Durante os meses de novembro e dezembro, a procura por trabalho temporário aumenta muito no Brasil e no mundo!
- Está procurando um emprego fixo? Veja o que é importante, segundo especialistas de RH
- A roupa também é importante! Veja como se vestir para uma entrevista de emprego
Segundo Luis Ildefort Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira dos lojistas de Shopping, a Alshop, estarão abertas esse ano, entre meados de outubro e dezembro, 74 mil vagas no comércio em todo o Brasil, dessas 65% estarão em São Paulo e no Rio de Janeiro.
As vagas serão na maioria no setor de vestiário, 48 mil e, no setor supermercadista, serão abertas 11 mil vagas. Um aumento de 3% em relação ao ano passado, mas a melhor notícia é que desse montante 20% das vagas, serão efetivadas.
Trabalho temporário: Como conseguir um emprego de fim de ano
Porém, muitas pessoas têm dúvidas de como encontrar um emprego de fim de ano.
Apesar de parecer fácil – afinal, as exigências em um trabalho temporário são mais flexíveis -, conseguir uma vaga não é tão simples, e você também pode cair em algumas furadas.
Como muitas vagas surgirão, a principal dica é ficar de olho nas condições de trabalho. Mas há outros pontos importantes para prestar atenção, e nós falaremos deles agora!
O professor de MBA da FGV, Luciano Salamacha, especialista em gestão de empresas e carreiras, ressalta que agora é o momento de partir para buscar e conquistar uma vaga e, segundo Salamacha, uma possibilidade de trabalho fixo nos próximos meses.
Veja as principais dicas de como encontrar um trabalho temporário:
A estrutura do currículo importa sim!
Para o professor, o currículo tem que ter um efeito de outdoor na rua. O entrevistador tem que bater o olho e selecionar para a leitura. Por isso, o currículo tem que ser atraente estar conectado com a demanda.
O currículo não é padrão, tem que se direcionado para o momento e para a vaga. Por isso, destaque logo no início que você está disponível para o trabalho temporário!
Nós já demos várias dicas de como fazer um currículo matador, dê uma olhada nesta matéria sobre o assunto.
Entenda a sua vocação
Procure vagas que tenham a ver com sua experiência, mas acima de tudo com a sua vocação.
O professor orienta: nós sempre temos potencial para coisas que nunca imaginamos, e, no fim das contas, você pode descobrir um novo talento ou ainda estimular um talento já descoberto, transformando sua vocação em dinheiro.
Trace uma logística
Encontre as vagas e trace uma logística. Não adianta atirar para todos os lados. Traçar trajetos desgastantes num mês de muito trânsito vai te fazer perder dinheiro e tempo.
Por isso, selecione vagas perto da sua casa ou fáceis de acessar. Dessa forma, você não terá atrasos no período temporário. Afinal, o fato de ser um trabalho temporário não reduz a sua importância. Você sempre deve valorizar a sua imagem profissional.
Saia de casa
A maior parte das vagas costuma estar em lojas de roupas e brinquedos, mas, para suportar todo o movimento do comércio, oportunidades também costumam surgir na área de alimentação e – por que não? – em estacionamentos. Fique atento, principalmente se você precisa trabalhar, mas sabe que, no fundo, não leva muito jeito para ser vendedor.
Entenda as demandas
A maioria das vagas para temporários são tradicionalmente do comércio: vendedores, estoquistas, auxiliares de cadastro e assim por diante.
A contratação é justamente para dar suporte a um movimento de clientes muito maior que o normal.
Portanto, não conte com horário certo para sair e entenda a demanda. Nesse tipo de trabalho temporário, muitos imprevistos rolam e este é o momento de ouro do comércio.
Ou seja, prepare-se para segurar o rojão.
Esteja apresentável
Lojas de roupas e calçados são duas das que mais contratam. Normalmente há salário fixo e mais comissão, o que garante boas perspectivas de grana extra. Atenção: sua apresentação pessoal vai contar. Uma roupa legal, chegue na entrevista com o cabelo bem cortado, barba feita e unhas arrumadas. Esses pontos pesam na hora da contratação.
Seja sempre honesto
Durante a entrevista, seja honesto! Fale sobre seu potencial e experiências anteriores.
Nós já fizemos uma matéria com dicas de como se comportar perante um profissional de RH ou na conversa com um entrevistador. Dê uma olhada e se prepare!
Não faça corpo mole
Como já falamos, o trabalho temporário não é menos importante que um trabalho fixo. Quando, no futuro, o seu período de contratação acabar, o critério para efetivação será baseado em sua performance! Então, trabalhe com determinação e exerça a sua função da melhor maneira possível.
Nós já falamos sobre a importância da proatividade, dê uma olhada nesta matéria!
Lembre-se que o trabalho temporário pode te destacar
O trabalho temporário é extremamente válido tanto para o empregador, quanto para o funcionário.
Quando a empresa abre vagas efetivas, surge a oportunidade dos gestores verificarem a qualificação dos funcionários temporários ou fixos. Luciano Salamacha diz que o funcionário temporário é “um poderoso fura fila” porque pode demonstrar em pouco tempo se fez bom trabalho. Nesse cenário, ele terá preferência na seleção.
Não desanime
Não desanime e nem deixe de cumprir seu trabalho com entusiasmo até o último momento.
Salamacha, que é gestor de empresas e participa de conselho administrativo, diz que geralmente um esforço de um profissional contratado temporariamente tende a diminuir nos dias ou horas que antecedem o término do contrato.
Porém, Salamacha afirma que o empenho e dedicação do profissional deveria ser uma linha ascendente. Então, busque valorizar a sua jornada no trabalho temporário e não coloque tudo a perder. Neurocientificamente, o professor diz que a última impressão é a que fica – principalmente no mundo corporativo.
Faça networking
Mesmo que seja um trabalho temporário, crie bons vínculos com as pessoas. Fazer networking é uma ferramenta poderosa no mundo do trabalho e, claro, na experiência pessoal!
Por fim, Salamacha afirma que sair da inércia renova a energia de quem está um tempo a procura de emprego, aumenta a autoestima e, além disso, rende um bom dinheiro.
Ou seja, encontrar um trabalho temporário é uma estratégica benéfica não só para conseguir uma renda extra estando desempregado, como também um passo importante para trilhar um futuro promissor.
Para a empresa, você será considerado uma força de trabalho. Então, faça a diferença – mesmo que seja por um tempo curto.
Boa sorte!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso