Cervejas doces (ou frutadas) que você precisa experimentar!

Tem curiosidade pra provar cervejas mais doces mas não sabe por onde começar? Veja nossa lista!

A cerveja faz parte do nosso dia a dia e está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida: casamento, churrasco com os amigos, formatura. Mesmo quem não bebe cerveja reconhece que a bebida faz parte da cultura brasileira e é a favorita entre a maioria dos homens e mulheres.

+ 50 rótulos para começar a entender de cervejas especiais
+ 10 cervejas que você tem que beber agora

Enquanto a cerveja que embala o bar com os amigos é a clássica cerveja brasileira produzida com cereais não maltados, existem vários rótulos diferentes que podem agradar os mais variados paladares e gostos.

As cervejas mais adocicadas ou frutadas, por exemplo, podem enganar. Muita gente acha que esse tipo de cerveja é pra quem não gosta de bebidas fortes ou não curte cervejas muito alcoólicas, mas isso não é verdade. Cervejas mais adocicadas podem ter o teor alcóolico ainda mais alto que uma cerveja mais clássica e isso inclusive a torna melhor porque o doce fica equilibrado no paladar.

Como é produzida uma cerveja doce

O sabor doce vem principalmente dos maltes utilizados na composição. O açúcar é consumido pelas leveduras que fermentam a bebida, liberando gás carbônico e álcool. Existem também outras fontes de açúcar, como o extraído do milho ou dos cereais não maltados, como arroz. Nas cervejas mais comuns, essas fontes de açúcar dos cereais não maltados são muito utilizadas – como falamos lá em cima – mas não deixam traços doces na cerveja porque o arroz fermenta muito mais rápido que o açúcar dos maltes.

Existem fontes de açúcar menos comuns como o mel, que também é facilmente fermentado pelas leveduras, ou mesmo açúcares inseridos com o objetivo de deixar um dulçor residual perceptível, como a lactose do leite nas cervejas tipo Milk/Sweet Stout, ou o aspartame em algumas cervejas do tipo Fruit Lambics.

Se você não é tão familiarizado assim com cervejas especiais, você provavelmente vai curtir as cervejas mais doces já que nem todo paladar curte logo de cara um sabor amargo. Para começar, nossa sugestão é investir em rótulos Weiss, Witbier, Brown Ale, Sweet Stout, Bock, Strong Scotch Ale, Belgian Dubbel ou Belgian Dark Strong Ale.

Hoegaarden Forbidden Fruit

Cervejas doces que você precisa experimentar

Com o teor alcóolico relativamente alto – cerca de 9% – a Hoegaarden Forbidden Fruit foi inspirada, como o próprio nome diz, no fruto proibido: a maçã. Ela tem coloração avermelha e é suavemente adocicada. Além disso, é feita com malte torrado e lúpulos que oferecem um aroma tipicamente herbal.

Se você acha que cerveja adocicada só combina com sobremesa, se engana. Esse rótulo se encaixa perfeitamente no seu jantar se você servir cordeiro assado, faisão ou pato com laranja.

Compre Aqui

Colorado Berthô

Cervejas doces que você precisa experimentar

Essa American Brown Ale brasileira é feita com Bertholletia Excelsa e sua inspiração está na culinária diversificada do Brasil e, por isso, o seu ingrediente especial é a castanha-do-Pará. O doce vem do malte e é combinado com o amargor dos lúpulos especiais e da castanha. A mistura cria um sabor único que é uma viagem direta para o Pará.

Compre Aqui

Hertog Jan Dubbel

Cervejas doces que você precisa experimentar

Com 7% de teor alcoólico, a tradicional Belgian Dubbel tem sabor suave, levemente maltado, e coloração marrom avermelhada.

Ela é feita com malte de trigo e malte torrado escuro e tem notas adocicadas e um sabor tostado no final. Se você quiser harmonizar, pode combinar a cerveja com um frango ao vinho ou um pato assado, ou, segundo recomendações de especialistas, com nozes e azeitonas.

Compre Aqui

Insana Pinhão

Cervejas doces que você precisa experimentar

A Insana de Pinhão é uma das caras do sul do Brasil e seus rótulos são limitados – apenas 15.000 foram produzidos! Ela é uma Barley Wine com adição de um ingrediente típico da região: o pinhão.

Com teor alcoólico alto – 8.5% – ela é bastante doce e com intenso sabor maltado. No paladar, dá pra sentir notas amadeiradas e um toque leve de pinhão cozido. Também dá pra identificar traços de caramelo e ameixas!

Compre Aqui

Grimbergen Ambrèe

Cervejas doces que você precisa experimentar

O símbolo da fênix no rótulo da cervejaria tem uma história bem bacana: o monastério já passou por três incêndios que o destruíram por inteiro mas, mesmo assim, conseguiu se reerguer.

Esse rótulo mais adocicado passa por dupla fermentação na garrafa e tem tons escuros e notas de chocolate e toffee na formulação. Na boca, você vai sentir toques de caramelo e ameixa-seca.

Compre Aqui

Negra Modelo

Cervejas doces que você precisa experimentar

Um rótulo mexicano inesquecível no paladar. A cerveja Negra Modelo é do estilo Vienna Lager e tem malte e lúpulo bem balanceados no aroma e no sabor. No paladar, dá pra sentir notas de tostado e caramelo ela é uma excelente opção se você gosta de cervejas mais claras.

Compre Aqui

Bohemia 14 – WEISS

Cervejas doces que você precisa experimentar

Esse rótulo da Bohemia não é tão conhecido – mas deveria. Menos adocicado que os anteriores, ele é refrescante e uma excelente e suave cerveja de trigo. O nome, inspirado no voo do 14-bis, combina bastante com a leveza do sabor. O aroma frutado lembra a banana e o cravo por causa da sua fermentação e o toque adocicado do malte fica bem equilibrado com as notas cítricas no paladar.

Compre Aqui

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso