrguer estará ao ponto; por mais tempo, bem passado; por menos tempo, mal passado

Dicas para o pão de hambúrguer

Por aqui o critério também é relativo. Existem inúmeros tipos de pães com texturas e sabores diferentes.

Eu acho o pão de brioche melhor. Porque ele é macio na medida certa para abraçar o hambúrguer sem destruí-lo entre uma mordida e outra.

A minha única dica aqui é passar manteiga na parte interna e colocar na chapa quente, para acrescentar sabor no pão e criar uma camada de proteção para o sulco que a carne irá soltar dentro do lanche.

Acompanhamentos

Hambúrguer e aquela dupla dinâmica para entrar em um lanche. Recomendo escolher aqueles bacons em tiras e passar na frigideira o suficiente para deixá-lo um pouco crocante sem secar e deixá-lo completamente duro.

O que beber com um bom Hambúrguer caseiro

Como fazer o Melhor Hambúrguer Caseiro

Hambúrguer é um prato mais calórico e gorduroso. Então a ideia é quebrar um pouco a sensação de gordura na boca.

Assim, para quem não bebe álcool, um suco de limão, ou algo cítrico, como laranja.

Agora se você curte cerveja, te dou duas opções de estilo. Hambúrguer de pão, carne e queijo vão bem com uma APA (American Pale Ale)

Hambúrguer com pão, carne, bacon e queijo vão bem com uma Red Ale ou IPA (Indian Pale Ale). Dessa forma, as duas reduzem a sensação de gordura, a primeira pelas notas maltadas e a outra compensa pelo amargor do lúpulo.

Receitas de hambúrguer caseiro

Depois de todo papo acima, separei algumas receitas básicas de hambúrguer para você que gosta de praticidade e não quer pensar muito!

Melhor Hambúrguer caseiro

Crédito: Reprodução

  • 500g de Acém moído
  • 500g de Fraldinha moída
  • 5 pães de hambúrguer
  • Manteiga para dourar
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 10 fatias de queijo muçarela
  • folhas de rúcula
  • 1 cebola roxa fatiada
  • 2 tomates em fatias
  • Maionese a gosto

MODO DE PREPARO

1. Com a carne moída já misturada, faça bolinhas que caibam na sua mão (150 a 200 gramas).

2 Faça cerca de 5-6 hambúrgueres o mais redondo possível, com o centro um pouco menor que as bordas.

3. Em uma frigideira, derreta 1 colher de sopa de manteiga em fogo médio. Deixe esquentar e coloque o hambúrguer na chapa por 3 a 5 minutos (de acordo com o ponto). Tempere com sal e pimenta.

4. Vire uma vez. Faltando 1 minuto, coloque 2 fatias de queijo sobre o hambúrguer e deixe derreter.

5. Tire do fogo e deixe a carne descansar por 1 minuto.

6. Toste os pães com manteiga na frigideira

7. Coloque o hambúrguer sobre o pão e monte como desejar

8. Aliás, o lanche ficará ainda mais saboroso com uma boa maionese caseira. Passe maionese sobre o pão, adicione o hambúrguer com queijo, a rúcula, fatias de cebola roxa e finalize com o tomate.

Melhor Hambúrguer Caseiro com Bacon

Crédito: Reprodução

  • 500g acém moído
  • 500g patinho moído
  • 250g bacon triturado
  • Manteiga para dourar
  • Pimenta do reino, a gosto
  • Sal a gosto
  • 14 fatias de queijo prato
  • Folhas verdes sortidas
  • 1 tomate fatiado
  • 1 cebola roxa fatiada
  • 1 cebola fatiada
  • 7 pães para hambúrguer

MODO DE PREPARO

1. Em uma tigela misture bem acém, patinho e bacon. Faça bolinhas de carne do tamanho da sua mão.

2. Faça cerca de 6-7 hambúrgueres o mais redondo possível, com o centro um pouco menor que as bordas.

3. Em uma frigideira, derreta 1 colher de sopa de manteiga em fogo médio. Deixe esquentar e coloque o hambúrguer na chapa por 3 a 5 minutos (de acordo com o ponto). Tempere com sal e pimenta.

4. Vire uma vez. Faltando 1 minuto, coloque 2 fatias de queijo sobre o hambúrguer e deixe derreter.

5. Aliás, tire do fogo e deixe a carne descansar por 1 minuto.

6. Toste os pães com manteiga na frigideira

7. Coloque o hambúrguer sobre o pão e monte como desejar: folhas verdes, tomate e cebola.

8. Assim, sirva com os molhos da sua escolha.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »