Como preparar solução de água sanitária que mata o coronavírus

Como preparar solução de água sanitária que mata o coronavírus

Já aprendemos a importância de lavar bem as mãos, usar álcool em gel e de como cuidar das roupas. Mas o que fazer para higienizar as superfícies e evitar o contágio com o novo coronavírus?

A resposta veio com uma solução de água sanitária diluída em água potável. Ela tem a capacidade de eliminar o Covid-19 de qualquer superfície contaminada.

Quem afirma isso é Jorge Macedo, bacharel em Química Tecnológica, doutor em Ciência e especialista em desinfecção química e tratamento de águas e efluentes.

Em parceria com a OMS e o Conselho Federal de Química, Jorge lançou um ‘Manual Técnico’ para enfrentar a pandemia de coronavírus.

A publicação explica, de maneira simples e prática, como utilizar a água sanitária com segurança e eficácia.

Vale ressaltar que, com uma maior ou menor concentração, você consegue usar o produto para objetivos diferentes.

Recomenda-se apenas que a água sanitária tenha um princípio de cloro ativo entre 2 a 2,5%.

Modo de preparo da solução de água sanitária

Como preparar solução de água sanitária que mata o coronavírus

Basta 25 ml de água sanitária, metade da medida de um copinho de café, dissolvido em 1 litro de água.

Dessa forma, a solução elimina o coronavírus de superfície de mesas, maçanetas, chaves, embalagens e produtos trazidos do supermercado, por exemplo.

Ao passo que, com 50 ml diluídos em 1 litro (o dobro da quantidade), é possível eliminar o coronavírus de pisos, áreas abertas ou solas de sapato.

Por causa da concentração maior, recomendam o uso de luvas.

Assim, a solução barata vem como opção para usar no lugar de álcool em gel, cada vez mais em falta ou com preços exorbitantes.

Jorge afirma que a receita de 25 ml de água sanitária para 1 litro de água também pode ser usada nas mãos, na falta de álcool gel ou água e sabão.

“Nesse caso, a frequência de uso tem de ser menor porque em algumas pessoas pode causar ressecamento nas mãos e dermatites. Mas quanto à segurança do procedimento não existem dúvidas”, ressalta o químico.

Certamente, se preparada de maneira correta, as soluções de água sanitária deixam o vírus indesejado do lado de fora das casas.

“Basicamente, temos como utilizá-las no pano umedecido, ou com borrifador, desses usados para molhar pequenos vasos de plantas”, conclui.

Em suma, para ter acesso ao manual completo, clique aqui!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »