7 razões pelas quais jogos analógicos são melhores do que digitais

Confira os motivos pelos quais você deve voltar a jogá-los

Dwight D. Eisenhower jogava bridge com seus colegas oficiais para as primeiras horas da manhã; Franklin Roosevelt e Thomas Jefferson eram jogadores fanáticos por xadrez; presidentes de Theodore Roosevelt a Harry Truman jogaram pôquer com seus assessores; Abraham Lincoln jogou gamão com seus filhos. Isso só para citar algumas autoridades norte-americanas famosas.

Quase todo grande homem da história tinha um tabuleiro ou jogo de cartas favorito – assim como milhões de homens cujos nomes se perderam no tempo. Isto antes de chegar a era digital.

A origem dos jogos analógicos é uma coisa milenar. Registros de jogos de tabuleiro foram encontrados em todo o mundo – dos astecas a Grécia Clássica. Seja um soldado de infantaria ou rei, os jogos analógicos era uma forma de ajudar os homens passarem o tempo desde o início da civilização.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Hoje em dia, estamos mais propensos a jogar jogos de vídeo nos nossos televisores ou smatphones. Mas jogos de cartas e de tabuleiro ainda podem ser excelentes passatempos, mesmo na nossa era digital. Veja abaixo as 7 razões:

1# Jogos analógicos não precisam de energia – você pode praticá-los em qualquer lugar.

7 razões pelas quais jogos analógicos são melhores do que digitais 9
Enquanto os jogos digitais necessitam de eletricidade, ou uma bateria carregada, jogos analógicos podem ser jogados em qualquer lugar, a qualquer hora. São, portanto, excelentes formas de romper o tédio quando as luzes se apagam, quando você estiver acampando, ou quando você está preso no aeroporto e precisa preservar a bateria do seu celular.

2# Jogos analógicos ensinam as crianças habilidades importantes da vida.

7 razões pelas quais jogos analógicos são melhores do que digitais 7
Jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de se relacionar com a família, e isso é bom para o cérebro dos pequenos. Mesmo os jogos mais simples que não precisam de nenhuma habilidade, pode ensinar a seus filhos coisas como sequenciamento, padrões, contagem e identificação de cor e forma. Inclusive, jogos que incluem uma trilha linear de números comprovadamente aumentam a compreensão numérica de crianças.

Jogos analógicos ensinam as crianças sobre a importância de seguir as direções, se revezar, socializar com os outros – todos os conhecimentos essenciais para ter sucesso na escola e na vida. Um estudo descobriu que os estudantes que jogavam damas desenvolveram maior capacidade de resolver problemas, comunicar e resolver conflitos.

Outra das importantes habilidades que as crianças (e adultos!) ganham em jogos de tabuleiro é aprender a lidar com a perda. Aqui não dá para restartar e começar de novo, somente uma nova partida, mas a derrota já está prevista e devidamente sacramentada pelos presentes.

3# Jogos analógicos oferecem lições de vida para todos.

7 razões pelas quais jogos analógicos são melhores do que digitais 5
Jogos analógicos não são educativos só para crianças – para os mais velhos também. Existem basicamente três tipos de jogos: os que são baseados puramente em habilidade/estratégia; aqueles que são baseados inteiramente na sorte; e aquelas que envolvem ambos.

O elemento do acaso mantém as coisas interessantes, e oferece aos jogadores menos habilidosos a esperança, ainda que pequena, de que ainda pode ser capaz de alcançar a vitória, mesmo que se tiver jogando pela primeira vez. Muito diferente dos jogos digitais, onde a prática coloca o jogador em vantagem.

É legal fazer o paralelo dos jogos analógicos com a vida. Em um pôquer, por exemplo, você não escolhe a mão de cartas que vai começar e você não sabe o que vai virar nas próximas rodadas. Os jogadores começam em níveis desiguais, estão sujeitos às correntes de azar, e você tem que encontrar sozinho a melhor maneira de sair vencedor.

Na vida, às vezes as coisas caem em seu favor, e às vezes eles caem contra você. Jogos analógicos são, portanto, um grande lembrete de que algumas coisas estão fora do seu controle, e tudo que você pode fazer é se concentrar em uma coisa dentro de seu controle: a eclosão de uma estratégia para fazer o melhor com o que você tem.

4# Jogos analógicos facilitam a socialização interativa e livre de pressão.

7 razões pelas quais jogos analógicos são melhores do que digitais 3
Numa época em que as pessoas, membros da família ou mesmo indivíduos vivendo sob o mesmo teto, muitas vezes têm suas cabeças enterradas em frente a televisões ou computadores, jogos analógicos oferecem a oportunidade de se envolver em alguma atividade animada, com interação face-a-face.

O que é verdade sobre jogos analógicos é que, ao contrário dos games, você não tem que prestar atenção ao que está acontecendo o tempo todo. Isso cria agradáveis momentos para falar sobre o que o que está acontecendo na vida real.

A conversa facilitada por jogos analógicos torna uma ótima atividade para fazer com frequência. O jogo tira a pressão de fazer uma conversa direta – se você tem algo a dizer, você pode dizer tranquilamente, mas se você não fizer isso, você pode voltar sua atenção para o jogo. Isso contribui para um ambiente descontraído e confortável.

5# Jogos analógicos fornecem uma fonte de entretenimento que irá ajudá-lo a dormir melhor à noite.

Confira os motivos pelos quais você deve voltar a jogá-los
A luz azul que é emitida a partir de dispositivos eletrônicos, como telefone e televisão pode interferir com o seu ritmo cardíaco e torná-lo difícil de adormecer à noite. Isto posiciona os tabuleiro e jogos de cartas como uma forma excepcionalmente adequado de entretenimento noturno.

6# Jogos analógicos ligam as gerações (e impulsionam o cérebro dos mais velhos).

7 razões pelas quais jogos analógicos são melhores do que digitais 8
Não há muitos avós gamemaníacos que saibam jogar um Call of Duty, mas a maioria gostaria de sentar com você para um jogo de cartas. Embora isto fosse frequente no passado, nos dias de hoje é uma raridade. Por causa da maneira como os jogos analógicos facilitam a conversação, estes jogos são sempre uma ótima maneira de falar sobre sua vida e memórias.

Não só cartas são uma ótima maneira de se conectar com as pessoas mais velhas, mas ajuda a desenvolver o seu cérebro ao mesmo tempo. Engajar-se a algo mentalmente estimulante e atividades de lazer pode reduzir o risco da doença de Alzheimer e demência. Então, pratique com seus avôs para reforçar o seu vínculo e ajudar a mente deles a ficarem afiada.

7# jogos analógicos são uma ótima maneira de envolver-se em mais jogo.

7 razões pelas quais jogos analógicos são melhores do que digitais 4
Em nosso estressante e excessivamente programado mundo, cada adulto precisa de mais tempo para jogar. Jogos de todos os tipos são uma ótima maneira de relaxar e se divertir, e jogos analógicos, em particular, fazem algumas brincadeiras especialmente benéfica e gratificante por todos os motivos acima mencionados. Você terá que usar sua memória, lógica e imaginação – características que muitas vezes atrofiam no mundo moderno. E você vai experimentar a endorfina das competições, além de socializar com um grupo de pessoas.

Então, o que você está esperando? De vez em quando, desligue o Xbox e seu smartphone. Pegue algumas cartas do baralho ou vá praticar um bom jogo de tabuleiro à moda antiga.

Fonte: Art of Manliness

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »