Carro novo ou usado? Vantagens e desvantagens

O consumidor muitas vezes fica na dúvida entre um veículo novo ou usado. Separamos alguns tópicos que você precisa levar em conta

O cidadão quer comprar um carro e com a vontade sempre surge a dúvida: usado ou novo? Ambos têm suas vantagens e desvantagens de acordo com alguns tópicos que o consumidor precisa prestar atenção na hora de escolher o veículo.

Separamos quatro pontos importantes para que você possa avaliar as opções e, claro, levar em conta também aquela que se encaixa melhor no seu orçamento.

Preço

Calculadora

Na época do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, comprar um carro novo era um negócio muito melhor do que hoje. Já que houve retorno do imposto integral sobre os veículos, o carro usado ganhou mais vantagem em relação a um novo na questão do valor de compra.

Financiamento

Financiamento

Com o aumento do valor no carro novo, o número de financiamentos de usados “jovens” (carros na faixa de quatro a oito anos) cresceu.

As altas parcelas dos zero-quilômetros atualmente viram uma desvantagem na compra deles. Um veículo de 2010 ou 2011, por exemplo, foi fabricado com IPI reduzido, o que deixa ele – e suas parcelas – mais em conta.

Manutenção

Manutenção

No quesito manutenção, o novo leva vantagem sobre o usado. O carro zero pode oferecer ao consumidor boas condições de garantia e serviços.

Já o veículo de “segunda mão” tende a dar mais dor de cabeça na manutenção, pois provavelmente terá maior necessidade de reparos e revisões.

Seguro

Seguro

Para veículos populares, o seguro pode estar valendo mais a pena nos usados de quatro a oito anos do que nos carros zero – a diferença para o novo ultrapassa os 50% em alguns casos.

Mas não é só isso que você precisa ver na hora de contratar o seguro. Há também o índice de roubo e a quilometragem do veículo usado.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso