Se você é fã de Star Wars, ou pelo menos assistiu aos filmes, deve se lembrar que o medo de uma previsão fez Anakin Skywalker se tornar exatamente o que temia. Bom, o mesmo vale para o resultado de uma nova pesquisa que está sendo divulgada mundialmente: o medo do fim pode justamente causar o fim de um relacionamento.
- Veja como saber se é a hora certa de terminar um namoro
- Será que você é um namorado abusivo?
- Veja o que fazer se você estiver em um relacionamento abusivo
A conclusão surgiu do estudo de Simona Sciara e Giuseppe Pantaleo, pesquisadores da Universidade Vita-Salute San Raffaele, na Itália, e foi publicada no jornal Motivation and Emotion, da rede Springer.
Para realizar o estudo, os autores convidaram 104 voluntários, todos comprometidos, e reuniram informações sobre eles e sobre o estado e a dinâmica de seus relacionamentos.
Depois, os testes começaram: parte desses voluntários foi levada a pensar sobre a possibilidade do fim do relacionamento. As técnicas de manipulação envolviam apresentar dados sobre o fracasso de relações românticas de modo geral ou fornecer estatísticas falsas sobre as chances de sua própria relação terminar.
Depois de tanta crueldade, os voluntários precisaram responder quão dedicados estavam em seu relacionamento e como se sentiam em relação ao seu parceiro.
O resultado? Aqueles que foram informados sobre os riscos de um relacionamento acabar – tanto o próprio quanto os relacionamentos amorosos de forma geral – apresentaram sentimentos românticos e níveis de comprometimento bem menores. Já os que não ouviram nenhum desses dados se mostraram mais apaixonados e empenhados em fazer a relação durar.
Sciara explica a conclusão: “Isso mostra que, diante de um risco ‘muito alto’ de terminar o relacionamento, os participantes claramente reduziram a intensidade de seus sentimentos positivos em relação ao parceiro romântico”. Se importar pouco com o seu relacionamento ou não se comprometer a fazê-lo durar realmente leva a pessoa a considerar o término: “O fim de um relacionamento, por sua vez, pode desencadear depressão, angústia e menor satisfação com a vida”, acrescenta Pantaleo.
Então, fica o recado: tente fazer as coisas darem certo em vez de ficar paranóico sobre tudo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso