Como preparar solução de água sanitária que mata o coronavírus

Solução diluída em água pode eliminar o novo coronavírus (Covid-19) de qualquer superfície contaminada

Como preparar solução de água sanitária que mata o coronavírus

Já aprendemos a importância de lavar bem as mãos, usar álcool em gel e de como cuidar das roupas. Mas o que fazer para higienizar as superfícies e evitar o contágio com o novo coronavírus?

A resposta veio com uma solução de água sanitária diluída em água potável. Ela tem a capacidade de eliminar o Covid-19 de qualquer superfície contaminada.

Quem afirma isso é Jorge Macedo, bacharel em Química Tecnológica, doutor em Ciência e especialista em desinfecção química e tratamento de águas e efluentes.

Em parceria com a OMS e o Conselho Federal de Química, Jorge lançou um ‘Manual Técnico’ para enfrentar a pandemia de coronavírus.

A publicação explica, de maneira simples e prática, como utilizar a água sanitária com segurança e eficácia.

Vale ressaltar que, com uma maior ou menor concentração, você consegue usar o produto para objetivos diferentes.

Recomenda-se apenas que a água sanitária tenha um princípio de cloro ativo entre 2 a 2,5%.

Modo de preparo da solução de água sanitária

Como preparar solução de água sanitária que mata o coronavírus

Basta 25 ml de água sanitária, metade da medida de um copinho de café, dissolvido em 1 litro de água.

Dessa forma, a solução elimina o coronavírus de superfície de mesas, maçanetas, chaves, embalagens e produtos trazidos do supermercado, por exemplo.

Ao passo que, com 50 ml diluídos em 1 litro (o dobro da quantidade), é possível eliminar o coronavírus de pisos, áreas abertas ou solas de sapato.

Por causa da concentração maior, recomendam o uso de luvas.

Assim, a solução barata vem como opção para usar no lugar de álcool em gel, cada vez mais em falta ou com preços exorbitantes.

Jorge afirma que a receita de 25 ml de água sanitária para 1 litro de água também pode ser usada nas mãos, na falta de álcool gel ou água e sabão.

“Nesse caso, a frequência de uso tem de ser menor porque em algumas pessoas pode causar ressecamento nas mãos e dermatites. Mas quanto à segurança do procedimento não existem dúvidas”, ressalta o químico.

Certamente, se preparada de maneira correta, as soluções de água sanitária deixam o vírus indesejado do lado de fora das casas.

“Basicamente, temos como utilizá-las no pano umedecido, ou com borrifador, desses usados para molhar pequenos vasos de plantas”, conclui.

Em suma, para ter acesso ao manual completo, clique aqui!

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso