TESTAMOS o novo Jeep Compass 2022

O Compass é um dos grandes sucessos da indústria automobilística nos últimos anos. Modelo lançado em 2016, teve ano com recorde de vendas em 2021 e promete não perder popularidade no próximo anos, tendo alcançado recentemente a marca de 300 mil unidades vendidas no Brasil. Feito notório tendo em vista como o mercado anda em recessão […]

TESTAMOS o novo Jeep Compass 2022

O Compass é um dos grandes sucessos da indústria automobilística nos últimos anos. Modelo lançado em 2016, teve ano com recorde de vendas em 2021 e promete não perder popularidade no próximo anos, tendo alcançado recentemente a marca de 300 mil unidades vendidas no Brasil. Feito notório tendo em vista como o mercado anda em recessão nos últimos anos frente a crise econômica que temos vivido. A convite da Jeep, testei o Compass e trago aqui algumas impressões gerais sobre o veículo.

A versão que tive acesso foi a Longitude Diesel, com visual atualizado e melhoria nos conjuntos mecânicos. De cara já dá para sentir a robustez do veículo que supera buracos (tão comuns nas ruas de São Paulo) e valetas sem nenhum incômodo. Uma delícia para quem sofre com o “Off Road urbano” imposto pelo descaso de nossos políticos. A consumo do carro também me agradou. De acordo com alguns testes que rolaram, o carro faz 10,6 km/l com seu motor Turbo Diesel.

Talvez o que mais tenha me agradado foi a performance do Compass na estrada. O carro roda bem, veloz nas ultrapassagens e é bem estável em altas velocidades. Atravessei o estado de Sao Paulo rumo a ponta de Minas Gerais (mais de 800 km de percurso) sem nenhum desconforto.

10.21 polegadas,

Com novos líderes chegando, a Jeep subiu o nível do acabamento interno do seu SUV. O painel ganha um desenho mais sofisticado de linhas horizontais que ostenta a nova tela de 10.1 polegadas da central multimídia. Nesta mesma tela, além do sistema de entretenimento, também será possível controlar diversas configurações do carro, bem como a configuração do sistema de ar-condicionado.

Ainda sobre a central multimídia, está bem mais conectada. Traz os sistemas Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio. Estreia na linha a plataforma Adventure Intelligence e também o a plataforma Cart, para pagamentos via central multimídia e celular. Um belo carro para quem gosta de pegar a estrada, mas com seus poréns.

Crédito: Reprodução

Apesar de parecer um carro grande, o porta-malas do Compass deixou a desejar. Viajamos com três malas grandes que se provaram um desafio de encaixar dentro do carro. Surpreendente tendo em vista o tamanho do carro e que ele é, tecnicamente, um carro para quem gosta de por o pé na estrada. Esperava mais espaço para bagagem. O interior do carro é super confortável. Seu painel é lindo, porém seu painel de LED de 10 polegadas parece meio encaixado no improviso, não seguindo as linhas do interior do carro. Coisa de quem tem TOC, talvez. Mas sinto que faltou capricho nesse detalhe.

Outra coisa que me incomodou – e muito – foi a conectividade com celulares Apple. Durante as duas semanas em que estive com o carro foram constantes as vezes que precisei reconectar meu celular no carro para ouvir música ou usar o Waze. Algo que era para ser uma facilidade se tornou um estorvo. Não sei se era uma questão do carro em si que estava usando ou de todos Compass em geral, mas se provou uma chateação a mais que não tenho com o meu carro próprio.

Tirando esses detalhes, o Jeep Compass 2022 é um bom carro, com rendimento bom, performance boa e robustez para quem procura um SUV. Se seguir a tendência de seus outros modelos, continuará sendo um sucesso de mercado nesse próximo ano.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso